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Tipo do documento: Dissertação
Título: Estágio Supervisionado Obrigatório: uma análise a partir do curso Técnico em Agropecuária do IF Goiano - Campus Rio Verde
Título(s) alternativo(s): Mandatory Supervised Internship: an analysis based on the Agricultural Technician course at IF Goiano - Rio Verde Campus
Autor(es): Moureira, Alex da Silva
Orientador(a): Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
Primeiro membro da banca: Bahia, Bruno Cardoso de Menezes
Segundo membro da banca: Andrade, José Weselli de Sá
Terceiro membro da banca: Barbosa Júnior, João Areis Ferreira
Palavras-chave: Estágio-Curricular;Teoria-Prática;Educação Profissional;Curriculum Internship;Theory-Practice;Vocational Education
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Data do documento: 25-Nov-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Agronomia
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola
Citação: MOUREIRA, Alex da Silva. Estágio Supervisionado Obrigatório: uma análise a partir do curso Técnico em Agropecuária do IF Goiano - Campus Rio Verde. 2024. 59 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumo: O presente trabalho discorre sobre a realidade do estágio supervisionado no Ensino Profissionalizante de nível médio no curso Técnico em Agropecuária e suas implicações na formação profissional do aluno. Trata-se de uma pesquisa de cunho qualitativo que tem como objetivo principal analisar o desenvolvimento de estágio supervisionado obrigatório, adotado pelo IF Goiano - Campus Rio Verde, do curso Técnico em Agropecuária, diante de suas contribuições para a formação do aluno. Quanto a metodologia utilizada, se deu a análise dos documentos institucionais e normas vigentes sobre a questão do estágio supervisionado, com o intuito de compreender como é o desenvolvimento desta atividade dentro da Instituição de Ensino. Para captar as percepções dos discentes participantes sobre a relação ao aprendizado teórico-prático bem como a atuação dos supervisores e orientadores durante a execução da atividade, procedeu-se à aplicação de questionário eletrônico direcionado aos alunos concluintes de estágios supervisionados no ano de 2019, com perguntas abertas e fechadas. A partir da interpretação dos dados coletados sob o referencial de Bardin (2016), foi possível compreender e identificar as contribuições do estágio supervisionado para a formação pedagógica, profissional e pessoal para os alunos. Além disso, foi possível, também, ter uma visão sobre a atuação dos supervisores e orientadores de estágio. Com base nessa análise, é possível inferir que o estágio desempenha um papel significativo na formação de técnicos. No entanto, mesmo quando o processo de estágio é conduzido de maneira apropriada, é recomendável que a instituição educacional implemente estratégias para fortalecer a supervisão, orientação, bem como revisar a estrutura curricular para melhor alinhar as atividades práticas com os objetivos educacionais. Além disso, seria benéfico conduzir estudos aprofundados para determinar a viabilidade de ajustar a duração do período de estágio, de modo a aprimorar ainda mais a experiência dos estudantes.
Abstract: This study explores the reality of supervised internships in vocational education at the secondary level, focusing on the Agricultural Technician course and its impact on students' professional development. The research, which takes a qualitative approach, primarily aims to examine the implementation of mandatory supervised internships at IF Goiano - Campus Rio Verde, assessing their contributions to student training. The methodology involved analysing institutional documents and current regulations regarding internships, in order to understand how this activity is structured within the educational institution. To gather students’ perspectives on the link between theoretical and practical learning, as well as the role of supervisors and mentors during the internship process, an electronic questionnaire with both open and closed questions was distributed to students who completed their internships in 2019. Through analysing the collected data, guided by Bardin’s (2016) framework, the study was able to highlight the contributions of supervised internships to students’ pedagogical, professional, and personal growth. Additionally, it provided insights into the performance of internship supervisors and mentors. From this analysis, it is clear that internships play a crucial role in shaping future technicians. However, even when the internship process is well-structured, it is advisable for the educational institution to implement strategies to enhance supervision and guidance, as well as review the curriculum to better align practical activities with educational goals. Furthermore, conducting in-depth studies to evaluate the feasibility of adjusting the internship duration could help improve the overall experience for students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20169
Aparece nas coleções:Mestrado em Educação Agrícola

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