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Tipo do documento: Dissertação
Título: "Nós somos o piloto do navio, o comandante”: diretores, gestão democrática e desafios para a manutenção e funcionamento de creches em Duque de Caxias – RJ
Otros títulos: “We are the pilot of the ship, the commander”: directors, democratic management and challenges for the maintenance and operation of daycare centers in Duque de Caxias-RJ
Autor: Fernandes, Luciana Barbosa
Orientador(a): Nascimento, Anelise Monteiro do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Anelise Monteiro do
Segundo membro da banca: Scramingnon, Gabriela Barreto da Silva
Terceiro membro da banca: Souza, Marina Pereira de Castro e
Palabras clave: Gestão na Educação Infantil;Gestão Democrática;Diretor Escolar;Burocracia de Médio Escalão;Baixada Fluminense;Management in Early Childhood Education;Democratic management;School director;Mid-Level Bureaucracy
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 30-nov-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: FERNANDES, Luciana Barbosa. "Nós somos o piloto do navio, o comandante”: diretores, gestão democrática e desafios para a manutenção e funcionamento de creches em Duque de Caxias – RJ. 2023. 123 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumen: Esta pesquisa está situada no campo da Educação Infantil e tem por objetivo evidenciar os desafios e as estratégias de quatro diretoras na garantia do atendimento às crianças em suas unidades e na relação com as famílias. O trabalho de campo ocorreu na Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense, no estado do Rio de Janeiro. O estudo busca apoio teórico em Paro (2007, 2012 e 2015), Lima (2020) e Souza (2019) sobre gestão escolar e seu caráter democrático. Para contribuir com as análises sobre o papel do diretor dentro das camadas da burocracia, utilizamos os estudos de Lotta (2018), Pires (2016), e Abrucio et al. (2021), por abordarem a gestão de espaços de educação infantil. As proposições de Kramer (2005, 2011, 2019 e 2021), Guimarães (2011), Corsino (2012) e Monção (2021) nos auxiliam a pensar nas singularidades dessa etapa educacional. São consultados também documentos oficiais (Brasil, 1988, 1990, 1996, 2009, 2014) que apontam os aspectos legais da gestão democrática no Brasil e que tratam do atendimento às crianças de 0 a 5 anos no país. Desenvolvida numa abordagem qualitativa (André, 1991, 2013; Lüdke; André, 1986), a pesquisa teve como instrumento de produção de dados a realização de entrevistas a partir da proposição de três situações cotidianas elaboradas pela pesquisadora. O diálogo com as entrevistadas teve a intenção de ressaltar como estas gestoras (re)agem diante dos obstáculos, para garantir o atendimento das crianças nas unidades escolares que atuam e para construir sua relação com as famílias. A descrição e a discussão dos dados foram realizadas por meio da análise das entrevistas descritas no último capítulo deste trabalho, extraindo alguns excertos das falas das participantes e referendando esse material com o referencial teórico desta pesquisa. Os resultados da pesquisa revelam que as diretoras utilizam estratégias que envolvem acolhimento e diálogo para resolver as demandas que se referem à frequência das crianças e a manutenção do dia letivo, valorizando o bom relacionamento com a comunidade escolar, segundo elas mesmas. Apesar de atuarem em um espaço entre as necessidades da comunidade e a Secretaria Municipal de educação, como burocrata de médio escalão, estas gestoras possuem limitadas ações na implementação das políticas públicas educacionais, mas com reconhecida importância em seu papel relativo à sua atuação profissional. Espera-se, por meio dos resultados obtidos com este estudo, dar visibilidade à gestão da educação infantil, inquietar e, se possível, afetar modos de pensar as políticas de organização destas instituições que sejam comprometidos com a qualidade dessa etapa educacional.
Abstract: This research is located in the field of Early Childhood Education and aims to highlight the challenges and strategies of four directors in ensuring care for children in their units and in their relationships with families. The fieldwork took place in the Municipal Education Network of Duque de Caxias, a municipality in Baixada Fluminense, in the state of Rio de Janeiro. The study seeks theoretical support in Paro (2007, 2012 and 2015), Lima (2020) and Souza (2019) on school management and its democratic character. To contribute to the analysis of the role of the director within the layers of bureaucracy, we used the studies by Lotta (2018), Pires (2016), Correia (2018) and Abrucio et al (2021) and because it deals with space management of early childhood education. The propositions of Kramer (2005, 2011, 2019 and 2021), Guimarães (2011), Corsino (2012) and Monção (2021) help us think about the singularities of this educational stage. Official documents are also consulted (Brasil, 1988, 1990, 1996, 2009, 2014) that point out the legal aspects of democratic management in Brazil and that deal with care for children aged 0 to 5 in the country. Developed in a qualitative approach (André, 1991, 2013, Lüdke; André, 1986), the research had as an instrument of data production the conduction of interviews based on the proposition of three everyday situations elaborated by the researcher. The dialogue with the interviewees was intended to highlight how these managers (re)act in the face of obstacles to guarantee the care of children in the school units where they operate and in their relationship with families. The description and discussion of the data were carried out through the analysis of the interviews and described in the last chapter of this work, extracting some excerpts from the participants' statements and confirming them with the theoretical framework of this research. The research results reveal that the principals use strategies that involve welcoming and dialogue to resolve demands regarding children's attendance and maintaining the school day, valuing good relationships with the school community, according to them. Despite acting as a link between the needs of the community and the Municipal Department of Education, as mid- level bureaucrats, these managers have limited actions in the implementation of public educational policies, but with recognized importance in their role relative to their professional performance. It is hoped, through the results obtained with this study, to give visibility to the management of early childhood education, to disturb and, if possible, affect ways of thinking about the organizational policies of these institutions that are committed to the quality of this educational stage.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18741
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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