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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18204
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | “Se enraizando na cultura que é pra nós se manter vivo”: as bases da formação política e da participação social no instituto enraizados a partir da cultura Hip Hop |
Título(s) alternativo(s): | “Taking root in the culture that is meant to keep us alive”: the foundations of political education and social participation at the institute rooted in Hip Hop culture |
Autor(es): | Assis, Adriano Cezario |
Orientador(a): | Sant'Anna, Sabrina Marques Parracho |
Primeiro membro da banca: | Sant’Anna, Sabrina Marques Parracho |
Segundo membro da banca: | Bacal, Tatiana Braga |
Terceiro membro da banca: | Veiga Júnior, Maurício Hoelz |
Palavras-chave: | Cultura Hip Hop;Instituto Enraizados;Baixada Fluminense;Sociologia;Hip Hop Culture;Enraizados Institute;Sociology |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 4-Mar-2024 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais |
Citação: | ASSIS, Adriano Cezario. “Se enraizando na cultura que é pra nós se manter vivo”: as bases da formação política e da participação social no instituto enraizados a partir da cultura Hip Hop. 2024. 151 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Sociais). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024. |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo compreender de que forma à cultura Hip Hop, principalmente, vista a partir do elemento Rap, elabora compreensões e expectativas de jovens da Baixada Fluminense em relação à formação política e participação social de maneira individual e coletiva. Trata-se de um estudo de caso no Instituto Enraizados, coletivo com longa atuação junto à cultura Hip Hop no bairro Morro Agudo, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. Do ponto de vista da fundamentação teórico-metodológica a dissertação dialoga com campos de estudos das Ciências Sociais com ênfase na Sociologia da arte e da cultura, levando, principalmente, em consideração a questão da interpretação e compreensão de fenômenos sociais, da totalidade e das contradições, presentes no fenômeno estudado. Nesta pesquisa, foram investigados o processo histórico de institucionalização do Enraizados e sua relação com a atividade política pautada no cotidiano de sujeitos periféricos. A metodologia centra-se na pesquisa de campo com duração de um ano no Instituto Enraizados combinada a entrevistas com artistas independentes e produtores culturais membros da organização. Ainda da perspectiva sociológica, as entrevistas feitas ajudam a iluminar o impacto da cultura Hip Hop nos processos sociais, na identificação e subjetividade dos sujeitos envolvidos, fornecendo instrumentos para que os/as leitores/as possam refletir sobre as mudanças ocorridas na cena do Rap contemporâneo. |
Abstract: | The present research aims to understand how Hip Hop culture, mainly seen from the Rap element perspective, develops understandings and expectations of young people from Baixada Fluminense, in relation to political formation and social participation, both individually and collectively. This is a case study at Instituto Enraizados, a collective with a long history of involvement in Hip Hop culture in the Morro Agudo neighborhood, Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. From the point of view of theoretical-methodological foundations, the dissertation dialogues with fields of study in the Social Sciences, with an emphasis on the Sociology of Art and Culture, taking mainly into consideration the issue of interpretation and understanding of social phenomena, the totality and of the contradictions present in the case studied. In this research, the historical process of institutionalization of Enraizados and its relationship with political activity, based on the daily lives of peripheral subjects, were investigated. The methodology focuses on field research lasting one year at Instituto Enraizados, combined with interviews with independent artists and cultural producers who are members of the organization. Still from a sociological perspective, the interviews carried out help to illuminate the impact of Hip Hop culture on social processes, on the identification and subjectivity of the subjects involved, providing instruments, so that readers can reflect on the changes that have occurred in the contemporary Rap scene. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18204 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Ciências Sociais |
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