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Tipo do documento: Dissertação
Title: A formação de professores no Ensino Médio na modalidade Normal: experiências inclusivas (de)formativas de escolas fluminenses
Other Titles: The teachers’ formation in High School education in the Normal Modality: (de) formative inclusive experiences of fluminense schools
Authors: Gouvêa, Juliana Ferreira
Orientador(a): Damasceno, Allan Rocha
Primeiro membro da banca: Damasceno, Allan Rocha
Segundo membro da banca: Lima, Miriam Morelli
Terceiro membro da banca: Lupetina, Raffaela de Menezes
Keywords: Ensino Médio Modalidade Normal;Inclusão;Atendimento Educacional Especializado;Normal High School;Inclusion;Specialized Educational Service
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Issue Date: 28-Mar-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citation: GOUVEA, Juliana Ferreira. A formação de professores no Ensino Médio na modalidade Normal: experiências inclusivas (de)formativas de escolas fluminenses. 2024. 170 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola). Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024.
Abstract: A presente dissertação tem como objeto de estudo a formação de professores em Nível Médio na Modalidade Normal ofertada em escolas públicas da rede Estadual do Rio de Janeiro, sob a coordenação da Secretaria Estadual de Educação - Seeduc RJ, especificamente para a qualificação dos professores que atuarão com os estudantes público-alvo da Educação Especial. O estudo destaca a possibilidade legal de esses docentes formados pela via normalista atuarem nas escolas regulares e nos serviços do Atendimento Educacional Especializado para as etapas da creche, pré-escola, Ensino Fundamental I (anos iniciais) e na Educação de Jovens e Adultos. A pesquisa desenvolvida organizou-se sob uma perspectiva histórico-crítica com a finalidade de levantar dados acerca dessa formação docente, visto a escassa produção teórico-acadêmica encontrada e as recentes alterações oriundas da Reforma do Novo Ensino Médio instituída pela Lei 13.415/2017. Para tanto, buscou-se como objetivos compreender as concepções de professores das Disciplinas Pedagógicas e dos alunos normalistas do Itinerário Integrado Curso Normal sobre a Educação Inclusiva. Para aprofundamento do campo de análise, foram comparados os currículos do Curso Normal da Seeduc RJ para a formação docente na perspectiva inclusiva, sendo estabelecido um recorte temporal de 2012 a 2024, anos sobre os quais vigeram dois currículos em consequência da implementação do Novo Ensino Médio. Os sujeitos da pesquisa foram os professores das disciplinas Pedagógicas da Seeduc RJ e os alunos normalistas do terceiro ano do Ensino Médio maiores de 18 anos. Como instrumentos e procedimentos forma utilizados a análise curricular-documental, o questionário de caracterização dos sujeitos da pesquisa e a entrevista. A abordagem teórico-metodológica do estudo se fundamentou na Teoria Crítica da Sociedade, na interface das Culturas, Políticas e Práticas com evidência ao pensamento de Theodor W. Adorno, em diálogo com diversos autores para a construção de um olhar criterioso sobre o fenômeno social em estudo. Os resultados obtidos pela pesquisa mostram um recorte que ilustra a realidade da Formação de Professores em Nível Médio na Modalidade Normal com a reorganização do Ensino Médio de 2017, evidenciando que o paradigma empresarial é o maior desafio da educação básica hoje. Esta, compromete todos os processos formativos e dificulta a instituição educacional inclusiva, pois esta como possível fonte de transformação social se institui como avessa à barbarização. Logo, a desumanização está nos processos que estão sendo construídos nas escolas a partir das bases que estruturam a Educação Nacional. Concluímos, também, que a formação normalista contemporânea se situa entre os espaços formais de Formação de Professores para a Educação Básica no Estado do Rio de Janeiro e aponta para as necessidades de atenção para essa formação do professor para a inclusão em educação, porque atua também como professor do Atendimento Educacional Especializado e profissional de apoio à inclusão ou mediador. A contribuição do estudo feito almeja compor subsídios teóricos e possibilitar a releitura da inclusão na Educação Básica construída nos últimos anos, como uma estratégia para a inclusão em Educação a partir da formação dos professores.
Abstract: The object of study of this dissertation is the training of teachers at the Secondary Level in the Normal Modality offered in public schools in the State network of Rio de Janeiro, under the coordination of the State Department of Education - Seeduc RJ, specifically for the qualification of teachers who will work with the target audience of Special Education students. The study highlights the legal possibility of these teachers trained through the normal path to work in regular schools and in Specialized Educational Assistance services for the stages of daycare, pre-school, Elementary School I (initial years) and in Youth and Adult Education. The research developed was organized from a historical-critical perspective with the purpose of collecting data about this teacher training, given the scarce theoretical-academic production found and the recent changes arising from the Reform of the New Secondary Education established by Law 13,415/2017. To this end, the objectives were to understand the conceptions of teachers of Pedagogical Disciplines and normal students of the Integrated Itinerary Normal Course on Inclusive Education. To deepen the field of analysis, the curricula of the Seeduc RJ Normal Course for teacher training were compared from an inclusive perspective, establishing a time frame from 2012 to 2024, years in which two curricula were in force as a result of the implementation of the New Secondary Education. The research subjects were teachers of the Pedagogical subjects at Seeduc RJ and normal students in the third year of high school over 18 years of age. The instruments and procedures used were curricular-documentary analysis, the questionnaire characterizing the research subjects and the interview. The theoretical-methodological approach of the study was based on the Critical Theory of Society, at the interface of Cultures, Policies and Practices with evidence of the thought of Theodor W. Adorno, in dialogue with several authors to construct a judicious look at the social phenomenon in study. The results obtained by the research show a sample that illustrates the reality of Teacher Training at Secondary Level in the Normal Modality with the reorganization of Secondary Education in 2017, showing that the business paradigm is the biggest challenge in basic education today. This compromises all training processes and makes an inclusive educational institution difficult, as this, as a possible source of social transformation, is established as averse to barbarization. Therefore, dehumanization is in the processes that are being built in schools based on the bases that structure National Education. We also conclude that contemporary normalist training is located among the formal spaces of Teacher Training for Basic Education in the State of Rio de Janeiro and points to the need for attention to this teacher training for inclusion in education, because it acts as a Specialized Educational Service teacher and inclusion support professional or mediator too. The contribution of the study aims to compose theoretical subsidies and enable the reinterpretation of inclusion in basic education built in recent years, as a strategy for inclusion in Education based on teacher training.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19667
Appears in Collections:Mestrado em Educação Agrícola

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