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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18203
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Visibilidade surreal: gênero, mundos digitais e narrativas da vanguarda surrealista |
Otros títulos: | Surreal visibility: gender, digital worlds and narratives of the surrealist avant-garde |
Autor: | Souza, Adriana Nunes de |
Orientador(a): | Reinheimer, Patricia |
Primeiro membro da banca: | Reinheimer, Patrícia |
Segundo membro da banca: | Sant'Anna, Sabrina Parracho |
Terceiro membro da banca: | Amaral, Adriana Facina Gurgel do |
Quarto membro da banca: | Figueiredo, André Luiz Videira de |
Palabras clave: | Surrealismo;Subjetividade;Representação Feminina;Instagram;Autoetnografia;Surrealism;Subjectivity;Female Representation;Autoethnography |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 26-abr-2024 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citación: | SOUZA, Adriana Nunes de. Visibilidade surreal: gênero, mundos digitais e narrativas da vanguarda surrealista. 2024. 148 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais) - Instituto de Ciências Humanas e Socias, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Resumen: | Nesta obra, investiga-se a relevância do surrealismo por meio de uma ecologia de materiais que vão desde obras de arte até esboços e teorias feministas. Temas como subjetividade, representação feminina e a interseção entre tecnologia e identidade expandem o debate para abarcar a extensão da Inteligência Artificial no Antropoceno, ressaltando a imperatividade de uma abordagem ética com olhar ciborgue. A dinâmica das redes sociais, na qual os usuários desempenham papéis híbridos de produtores e consumidores, contribui para uma cultura de incessante espetacularização. Logo, dá-se ênfase à estetização do cotidiano, explorando a ciber-flânerie e a participação, tanto consciente quanto inconsciente, dos indivíduos nas personalizações algorítmicas. A estética instagramável é contrastada com o surrealismo e juntas casam o grotesco com a graça, desafiando as normas emocionais e destacando a importância do Instagram na estilização e na formação de identidades estéticas. A contribuição deste estudo reside na análise do surrealismo como movimento artístico e político, além da exploração das possíveis continuidades desse movimento na cultura visual do Instagram. As instâncias empíricas englobam estudos de caso de artistas, análises de hashtags e reflexões sobre estética, aliando-se às escolhas metodológicas que privilegiam a autoetnografia e uma abordagem não linear na organização dos capítulos, almejando expandir a compreensão do surrealismo e suas ramificações. |
Abstract: | In this work, the relevance of surrealism is investigated through an ecology of materials ranging from works of art to sketches and feminist theories. Themes such as subjectivity, female representation and the intersection between technology and identity expand the debate to encompass the extent of Artificial Intelligence in the Anthropocene, highlighting the imperative of an ethical approach with a cyborg perspective. The dynamics of social networks, in which users play hybrid roles of producers and consumers, contributes to a culture of incessant spectacularization. Therefore, emphasis is placed on the aestheticization of everyday life, exploring cyber-flânerie and the participation, both conscious and unconscious, of individuals in algorithmic personalizations. Instagrammable aesthetics are contrasted with surrealism and together they marry the grotesque with grace, challenging emotional norms and highlighting the importance of Instagram in stylization and the formation of aesthetic identities. The contribution of this study lies in the analysis of surrealism as an artistic and political movement, in addition to exploring the possible continuities of this movement in the visual culture of Instagram. The empirical instances include case studies of artists, hashtag analysis and reflections on aesthetics, combined with methodological choices that favor autoethnography and a non-linear approach in organizing the chapters, aiming to expand the understanding of surrealism and its ramifications. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18203 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Ciências Sociais |
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