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Tipo do documento: Dissertação
Título: O juego de pelota mesoamericano e suas representações: olhares indígenas, europeus e contemporâneos
Otros títulos: The Mesoamerican juego de pelota and its representations: indigenous, european and contemporary views
Autor: Possati, Alessandro Wagner Ribeiro
Orientador(a): Kalil, Luís Guilherme de Assis
Primeiro membro da banca: Montoro, Glaucia Cristiani
Segundo membro da banca: Souza, Jorge Victor de Araújo
Terceiro membro da banca: Kalil, Luis Guilherme Assis
Palabras clave: Mesoamérica;Tlachtli;Representações;Mesoamerica;Representations
Área(s) do CNPq: História
História
Idioma: por
Fecha de publicación: 25-may-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citación: Possati, Alessandro Wagner Ribeiro. O juego de pelota mesoamericano e suas representações: olhares indígenas, europeus e contemporâneos. 2023. 156 f. Dissertação (Mestrado em História) - Instituto de Ciências Humanas e Digitais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2023.
Resumen: O jogo de bola mesoamericano, chamado de tlachtli na maior parte dos documentos do México Central pré-colonial, foi uma das atividades culturais mais importantes daqueles povos. Nesta pesquisa, nos debruçamos sobre as representações do jogo de bola em diferentes temporalidades e tipologias textuais. Analisamos essas reproduções em três documentos para perceber as diferenças, camadas e continuidades das intencionalidades presentes nessas imagens. São eles: o códice Borbónico — livro ameríndio do século XV-XVI —, dois capítulos da narrativa de viagem de Diego Durán, um frade dominicano participante da colonização inicial e a animação contemporânea Onyx Equinox (2020). Utilizaremos pesquisadores renomados nos estudos mesoamericanos, tal qual Federico Navarrete Liñares, Mary Miller e Karl Taube, para auxiliar a análise da perspectiva cosmológica ameríndia presente nas documentações. Quanto à representação, partimos das perspectivas de Roger Chartier e bell hooks e Néstor Canclini, este, particularmente em seu debate sobre a modernidade e as identidades culturais. Esta dissertação pretende, a partir dessas reflexões analisar este processo histórico longo da representação, que se enraíza em práticas coloniais e é fruto de disputas e renovações através da colonialidade, chegando à contemporaneidade e podendo ser observada em produtos culturais como a animação citada anteriormente.
Abstract: The Mesoamerican ball game, called tlachtli in most documents of pre-colonial Central México, was one of the most important cultural activities of those peoples. In this research, we focus on the representations of the ball game in different temporalities and textual typologies. We analyzed these reproductions in three documents to understand the differences, layers and continuities of the intentions present in these images. They are: the Codex Bourbonicus — an Amerindian book from the 15th-16th century —, two chapters from the travel narrative of Diego Durán, a Dominican friar who participated in the initial colonization, and the contemporary animation Onyx Equinox (2020). We will use renowned researchers in Mesoamerican studies, such as Federico Navarrete Liñares, Mary Miller and Karl Taube, to help analyze the Amerindian cosmological perspective present in the documentation. As for representation, we depart from the perspectives of Roger Chartier and bell hooks and Néstor Canclini, the latter, particularly in his debate about modernity and cultural identities. This dissertation intends, based on these reflections, to analyze this long historical process of representation, which is rooted in colonial practices and is the result of disputes and renovations through coloniality, reaching contemporaneity and can be observed in cultural products such as the aforementioned animation.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18220
Aparece en las colecciones:Mestrado em História

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