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Tipo do documento: Dissertação
Título: Danças nas aulas de educação física do ensino fundamental e as relações étnico-raciais: desafios e possibilidades
Título(s) alternativo(s): Dances in physical education classes in elementary school and ethnic-racial relations: challenges and possibilities
Autor(es): Siqueira, Luana Torquato
Orientador(a): Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Primeiro membro da banca: Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Segundo membro da banca: Pires, Valéria Nascimento Lebeis
Terceiro membro da banca: Cassani, Juliana Martins
Quarto membro da banca: Roberto, Joanna de Ângelis Lima
Palavras-chave: Lei 10.639/03;Racismo;Anos Iniciais;Cultura Afro-Brasileira;Law 10.639/03;Racism;Early Years;Afro-Brazilian Culture
Área(s) do CNPq: Educação Física
Idioma: por
Data do documento: 15-Dez-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física em Rede Nacional
Citação: SIQUEIRA, Luana Torquato. Danças nas aulas de educação física do ensino fundamental e as relações étnico-raciais: desafios e possibilidades. 2023. 204 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional) – Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2023.
Resumo: Este estudo dialogou com as Histórias e Culturas Africanas e Afro-Brasileiras, compreendendo que a Educação Física escolar tem um papel a cumprir na aplicação da lei 10.639/03, fomentando-a em seus conteúdos de ensino e contribuindo com uma educação antirracista. A pesquisa foi realizada com 32 crianças de uma turma de 5º ano do ensino fundamental em uma escola municipal do Rio de Janeiro, após obter aprovação do Comitê de Ética em Pesquisas com Seres Humanos. Teve como objetivos contribuir para a formação discente fundamentada em saberes advindos das culturas de matriz Afro-Brasileira e Africana por meio das Danças; compreender como a literatura acadêmica tem abordado a Dança e a Educação para as Relações Étnico-Raciais no campo da Educação Física escolar; e analisar a relevância do ensino das Danças de matrizes Afro-Brasileiras e Africanas como forma de valorização e reconhecimento das identidades. O estudo está organizado em capítulos e tópicos. Destacamos, entre os referenciais teóricos utilizados, Gomes (2002, 2005, 2011, 2012), Munanga (2003, 2004, 2005, 2010), Trindade (2005, 2006, 2008, 2010), Almeida (2021) e Cavalleiro (1998, 2001). O capítulo I adota o método bibliográfico que apresenta um mapeamento da literatura realizado na plataforma do Google Acadêmico e no repositório de dissertações do ProEF (2020-2023) e o Estado da Arte (Ferreira, 2002), que foi produzido após levantamento realizado nas plataformas eletrônicas Scielo, Redalyc, ERIC e Periódicos Capes (2004-2022). No capítulo II, optamos por uma abordagem qualitativa, apresentando uma unidade didática desenvolvida em oito mediações pedagógicas, dialogando com a Pesquisa-Ação Existencial (Barbier, 2002), descrevendo e analisando os conteúdos (Bardin, 2011), o processo de construção e aplicação de uma unidade didática sobre o ensino da Dança em uma turma do 5º ano do Ensino Fundamental. Esse processo foi estruturado com a coleta dos dados a partir das observações, registros em diário de campo, filmagens, fotografias, produções imagéticas e narrativas das crianças. A pesquisa nos permitiu perceber que existem lacunas nas produções científicas referentes ao debate que relaciona a Dança com a Cultura Afro-Brasileira nas aulas de Educação Física. Embora a Educação Física esteja avançando nas pesquisas e nas discussões sobre a Educação para as Relações Étnico-raciais (ERER), algumas temáticas são mais recorrentes que outras e, em especial, as Danças ainda aparecem como o conteúdo menos abordado nas aulas de Educação Física para se discutir as questões que envolvem a ERER. O trabalho com a Dança na perspectiva da ERER trouxe aos alunos conhecimentos sobre o continente africano, sobre as influências da Cultura Africana em nosso vocabulário, nos utensílios domésticos que temos em nossas residências, nos nossos hábitos, nos costumes e nas nossas manifestações culturais. Contribuiu também com discussões sobre racismo, racismo religioso, diversidade, estética negra e para a construção positiva das identidades dos alunos.
Abstract: This study dialogued with Afro-Brazilian Culture, understanding that school Physical Education has a role to play in the application of law 10.639/03, promoting it in its teaching content and contributing to anti-racist education. The research was carried out in a municipal school in Rio de Janeiro. The intervention took place in a class with 32 children. It aimed to contribute to student training based on knowledge arising from Afro-Brazilian and African cultures through Dance and, therefore, understand how academic literature has approached Dance and Education for Ethnic-Racial Relations in the field. Of school Physical Education and analyze the relevance of teaching Afro-Brazilian and African dances as a way of valuing and recognizing identities. The study is organized into chapters and topics. We highlight among the theoretical references used Gomes (2002, 2005, 2011, 2012), Munanga (2003, 2004, 2005, 2010), Trindade (2005, 2006, 2008, 2010), Almeida (2021), Cavalleiro (1998, 2001). Chapter I reconciles the bibliographic method that presents a mapping of literature carried out on the Google Scholar platform and in the ProEF dissertation repository (2020-2023) and the State of the Art (Ferreira, 2002), which was produced after a survey carried out on the platforms electronics Scielo, Redalyc, ERIC and Periódicos Capes (2004-2022). In chapter II we opted for a qualitative approach, presenting a didactic unit developed in 8 pedagogical mediations, dialoguing with Existential Action Research (Barbier, 2002). Describing and analyzing the contents (Bardin, 2011), the process of construction and application of a didactic unit on teaching Dance in a 5th year Elementary School class. Collecting data from observations, field diary records, filming, photographs, imagery productions and children's narratives. The research allowed us to realize that there are gaps in scientific production regarding the debate relating Dance to Afro-Brazilian Culture in Physical Education classes. Although Physical Education is advancing in research and discussions about ERER, some themes are more recurrent than others and, in particular, Dance still appears as the least covered content in Physical Education classes to discuss issues involving ERER. Working with Dance from the perspective of ERER brought students knowledge about the African continent, about the influences of African Culture on our vocabulary, on the household items we have in our homes, on our habits and customs and on our cultural manifestations. And it contributed to discussions about racism, religious racism, diversity, black aesthetics, as well as to the positive construction of students' identities.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17588
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

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