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Tipo do documento: Dissertação
Título: Interfaces entre educação física escolar, imagem corporal e Base Nacional Comum Curricular
Otros títulos: Interfaces between school physical education, body image and the National Curricular Common Base
Autor: Almeida, Vitor Alexandre Rabelo de
Orientador(a): Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Primeiro membro da banca: Morgado, Fabiane Frota da Rocha
Segundo membro da banca: Martins, Rodrigo Lema Del Rio
Terceiro membro da banca: Amaral, Ana Carolina Soares
Palabras clave: Educação Física;Formação de professores;BNCC;Professores;Currículo;Physical Education;Teacher training;Teachers;Curriculum
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 1-ago-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: ALMEIDA, Vitor Alexandre Rabelo de. Interfaces entre educação física escolar, imagem corporal e Base Nacional Comum Curricular. 2023. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) – Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumen: Introdução: A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é o atual documento balizador da educação nacional. Dentre as áreas do conhecimento abordadas neste documento, a Educação Física se destaca como componente curricular que objetiva mobilizar competências e conhecimentos por meio do corpo em movimento. Ao passo que a Educação Física foi vinculada à área de Linguagens, importantes modificações puderam ser observadas. Concomitante a estas, um aspecto que é destacado nesta investigação é a imagem corporal. Todavia, há uma lacuna na literatura acerca do conhecimento das interfaces entre a Educação Física Escolar, imagem corporal e BNCC, tanto em uma perspectiva teórica, quanto no que diz respeito a percepções de professores(as) de Educação Física Escolar. Objetivo: Analisar as interfaces entre a Educação Física Escolar, imagem corporal e BNCC, considerando tanto o conteúdo descrito no documento, quanto o conteúdo da fala de professores(as) de Educação Física Escolar. Método: Trata-se de uma pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória. A pesquisa fora realizada em duas etapas: etapa 01: análise documental do componente curricular Educação Física na BNCC sob perspectiva da imagem corporal; etapa 02 – com a voz, professores(as) de Educação Física Escolar sobre as interfaces entre BNCC, imagem corporal e Educação Física. Na etapa 2, foram realizadas quatro sessões de grupos focais on-line, que contaram com a participação de 30 professores(as) de Educação Física Escolar. Esses(as) declararam atuar há pelo menos um ano no Ensino Fundamental e tinham média de idade de 38,8 anos (DP=8,4). A seleção dos(as) participantes foi definida por conveniência e se deu de forma voluntária após a assinatura do Termo de Consentimento Livre Esclarecido (TCLE). Resultados e discussão: Na etapa 01, identificou-se que o termo “imagem corporal” não se encontra em todo documento. Também foi possível constatar que a BNCC estabelece relação limitada e superficial com a temática da imagem corporal e construtos correlatos, além de não considerar a abordagem complexa, multifacetada e dinâmica do construto. Na etapa 02, os(as) professores(as) apresentaram um cenário importante de ser discutido. Reportaram que já tiveram contato com a temática da imagem corporal ao longo da trajetória acadêmica e profissional e que conhecem os conteúdos da BNCC. Todavia, apresentaram uma série de resultados divergentes e concepções que pouco se referem à literatura da área. Em contraponto, percebeu-se uma minoria de participantes atenta às questões relacionadas ao construto. Conclusão: A partir desse estudo, foi possível analisar as interfaces entre BNCC, imagem corporal e Educação Física Escolar. As interfaces se encontram, ainda que de maneira superficial, na centralidade dada ao corpo e às práticas corporais enquanto meio de se desenvolver a imagem corpora. Espera-se contribuir para o conhecimento mais abrangente sobre o currículo da Educação Física na Educação Básica, no que diz respeito ao conteúdo da imagem corporal, de modo a subsidiar políticas públicas e ações pedagógicas mais assertivas e consistentes com uma formação pautada na formação plena e integrada da identidade corporal.
Abstract: Introduction: The Base Nacional Comum Curricular (BNCC) is the current guiding document for national education in Brazil. Among the areas of knowledge addressed in this document, Physical Education stands out as a curriculum component that aims to mobilize competencies and knowledge through the body in motion. As Physical Education has been linked to the field of Languages, significant modifications have been observed. Concurrently, an aspect highlighted in this investigation is body image. However, there is a gap in the literature regarding the understanding of the interfaces between School Physical Education, body image, and BNCC, both from a theoretical perspective and in terms of the perceptions of Physical Education teachers. Aim: To analyze the interfaces between School Physical Education, body image, and BNCC, considering both the content described in the document and the content derived from the speech of Physical Education teachers. Method: This is a qualitative, descriptive, and exploratory research. The research was conducted in two stages: Stage 1 - Document analysis of the Physical Education curriculum component in the BNCC from the perspective of body image; Stage 2 - Through the voice of Physical Education teachers, discussing the interfaces between BNCC, body image, and Physical Education. In Stage 2, four online focus group sessions were conducted, involving 30 School Physical Education teachers. These teachers declared to have been working for at least one year in elementary education, with an average age of 38.8 years (SD=8.4). Participant selection was convenience-based and voluntary after signing the Informed Consent Form (ICF). Results and discussion: In Stage 1, it was identified that the term "body image" is not present throughout the document. It was also noted that the BNCC establishes limited and superficial relationships with the theme of body image and related constructs, and does not consider the complex, multifaceted, and dynamic nature of the construct. In Stage 2, the teachers presented an important scenario for discussion. They reported having been exposed to the theme of body image throughout their academic and professional trajectory and claimed to be familiar with the content of the BNCC. However, they presented a series of divergent results and conceptions that have little reference to the literature in the field. On the other hand, a minority of participants demonstrated attentiveness to issues related to the construct. Conclusion: This study contributes to a more comprehensive understanding of the Physical Education curriculum in Basic Education, particularly regarding the content of body image, in order to support more effective public policies and pedagogical actions that are consistent with a formation focused on the comprehensive and integrated development of bodily identity.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19321
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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