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Tipo do documento: Dissertação
Título: Planejamento educacional individualizado (PEI) para pessoas com deficiência intelectual na rede municipal de educação de Duque de Caxias (2001-2012)
Otros títulos: Individualized education program (IEP) for people with intellectual disability in the municipal education council in Duque de Caxias (2001 - 2012)
Autor: Avila, Leila Lopes de
Orientador(a): Pletsch, Márcia Denise
Primeiro membro da banca: Pletsch, Márcia Denise
Segundo membro da banca: Braun, Patrícia
Terceiro membro da banca: Souza, Flávia Faissal de
Palabras clave: Deficiência intelectual;planejamento educacional individualizado (PEI);formação continuada colaborativa;processo de ensino e aprendizagem;práticas curriculares;Intellectual disability;Individualized Education Program (IEP);collaborative continuous formation;teaching and learning processes;curriculum practices
Área(s) do CNPq: Educação
Educação
Idioma: por
Fecha de publicación: 2-mar-2015
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citación: AVILA, Leila Lopes de. Planejamento Educacional Individualizado (PEI) para pessoas com deficiência intelectual na Rede Municipal de Educação de Duque de Caxias (2001 - 2012). 2015. 204 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Contextos Contemporâneos e Demanda Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu/Seropédica, RJ. 2015.
Resumen: Esta dissertação analisa o processo de elaboração e implementação do planejamento educacional individualizado (PEI) para alunos com deficiência intelectual na Rede Municipal de Ensino de Duque de Caxias/RJ, no período de 2001 a 2012. Tendo como objetivos específicos refletir sobre a relação do PEI e as propostas curriculares da Rede: investigar como os profissionais que atuavam com os alunos com deficiência intelectual, professores do atendimento educacional especializado (AEE), equipes pedagógicas das escolas e consultores da Coordenadoria de Educação Especial (CEE) da Secretaria Municipal de Educação (SME) participaram da construção do PEI. Nossa pesquisa está relacionada ao projeto "A escolarização de alunos com deficiência intelectual: políticas públicas, processos cognitivos e avaliação da aprendizagem", desenvolvido em rede pela UFRRJ, UDESC e UNIVALI (OBEDUC/CAPES). Os procedimentos metodológicos utilizados durante a investigação foram de natureza qualitativa com pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas. Foi elencada uma amostragem para as entrevistas de dez profissionais que participaram do processo de construção da proposta do PEI, as quais são constituídas por professores do AEE, equipes pedagógicas das escolas e consultores da CEE/ SME, distribuídas pelos quatro distritos que compõe a Rede de Ensino. Como pressupostos teóricos utilizamos a perspectiva histórico-cultural de Vigotski, articulada com o conceito de deficiência intelectual indicado pela Associação Americana de Deficiência Intelectual e Desenvolvimento (AADID). Os resultados indicam, entre outros aspectos, que a CEE esteve presente na elaboração da proposta curricular geral da Rede Municipal de Ensino e buscou desenvolver um diálogo teórico com a mesma e com as políticas nacionais e internacionais na direção da inclusão e do PEI. Devido à aproximação da base teórica histórico-cultural com o conceito de deficiência intelectual da AADID, ocorreu o entrelaçamento das influências dos referidos princípios conceituais na elaboração do PEI da Rede. Para a elaboração e implementação do PEI, a CEE utilizou como principal estratégia a formação continuada colaborativa, passando de uma prática vertical para horizontal através de cursos e grupos de estudos. É indispensável que os sistemas de ensino promovam a construção de uma rede com diversos tipos de serviços e apoios materiais e humanos. Por último, evidenciamos a importância da vertente colaborativa no chão da escola para a efetiva construção e implementação do PEI com todos os sujeitos que participam do convívio do aluno com deficiência.
Abstract: This thesis analyzes the process of elaboration and implementation of the Individualized Education Program (IEP) for students with intellectual disability in the Municipal Education Council in Duque de Caxias / RJ, from 2001 to 2012. Having as specific objectives a reflection on the relation between the IEP and the curriculum guidelines of the Education Council: investigating how the professional staff who was working with the students with intellectual disability, teachers from the Specialized Educational Services (SES), pedagogical staffs from schools and consultants of the Special Education Coordinating Board (CEE) of the Municipal Education Council (SME) participated of the construction of the IEP. Our research is related to the project “The schooling of the students with intellectual disability: public policies, cognitive processes and learning evaluation”, developed through a network composed of UFRRJ, UDESC and UNIVALI (OBEDUC / CAPES). The methodological procedures used during the investigation were of qualitative nature with documents research and semi structured interviews. It was selected a sample for the interviews of ten professionals who participated in the process of construction of the proposal of the IEP which were composed by teachers of the SES, pedagogical staffs of the schools and consultants of the CEE / SME, distributed among the four districts which compose the Municipal Council. As theoretical assumptions we used a historical-cultural perspective of Vygotsky, articulated with the concept of intellectual disability indicated by the American Association on Intellectual and Developmental Disabilities (AAIDD). The results indicate, among other aspects, that the CEE was present in the elaboration of the general curriculum proposal of the Municipal Education Council and tried to develop a theoretical dialog with it and with the national and international policies aiming at the direction of the inclusion and the IEP. Due to the approach of the historical-cultural theoretical basis with the concept of intellectual disability of the AAIDD, occurred the networking of the influences of the referred principal concepts in the elaboration and the IEP of the Council. For the elaboration and implemantion of the IEP, the CEE used as main strategy the colaborative continuous formation, passing from a vertical practice to a horizontal one through courses and study groups. It is indispensable that the teaching systems promote the construction of a network with several types of services and material and human supports. At last, we emphasize the importance of the collaborative side on the school ground for the effective construction and implementation of the IEP with all the characters who participate of the disabled student’s life.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/21664
Aparece en las colecciones:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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