Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21243| Tipo do documento: | Dissertação |
| Título: | Os efeitos da pandemia de COVID-19 no campo da educação |
| Otros títulos: | The effects of the COVID-19 pandemic on education |
| Autor: | Souza, Egle Guinancio de |
| Orientador(a): | Melo, Rosane Braga de |
| Primeiro membro da banca: | Melo, Rosane Braga de |
| Segundo membro da banca: | Silva, Luna Rodrigues Freitas |
| Terceiro membro da banca: | Couto, Maria Cristina Ventura |
| Palabras clave: | pandemia;escola;traumático;saúde mental |
| Área(s) do CNPq: | Psicologia |
| Idioma: | por |
| Fecha de publicación: | 31-oct-2023 |
| Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Educação |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Psicologia |
| Citación: | SOUZA, Egle Guinancio. Os efeitos da pandemia de COVID-19 no campo da educação. 2023. 140 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023. |
| Resumen: | A pandemia de COVID-19 é um acontecimento sanitário de grandes proporções e se mostrou como uma catástrofe econômica, sanitária, social e cultural. Transformou de forma radical, durante algum tempo, as formas de vida e de sociabilidade. Com a recomendação da quarentena, o distanciamento e o isolamento social as escolas foram fechadas, pois estas instituições foram consideradas dispersoras do vírus (UNESCO, 2020; FIOCRUZ, 2020; OMS, 2020). No Brasil, a retomada das atividades escolares aconteceu no ano de 2021 e foi realizada no cenário de incertezas instaurado pela crise pandêmica. O presente trabalho tem como objetivo investigar os efeitos da pandemia de COVID-19 no campo da educação, no contexto de fechamento e reabertura das escolas, através de uma revisão integrativa. A pesquisa pretende contribuir com o planejamento de ações que possam dar lugar às discussões sobre os efeitos e as consequências da pandemia no espaço escolar. Discutiremos que além da crise no sistema educacional, a pandemia de COVID-19 comprometeu a saúde mental de crianças e adolescentes, revelou inúmeras dificuldades de acesso ao ensino remoto no país e, com isso, aumentou as desigualdades, alterou os ritmos escolares e provocou o crescimento de situações de vulnerabilidade social (ROMANZINI; BOTTON; VIVIAN, 2022). Para problematizar a dimensão psíquica dos efeitos da pandemia de COVID-19, partimos da teoria freudiana do trauma que por sua vez está relacionado à noção de catástrofe, duas ideias que atravessam o caminho pelo qual Freud percorreu para elaborar o conceito de angústia. Sendo assim, nos questionamos sobre o que as pesquisas realizadas no Brasil revelam sobre os impactos da pandemia de COVID-19 para o campo da educação? Como os impactos da pandemia na saúde mental de crianças e adolescentes podem ser identificados no espaço escolar? Como se orientou o trabalho das escolas neste período? Como as escolas conseguiram se adaptar diante das demandas do período crítico da pandemia e no retorno às aulas presenciais? Quais foram as perdas e situações de vulnerabilidade observadas no tempo de retorno às aulas presenciais? Qual a relação sobre a aprendizagem e os processos de separação do espaço escolar? Com o objetivo de investigar os efeitos da pandemia de COVID- 19 no campo da educação, no contexto de fechamento e reabertura das escolas, realizamos uma revisão integrativa. A revisão integrativa resulta na constatação de que existe uma profunda relação entre as desigualdades social, econômica, cultural e racial, com as dificuldades para o enfrentamento da pandemia em populações jovens que utilizam o serviço de instituições de ensino público no nosso país. Percebemos que é necessário reunirmos diversos campos do saber para garantir educação e saúde para as crianças e adolescentes. A redução da desigualdade, promoção da autonomia e emancipação dos sujeitos é um desafio a ser enfrentado pelas políticas públicas da educação e da saúde que pode resultar em uma sociedade mais igualitária. |
| Abstract: | The COVID-19 pandemic is a health event of major proportions and has proven to be an economic, health, social and cultural catastrophe. It radically transformed ways of life and social interactions for a period of time. With recommendations of quarantine, social distancing and isolation, schools were closed, as these institutions were considered to be dispersing the virus (UNESCO, 2020; FIOCRUZ, 2020; WHO, 2020). In Brazil, the resumption of school activities took place in 2021 amidst the uncertainties brought about by the pandemic crisis. This paper aims to investigate the effects of the COVID-19 pandemic on the field of education, specifically in the context of school closures and re-openings, through an integrative review. This paper aims to investigate the effects of the COVID-19 pandemic in the field of education, specifically in the context of school closures and re-openings, through an integrative review. The research aims to contribute to the planning of actions that can facilitate discussions about the effects and consequences of the pandemic in the school space. We will discuss that, in addition to the crisis in the education system, the COVID-19 pandemic has compromised the mental health of children and adolescents, revealed numerous difficulties in accessing remote education in the country, thereby exacerbating inequalities, disrupting school routines, and increasing situations of social vulnerability (ROMANZINI; BOTTON; VIVIAN, 2022). In order to problematize the psychological dimension of the effects of the COVID-19 pandemic, we begin from the Freudian theory of trauma, which is related to the notion of catastrophe, two ideas that cross the path Freud took to elaborate the concept of anguish. Thus, we asked ourselves: what does the research carried out in Brazil reveal about the impacts of the COVID-19 pandemic on the field of education? How can the impacts of the pandemic on the mental health of children and adolescents be identified in schools? How did schools adapt to the demands of this critical period? How were schools able to cope with the demands of the pandemic and the return to in-person classes? What were the losses and vulnerabilities observed during the return to in-person classes? What is the relationship between learning and the processes of separating from the school? In order to investigate the effects of the COVID-19 pandemic in the field of education, in the context of school closures and re-openings, we conducted an integrative review. This integrative review shows that there is a profound relationship between social, economic, cultural and racial inequalities and the challenges faced by young people who use the services of public educational institutions in our country. We recognize the need to integrate different fields of knowledge to guarantee education and health for children and adolescents. Reducing inequality, promoting autonomy and emancipation of individuals is a challenge to be faced by public education and health policies that can result in a more egalitarian society. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21243 |
| Aparece en las colecciones: | Mestrado em Psicologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
| Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
|---|---|---|---|---|
| 2023 - Egle Guinancio de Souza.Pdf | 1.65 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.
