Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19241
Tipo do documento: Dissertação
Título: Mapeamento de pesquisas envolvendo Etnomatemática na educação de jovens e adultos
Título(s) alternativo(s): Mapping of research involving Ethnomathematics in young and adult’s education
Autor(es): Silva, Débora Marques da
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro coorientador: Forte, Vinícius Leal do
Primeiro membro da banca: Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Segundo membro da banca: Barbosa, Aline Maurício
Terceiro membro da banca: Mattos, Sandra Maria Nascimento de
Palavras-chave: Etnomatemática;Educação de Jovens e Adultos (EJA);Produto Educacional;Ensino de Matemática;Ethnomathematics;Youth and Adult Education (EJA);Educational Product;Mathematics Teaching
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 26-Fev-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: SILVA, Débora Marques da. Mapeamento de pesquisas envolvendo Etnomatemática na educação de jovens e adultos. 2024. 120 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumo: Este trabalho tem como objetivo mapear e analisar tendências temáticas e metodológicas da pesquisa brasileira do ensino da matemática no contexto da Etnomatemática na modalidade de ensino Educação de Jovens e Adultos (EJA), bem como contribuir para as práticas educacionais e para futuras pesquisas nesse contexto. Trata-se de uma pesquisa bibliográfica com uma abordagem qualitativa, tendo como material de análise catorze dissertações relacionadas ao objeto de estudo, defendidas no Brasil, no período de 2007 a 2022, disponíveis no banco de dados bibliográficos da biblioteca digital brasileira de teses e dissertações (BDTD) utilizando os descritores “Etnomatemática e EJA”. A partir da análise dos resumos destes materiais foram adotadas seis categorias: Contexto profissional (4); Saberes cotidianos (3); Análise de produção científica(1); Currículo de matemática (1); Contextualização (2); Práticas de numeramento(2); Jogos(1). A análise das pesquisas nos mostrou a importância das discussões da Etnomatemática estarem presentes na Educação. Além disso a pesquisa revelou que os professores têm adotado a Etnomatemática na modalidade da EJA em sua prática pedagógica entendendo a relevância de contextualizar o ensino da matemática por meio dos saberes dos alunos. Pela diversidade de possibilidades, as pesquisas evidenciam o caráter dinâmico e abrangente do Programa da Etnomatemática, contribuindo para o seu desenvolvimento. O produto educacional desenvolvido como parte desta dissertação trata-se de um guia didático com proposições aos docentes para a elaboração de atividades matemáticas no viés Etnomatemático para jovens e adultos do Ensino Fundamental e Médio da EJA. Essa pesquisa reitera a importância e a necessidade da continuidade e aprofundamento dos estudos neste campo, com o propósito de gerar conhecimentos que capacitem os educadores e professores responsáveis pelo ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos a conduzirem de maneira eficaz suas práticas pedagógicas atendendo às particularidades socioculturais dos educandos.
Abstract: This academic work aims to map and analyze thematic and methodological trends in Brazilian research on mathematics teaching in the context of Ethnomathematics in the Youth and Adult Education (EJA) teaching modality, as well as contributing to educational practices and future research in this context. This is a bibliografic research with a qualitative approach, taking into consideration an analysis material from 14 dissertations related to the object of study, defended in Brazil, from 2007 to 2022, available in the bibliographic database from Brazilian’s digital library of theses and dissertations (BDTD) using the descriptors “Ethnomathematics and EJA”. From the analysis of the summaries of these materials, six categories were adopted: Professional context (4); Everyday knowledge (3); Analysis of scientific production(1); Mathematics curriculum (1); Contextualization (3); Numeracy practices(2); Games(1). The analysis of the research showed us the importance of Ethnomathematics discussions being inserted in Education. Furthermore, the research revealed that teachers have been adopting Ethnomathematics in the EJA modality in their pedagogical practice,they really understand the relevance of contextualizing the teaching of mathematics through the students' knowledge. Due to the diversity of possibilities, the surveys highlight the dynamic and comprehensive nature of the Ethnomathematics Program, contributing to its development. The educational product developed as part of this dissertation is a collection of activities carried out from the researches analyzed for EJA,based on Ethnomathematics. This research reiterates the importance and necessity of keeping the continuity and deepening of studies in this field, with the purpose of generating knowledge that enables educators and teachers responsible for teaching Mathematics in Youth and Adult Education to effectively conduct their pedagogical practices, taking into account the sociocultural particularities of students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19241
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024 - Débora Marques da Silva.Pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.