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Tipo do documento: Dissertação
Título: Inteligência emocional na hotelaria carioca: estratégias para o aprimoramento do setor de recursos humanos do Hotel X.
Título(s) alternativo(s): Emotional intelligence in hotels in Rio de Janeiro: strategies to improve the human resources sector of Hotel X
Autor(es): Felício, Elisy Silva
Orientador(a): Santos, Rodrigo Amado dos
Primeiro membro da banca: Santos, Rodrigo Amado dos
Segundo membro da banca: Drumond e Castro, Maria Cristina
Terceiro membro da banca: Lopez, Mariana Pires Vidal
Quarto membro da banca: Soares, Carlos Alberto Lidizia
Palavras-chave: Gestão Hoteleira;Inteligência Emocional;Recursos Humanos;Clima Organizacional;Hotel Management;Emotional Intelligence;Human Resources;Organizational Climate
Área(s) do CNPq: Administração
Administração
Idioma: por
Data do documento: 21-Jun-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citação: FELÍCIO, Elisy Silva. Inteligência emocional na hotelaria carioca: estratégias para o aprimoramento do setor de recursos humanos do Hotel X. 2024. 177 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia, Seropédica-RJ, 2024.
Resumo: O capital humano é o ativo mais importante de um empreendimento hoteleiro, pois cabe a ele a responsabilidade de não só executar os serviços hospitaleiros, como também assegurar que estes serão assertivos o bastante para agregar, positivamente, à imagem do empreendimento e à experiência turística do visitante. A questão, no entanto, está na pressão laboral que se forma junto a estas incumbências, fazendo com que o esgotamento físico e emocional se torne característica marcante no cotidiano destes trabalhadores, em especial aos lotados no nível operacional. Em vista disto, pesquisadores vêm realizando estudos sob o intuito de fornecer, aos setores de recursos humanos (RH) destes espaços, estratégias de gestão que contribuam com a diminuição de tais problemáticas. Neste contexto, entre os conceitos da psicologia organizacional utilizados para a prospecção de modelos de gestão eficazes ao bem-estar dos trabalhadores, observa-se que a Inteligência Emocional (IE), apesar de desempenhar um papel significativo na estabilidade emocional do indivíduo por meio de seus 5 elementos-chave (autoconhecimento, autocontrole, motivação, empatia e habilidades sociais), ainda é pouco explorada nas organizações hoteleiras. Dito isto, trazendo avanços significativos tanto para a literatura acadêmica e para a rotina laboral dos hoteleiros, pontua-se que esta pesquisa se estruturou graças à participação de um hotel carioca de médio porte, possibilitando o alcance do seguinte objetivo: desenvolver estratégias que estimulem os elementos-chave da Inteligência Emocional na rotina dos trabalhadores do Hotel X, propiciando melhorias ao clima organizacional, à produtividade e ao bem-estar de sua equipe. Diante de uma metodologia de natureza qualitativa, alinhada às percepções exploratórias e explicativas, foram realizados 2 conjuntos de entrevistas. O primeiro conjunto contou com a participação da gerente de recursos humanos do hotel investigado, tendo como intuito analisar as políticas de gestão existentes no local e identificar, a partir dos discursos apresentados e das análises in loco, possíveis lacunas presentes e os potenciais elementos-chaves afetados. Concernente ao segundo conjunto, salienta-se que este esteve voltado para os trabalhadores atuantes no nível operacional do hotel, a fim de contrapor suas percepções sobre as que foram pautadas pelo gerente. Para ambas entrevistas, seus roteiros seguiram as seguintes categorias de análise: relacionamento trabalhador x superior; organização participativa x não participativa; promoção; confraternização e outros eventos informais; auxílio psicológico; dinâmicas voltadas para diversidade; treinamentos (técnico, comportamental, motivacional e de integração); e adequação da infraestrutura local. De posse dos dados obtidos, foi possível observar, com o auxílio da análise de Bardin, lacunas como: maior frequência de recrutamento externo; problemas na comunicação interna; carência de treinamentos; ausência de dinâmicas com foco na diversidade; e divergências quanto à regularidade que confraternizações e outros eventos informais são feitos. Visto que todos os elementos-chave que fomentam a Inteligência Emocional dos trabalhadores poderiam estar sendo afetados, foram sugeridas estratégicas para cada categoria estudada, como: novo quadro de treinamentos; incentivo à participação da equipe na contribuição de propostas e feedbacks voltados para o aprimoramento organizacional, estrutural e pessoal do hotel; aumento da frequência de reuniões com os chefes dos demais setores para discutirem sobre a qualidade de vida no trabalho e a IE de cada membro; entre outros. Quanto ao produto tecnológico elaborado nesta dissertação, fora estruturado um relatório técnico conclusivo capaz de expor os diagnósticos, os resultados encontrados e as propostas recomendadas para minimizar os efeitos negativos encontrados na relação temática e objeto investigados. Das conclusões extraídas nesta pesquisa, ficou evidente que apesar do Hotel X apresentar pontos positivos como feedbacks favoráveis em plataformas de viagem, um setor de recursos humanos preocupado com a saúde mental da equipe, uma infraestrutura local adequada para o bem-estar físico dos trabalhadores e relações interpessoais saudáveis entre diferentes setores e hierarquias, existem lacunas que precisam ser contornadas, pois estão, bem como exposto no desenvolvimento desta dissertação, estreitamente relacionadas aos 5 elementos-chave da Inteligência Emocional.
Abstract: Human capital is the most important asset of a hotel enterprise, as it is responsible for not only executing hospitable services, but also ensuring that they are assertive enough to positively add to the image of the enterprise and the tourist experience of the hotel. The issue, however, lies in the work pressure that arises along with these tasks, making physical and emotional exhaustion a notable feature in the daily lives of these workers, especially those working at the operational level. Given this, researchers have been carrying out studies to provide the human resources (HR) sectors of these spaces with management strategies that contribute to the reduction of such problems. In this context, among the concepts of organizational psychology used to search for effective management models for workers' well-being, it is observed that Emotional Intelligence (EI), despite playing a significant role in the individual's emotional stability through its 5 key elements (self-knowledge, self-control, motivation, empathy and social skills), is still little explored in hotel organizations. Having said that, bringing significant advances both to academic literature and to the work routine of hoteliers, it is noted that this research was structured thanks to the participation of a medium-sized Rio hotel, enabling the achievement of the following objective: developing strategies that stimulate key elements of Emotional Intelligence in the routine of Hotel X workers, providing improvements to the organizational climate, productivity and well-being of its team. Using a qualitative methodology, aligned with exploratory and explanatory perceptions, 2 sets of interviews were carried out. The first set included the participation of the human resources manager of the hotel investigated, with the aim of analyzing the existing management policies at the location and identifying, based on the speeches presented and on-site analyses, possible gaps present and potential key elements. affected. Concerning the second set, it is noteworthy that this was aimed at workers working at the hotel's operational level, in order to contrast their perceptions with those guided by the manager. For both interviews, their scripts followed the following categories of analysis: worker x superior relationship; participatory x non-participatory organization; promotion; get-togethers and other informal events; psychological assistance; dynamics focused on diversity; training (technical, behavioral, motivational and integration); and adequacy of local infrastructure. With the data obtained, it was possible to observe, with the help of Bardin's analysis, gaps such as: greater frequency of external recruitment; problems in internal communication; lack of training; lack of dynamics focused on diversity; and disagreements regarding the regularity with which get-togethers and other informal events are held. Since all the key elements that promote workers' Emotional Intelligence could be affected, strategies were suggested for each category studied, such as: new training framework; encouraging team participation in contributing proposals and feedback aimed at the organizational, structural and personal improvement of the hotel; increased frequency of meetings with heads of other sectors to discuss the quality of life at work and the EI of each member; between others. As for the technological product prepared in this dissertation, a conclusive technical report was structured capable of exposing the diagnoses, the results found and the recommended proposals to minimize the negative effects found in the thematic relationship and object investigated. From the conclusions drawn in this research, it was evident that although Hotel healthy interpersonal relationships between different sectors and hierarchies, there are gaps that need to be overcome, as they are, as exposed in the development of this dissertation, closely related to the 5 key elements of Emotional Intelligence.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19387
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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