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Tipo do documento: Dissertação
Título: DO LADO DE CÁ TAMBÉM TEM MEMÓRIAS! Uma análise sobre a midiatização da memória do grupo “Cabuçu tem histórias”
Título(s) alternativo(s): We have got memories out here too! An analysis about the mediatization of memory of the "Cabuçu Tem Histórias" Group
Autor(es): Lopes, Marcelle Veronezi Miqueline
Orientador(a): Angelo, Elis Regina Barbosa
Primeiro coorientador: Fogaça, Isabela de Fátima
Primeiro membro da banca: Angelo, Elis Regina Barbosa
Segundo membro da banca: Siqueira, Euler David de
Terceiro membro da banca: Fogaça, Isabela de Fátima
Quarto membro da banca: Reis, Thiago de Souza dos
Quinto membro da banca: Guimarães, Valeria Lima
Palavras-chave: Midiatização;Memória social;Cabuçu;Mediatization;Social memory;Cabuçu
Área(s) do CNPq: História
Sociologia
Idioma: por
Data do documento: 2-Jan-2022
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade
Citação: LOPES, Marcelle Veronezi Miqueline. Do lado de cá também tem memórias! Uma análise sobre a midiatização da memória do grupo “Cabuçu tem histórias”. 2022. 114 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu. 2022.
Resumo: Esta pesquisa busca analisar as especificidades da dinâmica do formato de criação, organização e exposição de memórias dos participantes da página do Facebook “Cabuçu tem histórias” no processo de construção de uma memória coletiva do bairro Cabuçu, com a finalidade em particular dos integrantes na preservação e divulgação de suas memórias e história. Apresenta como principal problemática a análise da forma que a integração e as relações de trocas ocorridas nesse ambiente virtual estão colaborando para a construção de uma memória coletiva e preservação dos significados e representações sociais dos bens culturais do bairro para seus moradores e ex-moradores. As inquietações geradas a partir de observações participantes nas postagens da página proporcionaram a construção do problema, verificando-se, ainda, as cooperações espontâneas dos integrantes frente às mensagens e relatos de fatos individuais, ou ainda, vivenciados em comum, relacionados às publicações. Por meio do método indutivo, busca-se compreender a dinâmica dos processos de troca entre os participantes da página através de levantamento bibliográfico, documental e entrevistas com administradores do grupo, além da análise de dados quantitativos e qualitativos da página. Para tanto, levou-se em consideração algumas extensões da realidade organizacional da página, como as regras e a forma com que cada um se expressa diante de uma postagem. Como resultado, percebe-se que a página “Cabuçu tem histórias” se constitui como um espaço virtual de expressão do pertencimento, identidade, memórias coletivas e histórias dos moradores do bairro, através do reconhecimento do espaço pelo olhar da comunidade e da memória coletiva dos participantes. Ademais, reforça-se a ideia pela qual o ciberespaço se configura atualmente como um espaço de esfera pública digital, utilizado para expressar opiniões, reforçar identidades e realizar amplas discussões, incluindo questões sobre a memória, história e patrimônio cultural.
Abstract: This research seeks to analyze the specificities in the dynamics of the creation, organization and exhibition of memories of the members of the Facebook page “Cabuçu tem histórias” in the process of construction of a collective memory of the Cabuçu neighborhood, considering the members’ particular purpose in preserving and disseminating their memories and history facts. Its main issue is the analysis of the way in which the integration and personal exchanges occur in this virtual environment are contributing to the construction of a collective memory and to the preservation of meanings and social representations of the neighborhood's cultural assets for its residents and former residents. The concerns observed from participant observations on the page’s post led to the construction of the research's problem, also verifying the spontaneous cooperation of the members regarding the messages and reports of individual facts, or even those experienced in common, related to the publications. Through the inductive method, we seek to understand the dynamics of the exchange processes between the participants of the page throughout bibliographic and documentary research and interviews with group administrators, in addition to the analysis of quantitative and qualitative data on the page. For that, some extensions of the organizational reality of the page were taken into account, such as the rules and the way each one expresses themselves when they come across some post. As a result, it is clear that the page “Cabuçu tem histórias” constitutes as a virtual space for the expression of belonging, identity, collective memories and stories of the residents of the neighborhood, through the recognition of the space through the eyes of the community and the collective memory of its participants. Furthermore, it reinforces the idea that cyberspace is currently configured as a digital public sphere space used to express opinions, to reinforce identities and to carry out broad discussions, including questions about memory, history and cultural heritage.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16092
Aparece nas coleções:Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade

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