Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21433
Tipo do documento: Dissertação
Título: As aulas-passeio como estratégia para a aprendizagem da História Local de Paracambi/RJ
Otros títulos: The field trips as a strategy for learning the Local History of Paracambi/RJ
Autor: Alves, Guilherme José Pereira
Orientador(a): Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral
Primeiro membro da banca: Coutinho, Maria Angelica da Gama Cabral
Segundo membro da banca: Keller, Paulo Fernandes
Terceiro membro da banca: Guimaraes, Geny Ferreira
Palabras clave: História Local;Educação Patrimonial;Aula-Passeio;História Oral;Local History;Heritage Education;Field Trip;Oral History
Área(s) do CNPq: Educação
História
Idioma: por
Fecha de publicación: 6-sep-2024
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Ensino de História
Citación: ALVES, Guilherme José Pereira. As aulas-passeio como estratégia para a aprendizagem da História Local de Paracambi/RJ. 2024. 181f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de História). Área de concentração: Ensino de História. Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2024.
Resumen: Este trabalho promove o estudo da história local como um recurso para o processo de ensino-aprendizagem da disciplina nas escolas. O referencial metodológico se baseia na premissa do uso das aulas-passeio como ponto central do estudo. Ademais, com o suporte da história oral e da educação patrimonial, buscamos explorar a memória das coletividades e o passado da cidade de Paracambi-RJ. Neste caminho, discutimos os atributos destas estratégias pedagógicas vinculados à história local, com o objetivo de promover uma maior identificação dos estudantes com a história. Auxiliados por pesquisas sobre o passado da cidade, nos dedicamos a refletir sobre seus diversos lugares de memória. Por conseguinte, construímos um roteiro pedagógico de visitas, contemplando variados espaços históricos do município, a serem percorridos pelos alunos em uma aula-passeio. A partir deste itinerário, desenvolvemos um guia de atividades que através da educação patrimonial e da história oral, possibilita aos estudantes envolverem-se em uma estratégia de ensino investigativa sobre sua localidade, permitindo-lhes associar o passado da cidade às suas próprias histórias.
Abstract: This research promotes the study of local history as a resource in the teaching-learning process of the subject in schools. The methodological framework is based on the premise of using field trips as the central focus of the study. Moreover, with the support of oral history and heritage education, we aim to explore the memory of communities and the past of the city of Paracambi-RJ. Along this path, we discuss the attributes of these pedagogical strategies linked to local history, with the aim of promoting a greater identification of students with history. Assisted by research on the city’s past, we dedicate ourselves to reflecting on its various places of memory. Consequently, we have developed a pedagogical itinerary for visits, contemplating various historical spaces in the municipality, to be covered by students in a field trip. Based on this itinerary, we created an activity guide that, through heritage education and oral history, enables students to engage in an investigative teaching strategy about their locality, allowing them to connect the city’s past with their own stories.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21433
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Ensino de História

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2024 - Guilherme José Pereira Alves.pdf4.65 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.