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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19322
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Influências da liderança na cultura de segurança em laboratórios de um Instituto Federal de Educação |
Autor(es): | Silva, Wellyngton Thiago Novaes da |
Orientador(a): | Cova, Marcia Cristina Rodrigues |
Primeiro membro da banca: | Cova, Márcia Cristina Rodrigues |
Segundo membro da banca: | Domingues Junior, Paulo Lourenço |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Victor Cláudio Paradela |
Palavras-chave: | cultura de segurança;maturidade da cultura de segurança;liderança transformacional;Instituto Federal de Educação;work safety;transformational leadership;safety culture;Federal Institute of Education |
Área(s) do CNPq: | Administração Administração |
Idioma: | por |
Data do documento: | 15-Mai-2023 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Sociais Aplicadas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia |
Citação: | SILVA, Wellyngton Thiago Novaes da. Influências da liderança na cultura de segurança em laboratórios de um Instituto Federal de Educação. 2023. 147 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
Resumo: | A cultura de segurança é considerada uma importante estratégia adotada pelas organizações com vistas a estabelecer ambientes laborais seguros e isentos de riscos desnecessários à saúde e integridade física dos trabalhadores. A implementação da cultura de segurança pode estar associada à redução de incidentes ocupacionais, à implementação de indicadores de segurança do trabalho e ao aprimoramento das relações interpessoais entre liderança e colaboradores. A liderança assume um papel preponderante na construção e modificação da cultura de segurança, destacando-se as buscas pela aquisição das habilidades do líder transformacional para motivar seus subordinados a alcançar resultados excepcionais e sustentáveis. Todavia, apesar dos benefícios decorrentes da cultura de segurança, instituições públicas de ensino do Brasil frequentemente apresentam-se no estágio inicial dessa cultura, denominado patológico. Diante desse cenário, essa dissertação apresentou como objetivo geral analisar como o líder pode contribuir para a progressão nos estágios de maturidade da cultura de segurança nos laboratórios de um instituto federal de educação. Caracteriza-se a pesquisa como descritiva, de natureza aplicada e de abordagem qualitativa. Utilizou-se da pesquisa bibliográfica e do estudo de caso como procedimentos. A coleta de dados se deu por meio de entrevistas, tendo como instrumento de investigação o questionário. A análise de dados foi realizada com base na técnica de análise de conteúdo para examinar as entrevistas e com base na estatística descritiva visando coletar informações qualitativas. Os resultados foram triangulados com os achados dos questionários, entrevistas e literatura científica. Os resultados indicam que na percepção da equipe laboratorista a maturidade da cultura de segurança encontra-se no estágio patológico (47%) e na percepção das equipes laboratorista e administrativa o perfil de liderança predominante é o transformacional. Os gestores concordam com a equipe laboratorista e consideram que a maturidade da cultura de segurança está no estágio patológico, em contra partida, os chefes de departamento não consideram possuir mais características transformacionais, mas transacionais e/ou passivo/evitativo. Desenvolveu-se como produto tecnológico um Relatório Técnico Conclusivo, onde é apresentado um diagnóstico da Instituição e são propostas ações de aprimoramento de liderança e um plano de ação baseado nas estratégias de cultura de segurança. Este Relatório oferece fundamentos teóricos e empíricos que podem auxiliar os chefes de departamento na evolução do estágio de maturidade da cultura de segurança dos laboratórios. |
Abstract: | Safety culture is considered an important strategy adopted by organizations with a view to establishing safe working environments, free of unnecessary risks to the health and physical integrity of workers. The implementation of safety culture can be associated with the reduction of occupational incidents, the implementation of occupational safety indicators, and the improvement of interpersonal relations between leadership and employees. Leadership plays a key role in building and modifying safety culture, with an emphasis on the acquisition of transformational leader skills to motivate subordinates to achieve exceptional and sustainable results. However, despite the benefits derived from safety culture, public educational institutions in Brazil often present themselves in the initial stage of this culture, called pathological. In this scenario, this dissertation presented as a general objective to analyze how the leader can contribute to the progression in the stages of maturity of the safety culture in the laboratories of a federal institute of education. The research is characterized as descriptive, of an applied nature, and qualitative in approach. It was used the bibliographic research and the case study as procedures. The data were collected through interviews, using a questionnaire as a research tool. The data analysis was performed based on the content analysis technique to examine the interviews and based on descriptive statistics to collect qualitative information. The results were triangulated with the findings of the questionnaires, interviews, and scientific literature. The results indicate that in the perception of the laboratory team the maturity of the safety culture is in the pathological stage (47%) and in the perception of the laboratory and administrative teams the predominant leadership profile is the transformational one. The managers agree with the laboratory team and consider that the maturity of the safety culture is in the pathological stage. On the other hand, the department heads do not consider that they have more transformational characteristics, but transactional and/or passive/avoidant characteristics. As a technological product, a Technical Conclusive Report was developed, presenting a diagnosis of the institution and proposing leadership improvement actions and an action plan based on safety culture strategies. This report offers theoretical and empirical foundations that can help department heads in the evolution of the maturity stage of the laboratories' safety culture. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19322 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia |
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