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Tipo do documento: Dissertação
Título: O aporte das Humanidades Digitais na gestão da BDTD: rumo à sistematização no processamento das teses e dissertações eletrônicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Otros títulos: The contribution of Digital Humanities to the management of the BDTD: towards systematization in the processing of electronic theses and dissertations at the Federal Rural University of Rio de Janeiro
Autor: Soares, Eliane Maricá
Orientador(a): Fortes, Alexandre
Primeiro membro da banca: Fortes, Alexandre
Segundo membro da banca: Cruz, Sergio Manuel Serra da
Terceiro membro da banca: Moraes, Rosana Portugal Tavares de
Palabras clave: Repositórios digitais;Teses e dissertações eletrônicas;Organização do Conhecimento;Humanidades Digitais;Leis de Ranganathan;Digital repositories;Electronic theses and dissertations;Organization of knowledge;Digital Humanities;Ranganathan's Laws
Área(s) do CNPq: Ciência da Computação
Ciência da Informação
Multidisciplinar
Idioma: por
Fecha de publicación: 13-nov-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Humanidades Digitais
Citación: SOARES, Eliane Maricá. O aporte das Humanidades Digitais na gestão da BDTD: rumo à sistematização no processamento das teses e dissertações eletrônicas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 2023. 120 f. Dissertação (Mestrado em Humanidades Digitais) – Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, RJ, 2023.
Resumen: O avanço tecnológico das últimas décadas tem permitido que a informação digital, disponível no ambiente virtual, se torne um meio eficiente de transmitir conhecimento registrado. Nesse contexto, os repositórios digitais (RD) despontam como uma base de dados virtual que armazena, preserva, organiza e proporciona acesso ao acervo eletrônico, desempenhando também um papel importante ao fornecer visibilidade à produção documental das instituições. Em 2005, a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) aderiu à Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD), um repositório digital exclusivo desses documentos. Com o crescimento do volume desses trabalhos acadêmicos da UFRRJ, surge uma questão preocupante: como gerenciar, de forma eficiente, esse valioso acervo eletrônico da instituição no seu repositório BDTD, com o intuito de aumentar a visibilidade de seu conteúdo e, consequentemente, promover um maior uso pela comunidade acadêmica e científica? O objetivo geral desse estudo foi apresentar propostas para melhorar o tratamento das teses e dissertações digitais da UFRRJ, buscando soluções para diversas questões relacionadas ao processamento dos itens na BDTD. A dissertação mostra que a Ciência da Informação não enfrenta o presente desafio de maneira isolada, ressaltando a importância do aporte das Humanidades Digitais, que está presente na organização da informação tanto de maneira explícita quanto implícita. A primeira etapa da pesquisa consistiu em uma revisão da literatura relevante para o problema de pesquisa, com destaque para os tópicos: gestão de repositórios digitais, processamento das teses e dissertações eletrônicas, organização da informação, Leis de Ranganathan, Princípios FAIR e o estudo da inter-relação entre as Humanidades Digitais e a Ciência da Informação. Na segunda fase, baseada nos conhecimentos adquiridos das fontes selecionadas, empreendeu-se uma análise minuciosa na BDTD, com o intuito de aplicar teorias, procedimentos e técnicas que permitissem a sistematização do tratamento informacional das teses e dissertações nesse sistema de informação. Assim, empregou-se uma abordagem de pesquisa-ação, englobando observação e intervenção ativa no objeto de estudo. Concluiu-se que o repositório digital necessita de uma abordagem mais ampla e interdisciplinar para garantir uma melhor experiência para os usuários em sua busca por conhecimento.
Abstract: Technological advances in recent decades have allowed digital information, available in the virtual environment, to become an efficient means of transmitting recorded knowledge. In this context, digital repositories (RD) emerge as a virtual database that stores, preserves, organizes and provides access to the electronic collection, also playing an important role in providing visibility to the institutions' documentary production. In 2005, the Federal Rural University of Rio de Janeiro (UFRRJ) joined the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), an exclusive digital repository of these documents. With the growth in the volume of these academic works at UFRRJ, a worrying question arises: how to efficiently manage this valuable electronic collection of the institution in its BDTD repository, with the aim of increasing the visibility of its content and, consequently, promoting a greater use by the academic and scientific community? The general objective of this study was to present proposals to improve the treatment of digital theses and dissertations at UFRRJ, seeking solutions to various issues related to the processing of items in the BDTD. The dissertation shows that Information Science does not face this challenge in isolation, highlighting the importance of the contribution of Digital Humanities, which is present in the organization of information both explicitly and implicitly. The first stage of the research consisted of a review of literature relevant to the research problem, with emphasis on the topics: management of digital repositories, processing of electronic theses and dissertations, organization of information, Ranganathan's Laws, FAIR Principles and the study of interrelationship between Digital Humanities and Information Science. In the second phase, based on the knowledge acquired from the selected sources, a thorough analysis was undertaken in the BDTD, with the aim of applying theories, procedures and techniques that would allow the systematization of the informational treatment of theses and dissertations in this information system. Thus, an action research approach was used, encompassing observation and active intervention in the object of study. It was concluded that the digital repository needs a broader and interdisciplinary approach to guarantee a better experience for users in their search for knowledge.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/16324
Aparece en las colecciones:Mestrado em Humanidades Digitais

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