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Tipo do documento: Dissertação
Título: Uso de simulações computacionais no ensino médio: uma proposta para aprendizagem significativa do conceito de inércia
Otros títulos: Use of computer simulations in high school: a proposal for meaningful learning of the concept of inertia
Autor: Silva, Arly Gautama Rodrigues e
Orientador(a): Goulart, Sílvia Moreira
Primeiro membro da banca: Goulart, Sílvia Moreira
Segundo membro da banca: Kindel, Dora Soraia
Terceiro membro da banca: Bispo, Everton Rangel
Palabras clave: Ensino Médio;Ensino de Física;Simulação Computacional;Inércia;High school;Physics Teaching;Computer Simulation;Inertia
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 31-jul-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática
Citación: SILVA, Arly Gáutama Rodrigues e Silva. Uso de simulações computacionais no Ensino Médio: uma proposta para aprendizagem significativa do conceito de Inércia. 2023. 81 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências e Matemática) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2023.
Resumen: Estudantes do Ensino Médio tendem a ter dificuldade em compreender o movimento inercial (Pacca, 1991; Monteiro, 2014; Santos, 2016; Filho, 2018). Essa dificuldade também tem sido foco de pesquisas em História da Física (Polito, 2016; Porto, 2015). Paralelamente, as mudanças proporcionadas pelas novas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDICs) mostram a relevância que os Objetos de Aprendizagem (OA) têm assumido no processo de ensino-aprendizagem, enquanto instrumentos de interatividade, respeitando as determinações e as orientações de documentos como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, as Diretrizes Curriculares Nacionais do Ensino Médio (DCNEM); e a Lei 12.249, de 11 de junho de 2010, que instituiu o Programa Um Computador por Aluno (PROUCA) parte de uma política nacional de tecnologia educacional do MEC. Esta pesquisa tem como objetivo identificar uma simulação computacional (SC), um tipo de OA, adequada à aprendizagem do conceito físico de inércia, na perspectiva da teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel (2003), com contribuições de Novak (1984) e Moreira (2015); e da teoria da pedagogia crítica, por meio das contribuições de Freire (2019). Para a construção do referencial teórico, buscou-se compreender o processo de inserção das TDICs na educação, as características pedagógicas e técnicas de uma simulação computacional e as competências relacionadas aos conhecimentos físicos que os alunos devem desenvolver ao longo do Ensino Médio, além do entendimento da evolução do conceito de movimento inercial ao longo da história da Física. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, dividida em quatro etapas, a saber: levantamento bibliográfico; estabelecimento de critérios de avaliação de simulações computacionais; análise e seleção de simulações computacionais, em que foi verificada sua adequação à perspectivada aprendizagem significativa do conceito de inércia. Por fim, realizou-se a elaboração de um Guia Didático que tem por objetivo auxiliar professores a incluírem o trabalho com simulações computacionais em seus planejamentos didáticos para o ensino do conceito físico de inércia em turmas do Ensino Médio.
Abstract: High school students tend to have difficulty understanding inertial motion (Pacca, 1991; Monteiro, 2014; Santos, 2016; Filho, 2018). This difficulty has also been the focus of research in the History of Physics (Polito, 2016; Porto, 2015). At the same time, the changes brought about by the new Digital Information and Communication Technologies (TDICs) show the relevance that Learning Objects (LO) have assumed in the teaching-learning process, as interactivity instruments, respecting the determinations and guidelines of documents such as the Law of Guidelines and Bases of Education, the National Curriculum Guidelines for Secondary Education (DCNEM); and Law 12,249, of June 11, 2010, which established the One Computer per Student Program (PROUCA) as part of a national policy on educational technology by MEC. This research aims to identify a computer simulation (CS), a type of LO, suitable for learning the physical concept of inertia, from the perspective of David Ausubel's theory of meaningful learning (2003), with contributions from Novak (1984) and Moreira (2015); and the theory of critical pedagogy, through the contributions of Freire (2019). For the construction of the theoretical framework, we sought to understand the insertion process of TDICs in education, the pedagogical and technical characteristics of a computer simulation, and the skills related to physical knowledge that students should develop throughout High School, in addition to understanding the evolution of the concept of inertial motion throughout the history of Physics. This is a qualitative research, divided into four stages, namely: bibliographic survey; establishment of evaluation criteria for computational simulations; analysis and selection of computer simulations, where their adequacy to the perspective of meaningful learning of the concept of Inertia was verified. Finally, a Didactic Guide was elaborated with the objective of helping teachers to include the work with computational simulations in their didactic plans for teaching the physical concept of Inertia in High School classes.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15840
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Educação em Ciências e Matemática

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