Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19749
Tipo do documento: Capítulo de livro
Título: Feiras de agricultores na tríplice fronteira Argentina, Brasil e Paraguai: reflexões a partir dos sistemas agroalimentares localizados
Autor(es): Zimmermann, Silvia Aparecida
Basso, Dirceu
Belem, Régis da Cunha
Wesz Junior, Valdemar João
Vacarin, Pietra Regina de Oliveira
Palavras-chave: Agricultura;Desenvolvimento rural;Sistemas agroalimentares;Agricultura alimentar;Políticas públicas
Data do documento: 2022
Citação: ZIMMERMAN, S. A.; BASSO, Dirceu; BELEM, R. C.; WESZ JUNIOR, V. J.; VACARIN, P. R. O. Feiras de agricultores na tríplice fronteira Argentina, Brasil e Paraguai: reflexões a partir dos sistemas agroalimentares localizados. In: GRISA, C.; SABOURIN, E.; ELOY, L.; MALUF, R. S. (org). Sistemas alimentares e territórios no Brasil. Porto Alegre: UFRGS editora, 2022, p. 238-247.
Resumo: Tendo em vista a relevância das feiras de agricultores nos sistemas agroalimentares localizados, na promoção do desenvolvimento regional e de economias locais, além de permitir canais alternativos de oferta de alimentos ao modelo hegemônico do sistema agroalimentar, a seguir trazemos uma descrição em perspectiva histórica das feiras de agricultores dos municípios localizados na tríplice fronteira Argentina-Brasil-Paraguai. Nesta seção destacamos elementos característicos, proximidades e diferenças, sobretudo, a diversidade dos casos. Nota-se que a distância de 24 km entre as feiras selecionadas pode ser percorrido em uma hora; contudo, apesar desta proximidade espacial, estas apresentam características particulares e praticamente nenhuma ação articulada.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/19749
ISBN: 9786557250723
Aparece nas coleções:Publicações do OPPA

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.