Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20260
Tipo do documento: Dissertação
Title: All Powers to the People: a representação negra nas histórias em quadrinhos de superaventura da Marvel Comics e DC Comics (1966-1971)
Other Titles: All Powers to the People: Black Representation in Marvel Comics and DC Comics Super Adventure Comics (1966-1971)
Authors: Silva, Cleiton Santos da
Orientador(a): Barros, José Costa D'Assunção
Primeiro membro da banca: Barros, José Costa D’Assunção
Segundo membro da banca: Weschenfelder, Gelson Vanderlei
Terceiro membro da banca: Montenegro, Darlan Ferreira
Keywords: História em Quadrinhos;Representação Negra;Marvel Comics;DC Comics;Super-heróis;Direitos Civis;Cultura Afro-Americana;Comics;Black Representation;Superheroes;Civil Rights;African American Culture
Área(s) do CNPq: História
História
Idioma: por
Issue Date: 18-Jul-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em História
Citation: SILVA, Cleiton Santos da. All Powers to the People: a representação negra nas histórias de superaventura da Marvel Comics e DC Comics (1966-1971). 2024. 132 f. Dissertação (Mestrado em História) – Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Abstract: Entre 1966 e 1971, houve um avanço significativo na representação de personagens negros nas histórias em quadrinhos de superaventura publicadas pela Marvel Comics e DC Comics. Esse período, em plena era pós-movimento dos direitos civis nos Estados Unidos, marcou a introdução de personagens como Pantera Negra, Falcão e o Lanterna Verde John Stewart. Esses super-heróis não só representavam a luta pelos direitos civis afro-americanos, mas também eram símbolos poderosos de orgulho e identidade cultural para a população negra. O estudo intitulado “All Powers to the People: A Representação Negra nas Histórias em Quadrinhos de Superaventura da Marvel e DC Comics (1966-1971)” de Cleiton Santos da Silva, investiga o impacto dessas representações no contexto sociopolítico da época. A pesquisa busca analisar como esses super-heróis negros foram moldados pela conjuntura dos direitos civis e como suas histórias refletiram a luta por igualdade racial. Personagens como Pantera Negra e Falcão, na Marvel, e Malcolm Duncan e John Stewart, na DC, ocupavam um lugar de destaque, promovendo uma visão positiva e inspiradora para leitores negros, que se identificavam com esses heróis. Os resultados apontam que a presença desses personagens foi um marco para a inclusão e a aceitação da cultura afro-americana no mainstream. Ao quebrar barreiras raciais e estereótipos, essas figuras não só ampliaram o mercado de quadrinhos para públicos mais diversos, mas também tiveram um papel cultural importante, inspirando gerações a enxergarem o herói negro como parte essencial do imaginário heroico. Isso se refletiu tanto na identificação dos leitores com os heróis, quanto na própria inserção da luta por direitos civis dentro do contexto das aventuras ficcionais. Assim, o período entre 1966 e 1971 não foi apenas um marco na história dos quadrinhos, mas também um capítulo importante na representatividade negra na cultura popular, contribuindo para os avanços sociais e culturais do movimento afro-americano por justiça e igualdade.
Abstract: Between 1966 and 1971, there was a significant advancement in the representation of Black characters in superhero comic books published by Marvel Comics and DC Comics. This period, set against the backdrop of the post-Civil Rights Movement in the United States, marked the introduction of characters like Black Panther, Falcon, and Green Lantern John Stewart. These superheroes not only symbolized the fight for African American civil rights but also served as powerful symbols of cultural pride and identity for the Black community. The study titled “All Powers to the People: Black Representation in Marvel and DC Comics Superhero Stories (1966-1971)” by Cleiton Santos da Silva explores the impact of these representations within the sociopolitical context of the time. The research seeks to analyze how these Black superheroes were shaped by the Civil Rights Movement and how their stories reflected the struggle for racial equality. Characters like Black Panther and Falcon, from Marvel, and Malcolm Duncan and John Stewart, from DC, held a prominent place, promoting a positive and inspiring vision for Black readers who identified with these heroes. The findings show that the presence of these characters was a milestone for the inclusion and acceptance of African American culture in the mainstream. By breaking racial barriers and stereotypes, these figures not only expanded the comic book market to more diverse audiences but also played a significant cultural role, inspiring generations to view the Black hero as an essential part of the heroic imagination. This was reflected both in the readers' identification with the heroes and in the insertion of the civil rights struggle within the context of fictional adventures. Thus, the period between 1966 and 1971 was not only a landmark in comic book history but also an important chapter in Black representation in popular culture, contributing to the social and cultural advancements of the African American movement for justice and equality.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20260
Appears in Collections:Mestrado em História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2024 - Cleiton Santos da Silva.pdf4.26 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.