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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19657
Tipo do documento: | Tese |
Title: | Direitos sexuais e reprodutivos e Paulo Freire: a emergência dos círculos ciberculturais |
Other Titles: | Sexual and reproductive rights and Paulo Freire: the emergence of the cybercultural circles |
Authors: | Eduardo, Janaína Rodrigues de Freitas Machado |
Orientador(a): | Santos, Edméa Oliveira dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Edméa Oliveira dos |
Segundo membro da banca: | Rodrigues, Fabiana de Moura Maia |
Terceiro membro da banca: | Ferreira, Maria da Conceição Alves |
Quarto membro da banca: | Fernandes, Tereza |
Quinto membro da banca: | Amante, Lúcia da Graça Cruz Domingues |
Keywords: | direitos sexuais e reprodutivos;educação freireana;ciberpesquisa-formação;feminismo interseccional;sexual and reproductive rights;Paulo Freire;research-formation in cyberculture;intersectional feminism |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 27-Feb-2024 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citation: | EDUARDO, Janaina Rodrigues de Freitas Machado. Direitos sexuais e reprodutivos e Paulo Freire: a emergência dos círculos ciberculturais. 2024. 370 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares). Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
Abstract: | Esta tese investigou a tessitura de conhecimentos de direitos sexuais e reprodutivos no cotidiano do Colégio Estadual Rio de Janeiro, em Volta Redonda/RJ. Participaram do estudo, estudantes matriculados no 1 º ao 3º ano do Ensino Médio e seus professores, entendidos neste trabalho, como praticantes culturais. Embora os direitos sexuais e reprodutivos sejam direitos humanos assegurados em documentos internacionais e na legislação nacional, eles ainda são alvo de inúmeras violações. O escopo teórico-epistemológico da pesquisa considerou as contribuições de Paulo Freire, bell hooks, Roberto Sidnei Macedo e Edméa Santos. Metodologicamente, este estudo qualitativo se fundamentou nos pressupostos da ciberpesquisaformação, em diálogo com a educação freireana e a teoria feminista interseccional, tendo como instrumentos o caderno de campo e as fichas-roteiro das conversas nos círculos ciberculturais. A busca de temas geradores e de pistas do interesse juvenil pela temática sexualidade no cotidiano escolar foram os fios condutores dos primeiros movimentos da pesquisa. Os círculos ciberculturais, dispositivo principal deste estudo, foram inspirados na ideia dos círculos de cultura desenvolvidos por Paulo Freire. O uso metodológico deste dispositivo formacional, de pesquisa e aprendizagemensino considerou o caráter dialógico e ético do pensamento freireano, tendo em vista a potencialidade das redes de conversações instituídas dentrcfora da escola. Nos círculos freireanos e ciberculturais, a mediação das conversas foi orientada pelas premissas da educação online. Os atos de currículo que mediamos no colégio e no digital em rede, possibilitaram a realização de nove encontros nos círculos freireanos e ciberculturais e materializaram-se em ( ciber)criações sobre a prevenção da violência patriarcal, da gravidez na adolescência e de Infecções Sexualmente Transmissíveis, como o HIV/ Aids, produzidas de modo coletivo e inventivo. As cocriações que emergiram dos dados produzidos na pesquisa (narrativas, produção de textos, zines, imagens, áudios, vídeos, etc.) foram tecidas, a partir do modo como os praticantes ressignificaram a proposta curricular oficial. A análise interpretativa da produção de dados nas experiências freireanas e ciberculturais que mediamos no colégio colocaram em evidência duas noções subsunçoras ou categorias analíticas: Educação Online e Docência Implicada e Ambiências F ormacionais Ciberfeministas, que de maneira sucinta, revelaram a importância da atuação docente na tessitura de atos de currículo de direitos sexuais e reprodutivos e a potência do ciberfeminismo na mediação de ambiências formacionais comprometidas com a educação não discriminatória, na escola e no ciberespaço. A reflexão sobre os achados da pesquisa também favoreceu a construção de indicadores para a formação de professores na perspectiva da educação não sexista, antirracista e antiLGBTQIAPN+fóbica. |
Abstract: | This thesis investigated the fabric of knowledge on sexual and reproductive rights in the daily life of Colégio Estadual Rio de Janeiro, in Volta Redonda/RJ. The study included students enrolled in the 1 st to 3rd year of high school and their teachers, understood in this work as cultural practitioners. Although sexual and reproductive rights are human rights guaranteed in intemational documents and national legislation, they are still the target of numerous violations. The theoretical-epistemological scope of the research considered the contributions of Paulo Freire, bell hooks, Nilda Alves, Edméa Santos and Roberto Sidnei Macedo. Methodologically, this qualitative study was based on the assumptions of Research-formation in cyberculture, in dialogue with the Freire's conception of education and Intersectional Feminist theory, using as instruments the field notebook and script sheets of conversations in cybercultural circles. The search for generating themes and clues for youth interest in sexuality in everyday school life were the threads that led the first movements of this research. Cybercultural circles, the main <levice of this study, were inspired by the idea of culture circles developed by Paulo Freire. The methodological use of this training, research and leaming-teaching <levice considered the dialogical and ethical character of Freire's thought, taking into account the potential of conversation networks established inside and outside the school. ln Freirean and cybercultural circles, the mediation of conversations was guided by the premises of online education. The curriculum acts mediated at school and digitally in the network, made it possible to hold nine meetings in Freirean and cybercultural circles and materialized in ( cyber)creations on the prevention of patriarchal violence, teenage pregnancy and Sexually Transmitted Infections, such as HIV/ AIDS, produced in a collective and inventive way. The co-creations that emerged from the data produced in the research (narratives, production of texts and fanzines, images, audios, vídeos, etc.) were woven together, based on the way in which practitioners gave new meaning to the official curricular proposal for leaming-teaching the topic covered. The interpretative analysis of the production of data produced in the Freirean and cybercultural experiences that we mediated at school highlighted two underlying notions or analytical categories: Online Education and Implicated Teaching and Cyberfeminist Formation Ambiences, which succinctly revealed the importance of teaching action in the fabric of sexual and reproductive rights curriculum acts and the power of cyberfeminism in mediating formation environments committed to non-discriminatory education, at school and in cyberspace. Reflection on the research findings also favored the construction of indicators for teacher formation from the perspective of non-sexist, anti-racist and anti-LGBTQIAPN+phobic education. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19657 |
Appears in Collections: | Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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