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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18972
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Memórias de vivências: meu encontro entre tempos e saberes no terreiro ilé àse omode títàn na baixada fluminense |
Autor(es): | Silva, Monique Rodrigues da |
Orientador(a): | Valle, Arthur Gomes |
Primeiro membro da banca: | Valle, Arthur Gomes |
Segundo membro da banca: | Oliveira, Otair Fernandes de |
Terceiro membro da banca: | Silva, Alessandra Pio |
Palavras-chave: | Baixada Fluminense;Candomblé;Memória Afro-Brasileira;Afro-Brazilian Memory |
Área(s) do CNPq: | Sociologia |
Idioma: | por |
Data do documento: | 1-Mar-2023 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
Citação: | SILVA, Monique Rodrigues da. Memórias de vivências: meu encontro entre tempos e saberes no terreiro ilé àse omode títàn na baixada fluminense. 2023. 109 f. Dissertação (Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade) - Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2023. |
Resumo: | A experiência coletiva vivenciada pelo Candomblé como uma prática sociocultural sempre foi uma das questões mais emblemáticas na luta de praticantes dessa religiosidade, no que corresponde à legitimação e liberdade pelo existir como direito social. No Brasil, a escravidão de africanos trouxe consigo particularidades muito específicas quando nos aprofundamos na questão da diversidade como um ponto de vista, que se reflete em inúmeras demandas, inclusive mediadas historicamente. A cultura brasileira é formulada de lacunas e apagamentos que escondem a experiência africana e afrodescendente na história do Brasil, mas que ainda resistem na memória coletiva dos terreiros de religião de Matriz Africana. Neste celeiro de acontecimentos e ressignificações juntamos o contexto do território da Baixada Fluminense, igualmente diverso e amplo, cercado por conflitos que atravessam a história cultural da formação social deste país, uma vez que estas histórias se repetem em bairros e periferias de todo Brasil, que também abrigam histórias sobre o Candomblé como experiência coletiva e manutenção das práticas das populações afrodescendentes. Desta maneira, memória, história e identidade fazem parte de um legado onde o patrimônio, a cultura e a sociedade se encontram para debater formas de existir e reafirmar os valores humanos refeitos tendo as religiosidades como centralidade. E, são esses conceitos: Patrimônio, Cultura e Sociedade, que organizados na estrutura do mestrado despertam meu interesse no campo dos estudos contemporâneos, onde costuro junto ao Ilé Àṣẹ Ọmọdẹ Títàn , um terreiro de Candomblé Ketu, fundado em 1989 no bairro de Palmares, Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, que segundo consta a narrativa oral, é o primeiro terreiro naquele local, e une valores fundantes das sociabilidades afro brasileiras. Por meio de uma reflexão crítica acerca dos saberes que esses espaços praticam em seu cotidiano, que são negligenciados e marginalizados pela estrutura dominante, caminho entre tempos para apontar passos de uma história em constante refazimento. |
Abstract: | The collective experience experienced by Candomblé as a sociocultural practice has always been one of the most emblematic issues in the struggle of practitioners of this religiosity, in terms of legitimacy and freedom to exist as a social right. In Brazil, the enslavement of Africans brought with it very specific particularities when we delve into the issue of diversity as a point of view, which is reflected in numerous demands, including historically mediated ones. Brazilian culture is made up of gaps and erasures that hide the African and Afro-descendant experience in the history of Brazil, but which still resist in the collective memory of the religious sacred space of the African Matrix. In this barn of events and resignifications, we join the context of the Baixada Fluminense territory, equally diverse and wide, surrounded by conflicts that cross the cultural history of the social formation of this country, since these histories are repeated in neighborhoods and peripheries throughout Brazil, which they also contain stories about Candomblé as a collective experience and the maintenance of practices by Afro-descendant populations. In this way, memory, history and identity are part of a legacy where heritage, culture and society meet to discuss ways of existing and reaffirm human values rebuilt with religiosity as a centrality. And, it is these concepts: Heritage, Culture and Society, which, organized in the structure of the master's degree, awaken my interest in the field of contemporary studies, where I sew together with the Ilé Àṣẹ Ọmọdẹ Títàn , a Candomblé Ketu , founded in 1989 in the Palmares neighborhood, Nova Iguaçu, Baixada Fluminense, which according to the oral narrative, is the first sacred space in that location, and unites founding values of Afro-Brazilian sociability. Through a critical reflection on the knowledge that these spaces practice in their daily lives, which are neglected and marginalized by the dominant structure, I walk through times to point out steps of a history in constant remaking. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/18972 |
Aparece nas coleções: | Mestrado em Patrimônio, Cultura e Sociedade |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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