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Tipo do documento: Dissertação
Título: Turismo de base comunitária: a experiência da Rede Nhandereko na promoção de arranjos socioprodutivos comunitários
Otros títulos: Community-based tourism. The experience of the Nhandereko Network in promoting socioproductive community arrangements
Autor: Santiago, Augusto Marcos de Oliveira
Orientador(a): Abboud, Antonio Carlos de Souza
Primeiro membro da banca: Abboud, Antonio Carlos de Souza
Segundo membro da banca: Dias, Anelise
Terceiro membro da banca: Strauch, Guilherme de Freitas Ewald
Palabras clave: Agroecologia;Partilha;Desenvolvimento local;Arranjos socioprodutivos;socio-productive arrangements;Community-based tourism;Agroecology;Share;Local development
Área(s) do CNPq: Agronomia
Idioma: por
Fecha de publicación: 23-ene-2024
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Orgânica
Citación: SANTIAGO, Augusto Marcos de Oliveira. Turismo de base comunitária: a experiência da Rede Nhandereko na promoção de arranjos socioprodutivos comunitários. 2023. 85 f. Dissertação (Mestrado em Agricultura Orgânica). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumen: O turismo de base comunitária (TBC) tem se mostrado importante ferramenta para a promoção do desenvolvimento local em comunidades tradicionais e camponesas. Sua implementação está baseada na valorização da identidade e cultura local, que são compartilhadas em vivências que para sua realização requerem a articulação de complexos arranjos socioprodutivos locais, envolvendo empreendimentos e trabalhadores. Essa dissertação, executada na forma de um estudo de caso, apresenta experiências do autor como observador participante, em trabalhos realizados junto à Rede Nhandereko de Turismo de Base Comunitária, na cidade de Paraty, no Rio de Janeiro, entre os anos de 2015 e 2023. Seu objetivo foi o de levantar elementos sobre a relevância do TBC para o desenvolvimento socioeconômico da Comunidade Quilombola do Campinho da Independência e descrever a metodologia da Partilha, adaptada e experimentada no período, como estratégia para promoção de arranjos socioprodutivos locais, com governança e protagonismo comunitário. A metodologia da Partilha é uma estratégia de valorização dos saberes locais, promoção de intercâmbio de experiências e desenvolvimento de habilidades de forma participativa. Promovendo a qualificação das estratégias de roteirização e precificação, bem como a validação das iniciativas por outras comunidades parceiras. A metodologia se mostrou capaz de valorizar os vínculos entre as comunidades envolvidas, promover a articulação de uma Rede de iniciativas comunitárias de turismo e, ao mesmo tempo, promover engajamento comunitário interno. O conjunto de ferramentas que compõem essa metodologia, como adotada pela Rede Nhandereko, se mostrou uma estratégia adequada para promover o desenvolvimento econômico e social das comunidades assessoradas.
Abstract: Community-based tourism (CBT) has proven to be an important tool for promoting local development in traditional and peasant communities. Its implementation is based on the valorization of local identity and culture, which are shared in experiences that, for their realization, require the articulation of complex local socio-productive arrangements, involving unique enterprises and workers. This dissertation, carried out in the form of a case study, presents the author's experiences as a participant observer, in work carried out with the Nhandereko Community-Based Tourism Network, in the city of Paraty, in Rio de Janeiro, between the years 2015 and 2023. Its objective was to raise elements about the relevance of TBC for the socioeconomic development of the Quilombola Community of Campinho da Independência and to describe the Sharing methodology, adapted and experimented in the period, as a strategy for promoting local socio-productive arrangements, with governance and community protagonism. The Sharing methodology is a strategy for valuing local knowledge, promoting the exchange of experiences and developing skills in a participatory manner. Promoting the qualification of routing and pricing strategies, as well as the validation of initiatives by other partner communities. The methodology proved capable of valuing the links between the communities involved, promoting the articulation of a Network of community tourism initiatives and, at the same time, promoting internal community engagement. The set of tools that make up this methodology, as adopted by the Nhandereko Network, proved to be a suitable strategy for use in local communities in order to promote their economic and social development.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19191
Aparece en las colecciones:Mestrado em Agricultura Orgânica

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