Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19635
Tipo do documento: Dissertação
Title: Diagnóstico do uso de tecnologias da Agricultura 4.0 na pesquisa e produção agrícola no Sudoeste Goiano: Contributo para o ensino agrícola do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde
Other Titles: Diagnosis of the use of Industry 4.0 technologies in agricultural research and production in the Southwest of Goiás: Contribution to agricultural education at the Federal Institute of Goiás Campus Rio Verde
Authors: Martins, Hugo Moreira
Orientador(a): Marino, Tiago Badre
Primeiro membro da banca: Marino, Tiago Badre
Segundo membro da banca: Teixeira, Marconi Batista
Terceiro membro da banca: Mathias, Maria Augusta Siqueira
Keywords: Educação Agrícola;Agricultura 4.0;Tecnologias;Ensino;Agricultural Education;Agriculture 4.0;Technologies;Education
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 4-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: MARTINS, Hugo Moreira. Diagnóstico do uso de tecnologias da Agricultura 4.0 na pesquisa e produção agrícola no Sudoeste Goiano: Contributo para o ensino agrícola do Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde. 2024, 41 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.
Abstract: Este estudo foi realizado no Instituto Federal Goiano Campus Rio Verde com professores e coordenadores dos cursos de Agronomia e Técnico em Agropecuária, com pesquisadores, produtores rurais e empresários no Sudoeste Goiano, que atuam no mercado agrícola no ano de 2023. O objetivo principal foi realizar um levantamento sobre a abordagem teórica e prática das tecnologias da Agricultura 4.0 atualmente aplicadas no ensino em cursos de base agrícola do Campus Rio Verde do Instituto Federal Goiano. Usando a pesquisa qualitativa, o texto analisa e discute a utilização das tecnologias da agricultura 4.0 no ensino, tanto de forma prática quanto de forma teórica, fazendo uma análise do contexto atual tanto na pesquisa científica, no mercado produtivo, e buscando evidências da situação no ensino diante do uso dessas tecnologias em comparação à realidade do mercado. A partir da revisão de literatura, a pesquisa destaca a importância do avanço do ensino em direção às novas tecnologias principalmente no ensino agrícola. Os resultados obtidos mostram que o aprimoramento do ensino em relação à Agricultura 4.0 é essencial para preparar a próxima geração de profissionais agrícolas e promover o sucesso sustentável do setor. Isso requer a atualização do currículo, colaboração e integração entre todos os atores envolvidos, ênfase na pesquisa aplicada e a capacitação contínua dos professores. A pesquisa contribui para o campo da educação, especificamente para a área de ensino de ciências agrárias e os resultados obtidos abrem possibilidades para o desenvolvimento de novas pesquisas e trabalhos futuros.
Abstract: This study was conducted at the Federal Institute of Goiás Campus Rio Verde with teachers and coordinators from the Agronomy and Agricultural Technician courses, along with researchers, rural producers, and entrepreneurs in the Southwest of Goiás, who are active in the agricultural market in the year 2023. The main objective was to conduct a survey on the theoretical and practical approach of Industry 4.0 technologies currently applied in the education of agricultural base courses at the Campus Rio Verde of the Federal Institute of Goiás. Using qualitative research, the text analyzes and discusses the use of Industry 4.0 technologies in education, both in practical and theoretical terms, while examining the current context in scientific research, the productive market, and seeking evidence of the situation in education regarding the use of these technologies compared to the market reality. Through a literature review, the research emphasizes the importance of advancing education towards new technologies, especially in agricultural education. The results obtained show that improving education in relation to Industry 4.0 is essential to prepare the next generation of agricultural professionals and promote the sustainable success of the sector. This requires curriculum updates, collaboration and integration among all stakeholders, an emphasis on applied research, and ongoing teacher training. The research contributes to the field of education, specifically in the area of agricultural science education, and the results obtained open up possibilities for the development of new research and future work.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19635
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Hugo Moreira Martins.Pdf2.77 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.