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Tipo do documento: Tese
Título: Agronegócio da soja e dinâmicas regionais no oeste do Pará
Autor(es): Leão, Sandro Augusto Viégas
Orientador(a): Leite, Sergio Pereira
Membro da banca: Leite, Sergio Pereira;Kato, Karina Yoshie Martins;Alentejano, Paulo Roberto Raposo;Monteiro, Raimunda Nonata
Palavras-chave: Agronegócio da soja;Oeste do Pará;Fronteira;Agribusiness of soybean;West of Pará;Frontier
Data do documento: 2017
Citação: LEÃO, Sandro Augusto Viégas. Agronegócio da soja e dinâmicas regionais no oeste do Pará. 2017. Tese (Doutorado em Ciências Sociais em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, RJ, 2017.
Resumo: O objetivo é analisar as transformações provocadas e as dinâmicas informadas pela expansão do agronegócio da soja no Oeste Paraense no período de 1997 a 2016 articuladas a ocupação da fronteira, com particular interesse nos municípios de Santarém e Itaituba. Em Santarém, analisaremos os processos econômicos e sociais, a partir da instalação e operação do porto graneleiro e da produção de soja na região. E em Itaituba, buscamos compreender as consequências da instalação de um complexo de portos para transbordo de cargas de grãos. A reflexão teórica apresenta dois eixos centrais, primeiro, pautado na modernização da agricultura e nas interpretações sobre o agronegócio brasileiro e seus efeitos no Oeste paraense; e o segundo, baseado nas abordagens sobre expansão territorial no Brasil e na Amazônia, a partir dos conceitos de fronteira, frente pioneira e frentes de expansão. Para realização deste trabalho, utilizamos fontes primárias, com coleta de dados em campo, e com entrevistas realizadas com atores estratégicos. Também trabalhamos com dados secundários e revisão bibliográfica. Concluímos que a região pesquisada passa por transformações regionais a partir da expansão do agronegócio da soja e dos investimentos logísticos para facilitar o escoamento da produção agrícola do Estado do Mato Grosso. O aquecimento do mercado de terras se relaciona com a desapropriação de antigos colonos diante das pressões do mercado. Existe uma recomposição do nível de preços em certas áreas. Os colonos seguem a dinâmica de fronteira, buscando novas áreas mais acessíveis, porém mais distantes das rodovias principais e dos centros comercializadores do excedente da produção familiar. Esse movimento tem como efeito direto a concentração da terra e a reconversão de áreas, antes utilizadas para produção de alimentos diversificados para atender às demandas do mercado local, em monoculturas de grãos para exportação. A construção de um complexo de portos, a partir de mudanças legais e institucionais, demonstra uma articulação política entre Estado e empresas nacionais e multinacionais da cadeia da soja, e um direcionamento estratégico de investimentos públicos e privados na região, para aproveitar o sistema multimodal de transporte, aproveitando rodovias e hidrovias capazes de gerar economia de escala para logística de escoamento.
Abstract: The objective is analyze the transformations caused and the dynamics informed by the expansion of soybean agribusiness in the West of Paraense from 1997 to 2016 articulated the occupation of the frontier, with particular interest in Santarém and Itaituba. In Santarém, we will analyze the economic and social processes, starting with the installation and operation of the grain port port and the production of soybeans in the region. And in Itaituba, we sought to understand the consequences of installing a complex of ports for transhipment of grain loads. The theoretical reflection has two central axes, first, based on the modernization of agriculture and the interpretations on the Brazilian agribusiness and its effects in the West of Pará; And the second, based on the approaches to territorial expansion in Brazil and the Amazon region, based on the concepts of frontier, pioneer fronts and expansion fronts. To perform this work, we used primary sources, with data collection in the field, and with interviews with strategic actors. We also work with secondary data and bibliographic review. We conclude that the region undergoes regional transformations from the expansion of soybean agribusiness and logistical investments to facilitate the flow of agricultural production in the State of Mato Grosso. The warming of the land market is related to the expropriation of former settlers in the face of market pressures. There is a price level recomposition in certain areas. The settlers follow the frontier dynamics, seeking new, more accessible areas, but farther away from the main highways and the marketers of surplus family production. This movement has as direct effect the concentration of land and the reconversion of previously used areas for the production of diversified foods to meet the demands of the local market, in grain monocultures for export. The construction of a complex of ports, based on legal and institutional changes, demonstrates a political articulation between the State and national and multinational companies in the soybean chain, as well as a strategic direction of public and private investments in the region to take advantage of the multimodal Transportation, taking advantage of highways and waterways capable of generating economies of scale for outbound logistics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/17699
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