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Tipo do documento: Dissertação
Título: O avanço da frente liberal ultraconservadora no Brasil: o caso homeschooling
Título(s) alternativo(s): The advance of the ultraconservative liberal front in Brazil: the case of homeschooling.
Autor(es): Santana, Laís Victória
Orientador(a): Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Primeiro membro da banca: Lamosa, Rodrigo de Azevedo Cruz
Segundo membro da banca: Costa, Igor Andrade da
Terceiro membro da banca: Tuão, Renata Spadetti
Quarto membro da banca: Siqueira, Thiago Vasquinho
Palavras-chave: Homeschooling;Educação Domiciliar;ANED;aparelho privado de hegemonia;Home Education;private apparatus of hegemony
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 13-Dez-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: SANTANA, Laís Victória. Uma investigação sobre triplificação de dados e sua aderência aos princípios fair no contexto transdiciplinar das humanidades digitais e agricultura digital. 2023. 192 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumo: O presente estudo busca analisar em que medida o debate da Educação Domiciliar, enquanto projeto político-social, contribui para o avanço da Frente Liberal Ultraconservadora no cenário brasileiro da última década. Para essa análise, baseou-se na perspectiva do Estado Integral, tendo como arcabouço teórico o filósofo sardo Antonio Gramsci. Desta maneira, consideramos imprescindível, identificar e analisar os respectivos aparelhos privados de hegemonia (APH) e intelectuais orgânicos relacionados à temática, considerando suas atuações tanto na sociedade civil com a Associação Nacional de Educação Domiciliar (ANED), como na sociedade política. Para isso, organizamos o estudo em 3 etapas. Na primeira parte procurou-se contextualizar o leitor sobre o cenário que possibilitou a ascensão da frente liberal ultraconservadora. Em seguida, analisou-se a atuação da Frente Liberal Ultraconservadora na Educação e o desempenho da ANED na sociedade civil. Para tornar a compreensão da atuação destes atores tanto na sociedade civil, como na política, contamos a metodologia de análise de Sonia Regina de Mendonça para fazer um breve mapeamento dos principais intelectuais orgânicos envolvidos. Para concluir, o estudo debruçou-se nas articulações da ANED, enquanto um aparelho privado de hegemonia, na sociedade política e as respectivas tensões intraclasse que englobam o debate. Para tal intuito, realizou-se levantamentos bibliográficos nas principais plataformas de pesquisa do país, como SciELO (Scientific Electronic Library Online), ANPed (Associação Nacional de Pós-Graduação e pesquisa em Educação) e Periódicos CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Tal etapa teve como objetivo, situar como a Educação Domiciliar vem sendo analisada por intelectuais. Depois, examinou-se a desenvoltura da ANED nas redes sociais, como Youtube, Instagram e Facebook, a fim de observar quais estratégias são utilizadas para construção e propagação ideológica. Por fim, foi produzido um levantamento jurídico, no que tange a Educação Domiciliar, com o intuito de mapear as movimentações do debate no âmbito da sociedade política. A partir de toda conjuntura de análise que foi construída ao longo do estudo, constatou-se que a Educação domiciliar serve de alicerce ideológico para os valores que que regem a Frente Liberal Ultraconservadora: o ultraliberalismo e ultraconservadorismo.
Abstract: This study aims to analyze to what extent the debate on Homeschooling, as a political and social project, contributes to the advancement of the Ultraconservative Liberal Front in the Brazilian scenario over the last decade. For this analysis, it was based on the perspective of Integral State, using the theoretical framework of the Sardinian philosopher Antonio Gramsci. In this way, it is considered essential to identify and analyze the respective private apparatuses of hegemony (APH) and organic intellectuals related to the theme, considering their actions both in civil society with the National Homeschooling Association (ANED) and in political society. To do this, we organized the study into 3 stages. In the first part, we sought to contextualize the reader about the scenario that allowed the rise of the ultraconservative liberal front. Then, the performance of the Ultraconservative Liberal Front in Education and the performance of ANED in civil society were analyzed. To understand the role of these actors in both civil and political society, we used Sonia Regina de Mendonça's analysis methodology to briefly map the main organic intellectuals involved. In conclusion, the study focused on the articulations of ANED as a private apparatus of hegemony in political society and the respective intra-class tensions that encompass the debate. For this purpose, bibliographic surveys were conducted on the country's main research platforms, such as SciELO (Scientific Electronic Library Online), ANPed (National Association of Graduate Studies and Research in Education), and CAPES Journals (Coordination for the Improvement of Higher Education Personnel). This stage aimed to situate how Homeschooling has been analyzed by intellectuals. Then, the performance of ANED on social media platforms such as Youtube, Instagram, and Facebook was examined to observe the strategies used for ideological construction and propagation. Finally, a legal survey was conducted regarding Homeschooling to map the movements of the debate within the political society. From the entire analytical context built throughout the study, it was found that Homeschooling serves as an ideological foundation for the values that govern the Ultraconservative Liberal Front: ultra liberalism and ultraconservatism.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18662
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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