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Tipo do documento: Dissertação
Título: Dancings e cabarés: experiência de trabalho e organização sindical das bailarinas no Rio de Janeiro (1930-1946)
Título(s) alternativo(s): Dancing and cabarets: work experience and union organization of dancers in Rio de Janeiro (1930-1946)
Autor(es): Cardoso, Mariana dos Santos
Orientador(a): Popinigis, Fabiane
Primeiro coorientador: Schettini, Cristiana
Primeiro membro da banca: Corrêa, Larissa Rosa
Segundo membro da banca: Fontes, Paulo Roberto Ribeiro
Terceiro membro da banca: Fortes, Alexandre
Quarto membro da banca: Popinigis, Fabiane
Palavras-chave: História Social;Mercado de diversões;Sindicalismo;Polícia de Costumes;bailarinas;Social History;Market Entertainment;trade unionism;Vice squad;Dancers
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Data do documento: 30-Jun-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citação: CARDOSO, Mariana dos Santos. Dancings e Cabarés: experiência de trabalho e organização sindical das bailarinas no Rio de Janeiro (1930-1946). 2022. 153f. Dissertação (Mestrado em História). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Resumo: Essa dissertação investiga as várias formas de organização social de mulheres que trabalharam em dancings e cabarés do Rio de Janeiro durante os anos 1930 e 1940. Estes estabelecimentos de diversão noturna fizeram parte do mercado de diversões que se expandia desde o início do século XX. Desde 1946, as bailarinas precisavam registrar-se na Delegacia de Costumes, que cumpria o papel organizador do trabalho no mercado de entretenimento. A partir dos anos 1940, elas passam a expressar diversas reivindicações por melhores condições de trabalho no mesmo momento em que a CLT, promulgada em 1943, transformou o cenário sócio-político da luta por direitos trabalhistas. A polícia, no entanto não sai de cena, continuando com seu papel de registro e organização das trabalhadoras. Porém, o repertório de ação das bailarinas foi ampliado e diversas transformações nas relações e nas formas de organização de seu trabalho aconteceram na medida em que elas assumiram o protagonismo de definir o que consideravam justo quando o tema era sua atividade laboral digna de direitos. Assim, indagamos sobre as possibilidades de atuação política e social que existiram para essas mulheres à luz das seguintes dimensões: o processo social e espacial de instalação dos estabelecimentos de dança no mercado de diversão carioca; a intervenção da polícia nas relações laborais que ocorriam ali; o cotidiano laboral das dançarinas; e, finalmente, a experiência de organização sindical que teve lugar entre 1943 e 1952. Para isso, a pesquisa se concentrou principalmente na análise da imprensa diária, da documentação policial, em especial das fichas produzidas pela Delegacia de Costumes, e também em relatos de caráter memorialístico. A dissertação sustenta que as múltiplas formas organizativas de mulheres da classe trabalhadora estiveram atravessadas por persistentes sentidos morais atribuídos às suas experiências, que estiveram também no centro de suas disputas por direitos. Coube à pesquisa evidenciar os significados atribuídos pelas próprias trabalhadoras às suas experiências laborais.
Abstract: This dissertation investigates the various forms of social organization of women who worked in dance halls and cabarets in Rio de Janeiro during the 1930s and 1940s. These nightlife establishments were part of the entertainment market that was expanding since the beginning of the 20th century. Since 1946, dancers had to register with the Customs Police Station, which was responsible for organizing work in the entertainment market. From the 1940s onwards, they began to express several demands for better working conditions at the same time that the CLT, enacted in 1943, transformed the struggle for labor rights scenario. The police, however, do not leave the scene, continuing with their role of registering and organizing the workers. However, the dancers' repertoire of action was expanded and several transformations in the relationships and in the forms of organization of their work took place as they took on the role of defining what they considered fair when the subject was their work worthy of rights. Thus, we inquire about the possibilities of political and social action that existed for these women in the light of the following dimensions: the social and spatial process of installation of dance establishments in the carioca entertainment market; the intervention of the police in the labor relations that took place there; the dancers' daily work; and, finally, the experience of union organization that took place between 1943 and 1952. For this, the research focused mainly on the analysis of the daily press, on police documentation, especially the files produced by the Customs Department, and also on reports of memorial character. The dissertation argues that the multiple organizational forms of working class women were crossed by persistent moral meanings attributed to their experiences, which were also at the center of their disputes for rights. It was up to the research to highlight the meanings attributed by the workers themselves to their work experiences.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15971
Aparece nas coleções:Mestrado em História

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