Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21064
Tipo do documento: Dissertação
Título: Esporte adaptado como oportunidade para inclusão: uma análise da atitude de professores e estudantes sobre a inclusão de crianças com deficiência no Ensino Fundamental
Título(s) alternativo(s): Adapted sport as an opportunity for inclusion: an analysis of the attitude of teachers and students towards the inclusion of children with disabilities in elementary school
Autor(es): Welsch, Marila Silveira Teixeira
Orientador(a): Pimenta, Ricardo de Almeida
Primeiro membro da banca: Pimenta, Ricardo de Almeida
Segundo membro da banca: Ribeiro, Camila Borges
Terceiro membro da banca: Seron, Bruna Barboza
Palavras-chave: Criança com deficiência;Escola;Inclusão;Esportes adaptados;Child with disabilities;School;Inclusion;Adapted sports
Área(s) do CNPq: Educação Física
Educação Física
Idioma: por
Data do documento: 28-Fev-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação Física
Citação: WELSCH, Marila Silveira Teixeira. Esporte adaptado como oportunidade para inclusão: uma análise da atitude de professores e estudantes sobre a inclusão de crianças com deficiência no Ensino Fundamental I. 2024. 99 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional - ProEF) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumo: Dentre as problemáticas que permeiam a sociedade, a inclusão de pessoas com deficiência é um tema essencial para a construção de um ambiente social igualitário. Neste sentido, a escola pode ter um papel fundamental na construção de valores favorecedores da inclusão, da diversidade e do respeito às diferenças. A Educação Física, como componente curricular da educação básica, tem como dever contribuir com as discussões de mérito educacional, portanto algumas abordagens e, até mesmo, conteúdos podem ser facilitadores dessas discussões. A partir dessa reflexão, este estudo tem como objetivo analisar a atitude de professores e estudantes sobre a inclusão de crianças com deficiência na escola a partir do contexto da semana da pessoa com deficiência. A pesquisa foi realizada na Escola Básica Municipal Tapera, no Município de Florianópolis/SC, com 19 estudantes do 5º ano e 7 professores que ministram aulas nesta turma. Trata-se de um estudo qualitativo e de caráter descritivo, com coleta de dados realizada por meio de grupos focais e diário de campo. Estes dados foram tratados a partir da técnica de análise de conteúdo e as categorias de análise foram definidas a priori, a partir dos objetivos específicos. Para tanto foram realizados encontros antes e depois do evento. Ao final da pesquisa, concluiu-se que o contato que os participantes têm há anos com crianças com deficiência na escola, possibilita que eles tenham conhecimento e atitudes positivas com relação a elas. A maior mudança encontrada foi sobre a experiência com esportes adaptados, onde os participantes compreenderam a importância do conteúdo para a aprendizagem de novos saberes, bem como a conscientização da comunidade escolar de pessoas sem deficiência. Por fim, conclui-se que o trabalho com esportes adaptados na escola mostra-se como uma oportunidade para envolver alunos com e sem deficiência, abrindo um caminho possível para uma educação física mais inclusiva.
Abstract: Among the problems that permeate society, the inclusion of people with disabilities is an essential theme for the construction of an egalitarian social environment. Therefore, schools can play a fundamental role in building values that favor inclusion, diversity, and respect for differences. Physical Education, as a curricular component of basic education, must contribute to discussions of educational merit, thus some approaches and even content can facilitate these discussions. Based on this, the research aims to analyze the attitude of teachers and students regarding the inclusion of children with disabilities in school before and after participating in an event with adapted sports. The research was carried out at Escola Básica Municipal Tapera, in Florianópolis/SC, with 19 students (5th grade) and 7 teachers who teach classes in this grade. This is a qualitative and descriptive study, with data collection carried out through focus groups and field diaries. These data were processed using the content analysis technique and the analysis categories were defined a priori, based on the specific objectives. To this, meetings were held before and after the event. At the end of the research, it was concluded that the contact that participants have had for years with children with disabilities at school allows them to have knowledge and positive attitudes towards them. The most significant change found was in the experience with adapted sports, where participants understood the importance of the content for learning new knowledge, as well as raising awareness among the school community of people without disabilities. Finally, it is concluded that working with adapted sports at school is an opportunity to involve students with and without disabilities, opening a possible path towards a more inclusive physical education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21064
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Educação Física em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2024 - Marila Silveira Teixeira Welsch.pdf1.18 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.