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Tipo do documento: Tese
Título: A epistemologia do bem viver e as pedagogias indígenas: as literaturas indígenas como aporte decolonial à formação/ação de educadores ambientais
Título(s) alternativo(s): The epistemology of good living and indigenous pedagogies: indigenous literatures as a decolonial input to the training/action of environmental educators
Autor(es): Evaristo, Rosinere
Orientador(a): Guimarães, Mauro
Primeiro membro da banca: Guimarães, Mauro
Segundo membro da banca: Silva, Joyce Alves da
Terceiro membro da banca: Soares, Ana Maria Dantas
Quarto membro da banca: Pereira, Celso Sánchez
Quinto membro da banca: Brito, Edson Machado de
Palavras-chave: Epistemologia;Pedagogias;Bem viver;Literaturas Indígenas;Decolonialidade;Educadores Ambientais
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Data do documento: 28-Fev-2023
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citação: EVARISTO, Rosinere. A epistemologia do bem viver e as pedagogias indígenas: as literaturas indígenas como aporte decolonial à formação/ação de educadores ambientais. 2023. 236 f. Tese (Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2023.
Resumo: A proposta desta tese de doutorado, escrita por meio do gênero textual de ensaio teórico, consiste em apresentar o duplo propósito da pesquisa, sem intuito classificatório entre menor ou maior importância, mas que se complementam e interagem dentro das especificidades que me inspiram fomentar as discussões sobre as abordagens elencadas. O primeiro tem o desígnio de evidenciar a epistemologia do Bem Viver e as pedagogias dos povos indígenas, como anúncio de conhecimento complexo e ancestral e dos processos e práticas educativas os quais os povos indígenas socializam, crenças, tradições, línguas, sentido de pertencimento e cosmovisões. O segundo é a proposta de inserção epistemológica/pedagógica como aportes/suportes conceituais, por exemplo, da cosmologia e do pensamento indígena, por meio das literaturas indígenas, com a finalidade de substanciar a formação/ação decolonial de educadores ambientais. A tessitura do texto apresentou constante diálogo com pensadores indígenas e não indígenas em constantes inferências da autora com suas proposições. A tese evidenciou as lacunas na formação de educadores ambientais relativas às ausências epistêmicas e pedagógicas de atores indígenas como protagonistas de conhecimentos. Cientes das lacunas, as narrativas foram tecidas de modo sincrônico ao apontar possibilidades de intervenção via epistemologia do Bem Viver e Pedagogias indígenas. Nossos argumentos teóricos direcionam-se nos conceitos de: Edgar Morin; Daniel Munduruku; Sidarta T. G. Ribeiro; Gersem Baniwa Aníbal Quijano; Catherine Walsh; Miguel Arroyo; Paulo Freire; Mauro Guimarães; Davi Kopenawa e Ailton Krenak.
Abstract: The proposal of this doctoral thesis, written through the textual genre of theoretical essay, consists of presenting the dual purpose of the research, without the aim of classifying lesser or greater importance, but which complement and interact within the specificities that inspire me to foster discussions on the listed approaches. The first aims to highlight the epistemology of Well Living and the pedagogies of indigenous peoples, as an announcement of complex and ancestral knowledge, educational processes and practices in which indigenous peoples socialize, beliefs, traditions, languages, sense of belonging and worldviews. The second is the proposal of epistemological/pedagogical insertion as conceptual contributions/supports, for example, of cosmology and indigenous thought, through indigenous literatures, with the purpose of substantiating the decolonial formation/action of environmental educators. The fabric of the text presented constant dialogue with indigenous and non-indigenous thinkers in constant inferences from the author with her propositions. The thesis highlighted the gaps in the training of environmental educators related to the epistemic and pedagogical absences of indigenous actors as protagonists of knowledge. Aware of the gaps, the narratives were woven in a synchronic way when pointing out possibilities for intervention via the epistemology of Well Living and indigenous Pedagogies. Our theoretical arguments are based on the concepts of: Edgar Morin; Daniel Munduruk; Sidarta T.G. Ribeiro; Gersem Baniwa Aníbal Quijano; Catherine Walsh; Miguel Arroyo; Paulo Freire; Mauro Guimarães; Davi Kopenawa and Ailton Krenak.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/20302
Aparece nas coleções:Doutorado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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