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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20022
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Um olhar sobre a inclusão de crianças com deficiências a partir da relação entre educação física e Educação Infantil no município de Itaguaí |
Otros títulos: | A look at the inclusion of children with disabilities based on the relationship between physical education and Early Childhood Education in the municipality of Itaguaí |
Autor: | Santos, Paulo Sergio Avelino dos |
Orientador(a): | Martins, Rodrigo Lema Del Rio |
Primeiro membro da banca: | Martins, Rodrigo Lema Del Rio |
Segundo membro da banca: | Mello, André da Silva |
Terceiro membro da banca: | Roberto, Joanna de Ângelis Lima |
Palabras clave: | Infâncias;Educação Inclusiva;Práticas Corporais;Childhoods;Inclusive Education;Physical Practices |
Área(s) do CNPq: | Educação Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 30-ago-2024 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Educação Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
Citación: | SANTOS, Paulo Sergio Avelino dos. Um olhar sobre a inclusão de crianças com deficiências a partir da relação entre educação física e Educação Infantil no município de Itaguaí. 2024. 121 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, RJ, 2024. |
Resumen: | Com o objetivo de compreender a relação entre a educação física e a inclusão de crianças com deficiências no contexto da educação infantil, nesta dissertação, realizamos duas abordagens qualitativas divididas em dois capítulos. No capítulo I, fizemos uma revisão bibliográfica integrativa, mapeando e discutindo os trabalhos que tratam sobre educação física e inclusão de crianças com deficiência no âmbito da educação infantil, a fim de compreender como a literatura acadêmica tem concebido o trabalho pedagógico da dimensão do corpo e do movimento das crianças com deficiência no século XXI. Já no capítulo II, analisamos dois documentos do município de Itaguaí, quais sejam, as “Diretrizes da Educação Especial e Inclusiva do Município de Itaguaí, no âmbito da Rede Municipal de Ensino” e o “Referencial Curricular de Itaguaí”, objetivando analisar o modo como a Educação Física é entendida no âmbito da Inclusão na Educação Infantil do município de Itaguaí, identificando possíveis lacunas políticas e apontando estratégias para sua materialização nos cotidianos escolares. Os resultados indicam que os elementos da cultura infantil, como o jogo, a brincadeira e a ludicidade, aliados a mediação do professor, são caminhos positivos para a inclusão de crianças com deficiência na primeira etapa da educação básica. Além disso, a relação colaborativa entre escola e universidade, se revelou como uma estratégia potente para contornar a problemática da formação inicial e continuada de professores. Os resultados também sugerem que os documentos municipais de Itaguaí apresentam direcionamentos sobre os eixos que devem orientar as práticas pedagógicas dos professores, bem como os princípios e direitos de crianças com deficiência, entretanto, possuem algumas lacunas, como a organização curricular pautada numa lógica direcionada à crianças do ensino fundamental, bem como a falta de detalhes sobre formas didáticas para a efetivação das diretrizes para a educação especial e inclusiva. |
Abstract: | With the aim of understanding the relationship between physical education and the inclusion of children with disabilities in the context of early childhood education, this dissertation carried out two qualitative approaches divided into two chapters. In Chapter I, we conducted an integrative literature review, mapping and discussing works that deal with physical education and the inclusion of children with disabilities in the scope of early childhood education, in order to understand how academic literature has conceived the pedagogical work of the dimension of the body and movement of children with disabilities in the 21st century. In Chapter II, we analyzed two documents from the municipality of Itaguaí, namely, the "Guidelines for Special and Inclusive Education of the Municipality of Itaguaí, within the scope of the Municipal Education Network" and the "Curricular Reference of Itaguaí", aiming to analyze how Physical Education is understood within the scope of Inclusion in Early Childhood Education in the municipality of Itaguaí, identifying possible policy gaps and pointing out strategies for its materialization in school daily lives. The results indicate that elements of children's culture, such as play, games, and ludicity, combined with teacher mediation, are positive paths for the inclusion of children with disabilities in the first stage of basic education. In addition, the collaborative relationship between school and university proved to be a powerful strategy to overcome the problem of initial and continuing teacher training. The results also suggest that the municipal documents of Itaguaí present directions on the axes that should guide the pedagogical practices of teachers, as well as the principles and rights of children with disabilities, however, they have some gaps, such as the curricular organization based on a logic directed to children of elementary school, as well as the lack of details about didactic forms for the effective implementation of the guidelines for special and inclusive education. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20022 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares |
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