Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17686
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Adaptação transcultural, validação e confiabilidade do Learning and Performance Orientations in Physical Education Classes Questionnaire para estudantes de Educação Física no Brasil |
Otros títulos: | Cross-cultural adaptation, validation and reliability of Learning and Performance Orientations in Physical Education Classes Questionnaire for Physical Education Students in Brazil |
Autor: | Thimóteo, Fábio Brum |
Orientador(a): | Santos, José Henrique dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, José Henrique dos |
Segundo membro da banca: | Vianna, Jose Antonio |
Terceiro membro da banca: | Morgado, Fabiane Frota da Rocha |
Palabras clave: | Clima Motivacional;Motivação, Educação Física Escolar;Orientação às Metas;Validação;Motivational Climate;Motivation;School Physical Education;Achievement Goal Theory;Validation |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 30-ago-2019 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | THIMÓTEO, Fábio Brum. Adaptação transcultural, validação e confiabilidade do Learning and Performance Orientations in Physical Education Classes Questionnaire para estudantes de Educação Física no Brasil. 2019. 142 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2019. |
Resumen: | As pesquisas sobre orientação as metas avaliam o contexto a partir de instrumentos que não consideram diretamente o ambiente de ensino, mas sim focam na perspectiva pessoal dos alunos. Todavia, não se dispõe de instrumento que permita a caracterização mais objetiva com base nas ações de ensino no ambiente educacional, tal como se presta o Learning and Performance Orientations in Physical Education Classes Questionnaire (LAPOPECQ). Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi traduzir, adaptar transculturalmente, validar e conferir a confiabilidade do LAPOPECQ para o contexto escolar do Brasil. Também foram utilizados os instrumentos Perception of Success Questionnaire (POSQ) e o Basic Psychological Needs Questionnaire in Physical Education (BPNQ-PE), traduzidos e validados para a cultura brasileira. A pesquisa é de desenvolvimento e de carácter qualiquantitativo. A amostra envolveu 414 alunos de ambos os sexos do Ensino Fundamental e Médio de Escolas Estaduais Públicas e Privadas, localizadas nos municípios de Itaguaí, Mendes, Nova Iguaçu, Paracambi, Rio de Janeiro (Campo Grande) e Seropédica, do Estado do Rio de Janeiro – RJ; e do município de Juiz de Fora, do Estado do Estado de Minas Gerais – MG, com idades compreendidas entre os 12 e 21 anos (15,6±2,2). Os procedimentos de tradução e adaptação do questionário incluíram as etapas sugeridas na literatura internacional: tradução, reunião de síntese, retrotradução, comitê de peritos e pré-teste (BEATON et al., 2000). Para fins de validação foi verificada a validade de conteúdo (adaptação transcultural) e de constructo (análise fatorial exploratória – AFE e validade convergente). Para análise da confiabilidade, a consistência interna por meio do alpha de Cronbach foi aferida. A análise dos dados foi realizada por meio da estatística descritiva e inferencial. Os resultados da AFE indicaram um bom ajuste aos dados após a exclusão do item 11, por conta de sua baixa carga fatorial, onde, Bartlett Test (X 2 (351) = 4113,329; p<0,001) e critério de Keiser-Meyer-Olkin (KMO = 0,869) apresentaram valores de referência adequados. As cinco subescalas do modelo original propostas por Papaioannou (1994) foram confirmadas no modelo brasileiro testado neste estudo. O instrumento adaptado apresentou consistência interna satisfatória. Verificaram-se associações positivas entre as orientações e as percepções que compartilham de um significado comum, as quais apresentaram um valor moderado. Verificou-se que a orientação para a aprendizagem do estudante, orientação para a tarefa e percepção do clima voltado para a aprendizagem não estavam correlacionados com a orientação para a competição. Por outro lado, estavam relacionados negativamente com a orientação para o resultado sem esforço e com a orientação para o ego. Constatou-se que o clima motivacional para a aprendizagem e a orientação para a aprendizagem do estudante estavam positiva e significantemente relacionadas com as Necessidades Psicológicas Básicas (NPB) – relação social, competência e autonomia, bem como com o escore total da NPB. Esses resultados confirmaram a validade convergente. Conclui-se que o LAPOPECQ apresenta indícios iniciais satisfatórios de validade de conteúdo, de constructo e de confiabilidade para jovens escolares brasileiros. Estudos futuros para confirmar os parâmetros psicométricos do questionário com essa população são recomendados. |
Abstract: | Research on goal orientation assess the context from instruments that do not directly consider the educational context, but rather focus on students' personal perspective. However, there is no instrument that allows a more objective characterization based on the teaching actions in the educational environment, as presented by Learning and Performance Orientations in Physical Education Classes Questionnaire (LAPOPECQ). Thus, the aim of the research was to translate, cross-culturally adapt, validate and verify the reliability of LAPOPECQ for the Brazilian school context. LAPOPECQ for the Brazilian school context. Also they used the instruments Perception of Success Questionnaire (POSQ) and Basic Psychological Needs Questionnaire in Physical Education (BPNQ-PE), translated and validated for the Brazilian culture. The research is of developmental and of the qualitative and quantitative character. The sample involved 414 male and female students from Primary and Secondary Public and Private Schools, located in the municipalities of Itaguaí, Mendes, Nova Iguaçu, Paracambi, Rio de Janeiro (Campo Grande) and Seropédica, of the State of Rio de Janeiro – RJ; and from the city of Juiz de Fora, of the State of Minas Gerais - MG, with aged between 12 and 21 years (15,6±2,2). The procedures for translation and adaptation of the questionnaire included the steps suggested in the international literature: translation, meeting synthesis, back translation, expert committee and pre-test (BEATON et al., 2000). For validation purposes, content (cross-cultural adaptation) and construct (exploratory factor analysis - EFA and convergent validity) validity were verified. For reliability analysis, internal consistency by Cronbach's alpha was measured. Data analysis was performed using descriptive and inferential statistics. The EFA results indicated a good adjustment to the data after the exclusion of item 11, due to its low factor load, where, Bartlett Test (X 2 (351) = 4113,329; p<0,001) and Keiser-Meyer-Olkin criteria (KMO = 0.869) presented adequate reference values. The five subscales of the original model proposed by Papaioannou (1994) were confirmed in the Brazilian model tested in this study. The adapted instrument presented satisfactory internal consistency. Positive associations were found between the orientations and the perceptions that share a common meaning, which presented a moderate value. It was found that student learning orientation, task orientation, and learning climate perception were not correlated with competition orientation. On the other hand, they were negatively related to the orientation to the result without effort and with ego orientation. It was found that the motivational climate for learning and student learning orientation were positively and significantly related to the Basic Psychological Needs (BPN) – social relationship, competence and autonomy, as well as the total BPN score. These results confirmed the convergent validity. It is concluded that LAPOPECQ presents satisfactory initial indications of content validity, construct and reliability for young Brazilian students. Future studies to confirm the psychometric parameters of the questionnaire with this population are recommended. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17686 |
Aparece en las colecciones: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2019 - Fábio Brum Thimóteo.pdf | 2.58 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.