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Tipo do documento: Dissertação
Título: Memórias negras: a invisibilidade da mulher afrodescendente na história de Resende-RJ
Autor: Oliveira, Rosenéia Terezinha de
Orientador(a): Oliveira, Maria da Glória de
Primeiro membro da banca: Oliveira, Maria da Glória de
Segundo membro da banca: Abreu, Martha Campos
Terceiro membro da banca: Souza, Mônica Lima e
Palabras clave: história local;memórias afrodescendentes;ensino de história;local history;afrodescendents memories;history teaching
Área(s) do CNPq: História
Idioma: por
Fecha de publicación: 17-may-2022
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Administração
Citación: OLIVEIRA, Rosenéia Terezinha de. Memórias negras: a invisibilidade da mulher afrodescendente na história de Resende-RJ. 2022. 113 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2022.
Resumen: O objetivo principal desta pesquisa foi o de desenvolver um documentário que pudesse servir de suporte para problematizar, em sala de aula, as razões pelas quais a historiografia da cidade de Resende-RJ – e do país - invisibilizou as histórias de vidas e memórias da população afrodescendente, em especial das mulheres negras. Parti de algumas questões principais: por que discutir a invisibilidade das mulheres afrodescendentes na historiografia local no ambiente escolar? Por que realizar essa discussão nas aulas de História? Por que através do registro de depoimentos de mulheres negras? Por que a elaboração de um documentário? Apesar dos problemas causados pelo distanciamento social imposto pela pandemia de Covid-19, o trabalho foi realizado conforme previsto no projeto desta pesquisa, exceto as oficinas em sala de aula com o documentário, que foram prontamente substituídas por um dispositivo pedagógico para o uso das imagens pelos professores. Um canal de mídia também está disponibilizado para que todos possam acessar a íntegra dos depoimentos registrados. O trabalho final consiste, pois, neste documentário e na presente dissertação contendo as referências teóricas, metodológicas e historiográficas da pesquisa; a narrativa sobre a realização do documentário, bem como o seu roteiro.
Abstract: The main objective of this research was to develop a documentary that could serve as a support to problematize, in the classroom, the reasons why the historiography of the city of Resende-RJ - and the country - made the stories of the population's lives and memories invisible of African descent, especially of black women. I started with some main questions: why discuss issues about the invisibility of Afro-descendant women in local historiography in the school environment? Why carry out this discussion in history classes? Why through the record of black women's testimonies? Why make a documentary? Despite the problems caused by the social distancing imposed by the Covid-19 pandemic, the work was carried out as foreseen in the project of this research, except for the classroom workshops with the documentary, which was promptly replaced by a pedagogical device for the use of the images. in the classroom by the teachers. A media channel is also available for everyone to access the full testimonials recorded. The final work consists, therefore, of this documentary and the present dissertation containing the theoretical, methodological and historiographical references of the research; the narrative about the making of the documentary, as well as its script.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17643
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Ensino de História

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