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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19190
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O racismo religioso como produtor de territórios: Uma análise sobre ataques aos templos de Candomblé em Duque de Caxias/RJ |
Other Titles: | Religious racism as a producer of territories: An analysis of attacks on Candomblé temples in Duque de Caxias/RJ |
Authors: | Barbosa, Artur da Silva |
Orientador(a): | Rocha, André Santos da |
Primeiro membro da banca: | Rocha, André Santos da |
Segundo membro da banca: | Santos, Miriam |
Terceiro membro da banca: | Bezerra, Nielson Rosa |
Quarto membro da banca: | Castro, Flávia Lages de |
Keywords: | Racismo religioso;Território;Duque de Caxias/RJ;Terreiro;Pentecostal;Religious racism;Territory |
Área(s) do CNPq: | Educação Geografia |
Idioma: | por |
Issue Date: | 14-May-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu Instituto de Geociências |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Geografia |
Citation: | BARBOSA, Artur da Silva. O racismo religioso como produtor de territórios: uma análise sobre ataques aos templos de Candomblé em Duque de Caxias/RJ. 2024. 114 f. Dissertação (Mestrado em Geografia). Instituto de Geociências, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024. |
Abstract: | Os debates referentes a racialidade e as disputas territoriais avançam nos espaços acadêmicos. Com vista a somar as trincheiras contra o colonialismo que buscou territorializar consciências e terras, utilizamos da digressão histórica, no capítulo 1, para por luz ao que na escuridão dos séculos se escondem. Assim, nessa primeira parte, os meios percorridos foram uma pesquisa bibliográfica. Em continuidade, no Capítulo 2, temos um apanhado geral de alguns conflitos religiosos que ocorreram em Duque de Caxias/RJ e em municípios vizinhos. Para tanto, entrevistas foram feitas com uma liderança candomblecista, a saber, o Ogã Leonardo, do Terreiro Ile Ase Omiojuaro. Por fim, no Capitulo 3, temos um estudo mais próximo de nosso recorte espacial, qual seja, o ataque direcionado ao Terreiro Kwe Ceja Gbé, no Bairro de Imabiê, no município supracitado. Nesse ponto, duas entrevistas foram aplicadas a sacerdotisa deste templo, além de idas ao campo. Em suma, esta dissertação objetiva, em sentido mais amplo, apresentar a potencialidade que o Racismo Religioso tem para construir territórios. Nesse sentido, valendo-nos do fato de que a cidade de Duque de Caxias, no Estado do Rio de Janeiro, concentrou no ano em questão o maior índice de preconceito religioso da Baixada Fluminense, escolhemos um terreiro deste município para embasarmos, numa realidade prática, a nossa afirmativa, qual seja, a de que o racismo religioso constrói territórios. Para tanto, uma pesquisa de caráter exploratório, somada a bibliografias que norteavam o nosso fazer acadêmico, uniu-se a entrevistas semi estruturadas, aplicada em campo. Todavia, no decorrer do texto, não somente o ataque ocorrido neste terreiro, qual seja, o Kwe Ceja Gbé, da sacerdotisa conceição de Olissa, mas uma trama desde o período colonial, de maneira sucinta, é desvelada em todo o corpo textual, onde um processo de epistemicídio ao saber ancestral negro é empreendido até chegarmos aos ataques que vemos aos terreiros de candomblés. O resultado que chegamos não findam o debate, mais ampliam a discussão, pois, concluímos, verdadeiramente, que o processo colonial confluiu para uma consciência que demonizou as praticas candomblecistas, que se mantém como verdadeiros quilombos, ou seja, espaços de resistências da cultura negra. |
Abstract: | Debates regarding raciality and territorial disputes are advancing in academic spaces. With a view to adding to the trenches against colonialism that sought to territorialize consciences and lands, we use the historical digression, in chapter 1, to shed light on what is hidden in the darkness of centuries. Thus, in this first part, the means taken were bibliographical research. Continuing, in Chapter 2, we have an overview of some religious conflicts that occurred in Duque de Caxias/RJ and in neighboring municipalities. To this end, interviews were carried out with a Candomblé leader, namely Ogã Leonardo, from Terreiro Ile Ase Omiojuaro. Finally, in Chapter 3, we have a study closer to our spatial focus, that is, the attack directed at Terreiro Kwe Ceja Gbé, in the neighborhood of Imabiê, in the aforementioned municipality, at this point, two interviews were carried out with the priestess of this temple, as well as trips to the countryside. In short, this dissertation aims, in a broader sense, to present the potential that Religious Racism has to build territories. In this sense points out, the city of Duque de Caxias, in the State of Rio de Janeiro, had the highest rate of religious prejudice in Baixada Fluminense in the year in question, We chose a terreiro in this municipality to base our statement on a practical reality, namely that religious racism builds territories. To this end, exploratory research, combined with bibliographies that guided our academic work, was combined with semi-structured interviews, applied in the field. However, throughout the text, not only the attack that occurred in this terreiro, that is, the Kwe Ceja Gbé, of the priestess Conceição de Olissa, but a plot from the colonial period, in a succinct way, is revealed throughout the textual body, where a process of epistemicide against black ancestral knowledge is undertaken until we reach the attacks we see on Candomblé terreiros. The results we arrived at do not end the debate, but rather broaden the discussion, as we truly conclude that the colonial process led to a consciousness that demonized Candomblé practices, which remain true quilombos, that is, spaces of resistance of black culture. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19190 |
Appears in Collections: | Mestrado em Geografia |
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2024 - Artur da Silva Barbosa.Pdf | 3.56 MB | Adobe PDF | View/Open |
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