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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22086| Tipo do documento: | Dissertação |
| Title: | Abandono de cães e gatos no IFES, Campus Itapina: desafios e soluções para o controle populacional e guarda responsável |
| Other Titles: | Abandonment of dogs and cats at IFES, Itapina Campus: challenges and solutions for population control and responsible ownership |
| Authors: | Coelho, Gilcimar |
| Orientador(a): | Sanavria, Argemiro |
| Primeiro coorientador: | Ferreira Junior, Jair Alves |
| Primeiro membro da banca: | Sanavria, Argemiro |
| Segundo membro da banca: | Santos, Tiago Marques dos |
| Terceiro membro da banca: | Vilela, Joice Aparecida Rezende |
| Keywords: | Bem-estar animal;Animais abandonados;Campus acadêmico;Controle populacional;Guarda responsável;Animal well-being;Abandoned animals;Academic campus;Population control;Responsible guardianship |
| Área(s) do CNPq: | Educação |
| Idioma: | por |
| Issue Date: | 30-Dec-2024 |
| Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
| Sigla da instituição: | UFRRJ |
| Departamento: | Instituto de Agronomia |
| Programa: | Programa de Pós-Graduação em Educação Agrícola |
| Citation: | COELHO, Gilcimar. Abandono de cães e gatos no IFES, Campus Itapina: desafios e soluções para o controle populacional e guarda responsável. 2024. 78 f. Dissertação (Mestrado em Educação Agrícola) - Instituto de Agronomia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ. 2024. |
| Abstract: | Esta pesquisa teve como objetivo geral analisar os impactos gerados pelo abandono de cães e gatos no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Campus Itapina, município de Colatina, estado do Espírito Santo, e avaliar as estratégias de controle populacional e promoção da guarda responsável adotadas na instituição. Tratou-se de uma pesquisa de caráter descritivo e abordagem quali-quantitativa, com aplicação de questionário semiestruturado a 93 indivíduos (72 discentes e 21 servidores). Os resultados demonstraram: como impactos provocados no Campus, ataques (4,3% de citação) e mordeduras (22,6%), além da preocupação da comunidade pela observação de animais famintos, maltratados, malcuidados e sem lar (11,8%); e, como políticas e ações implantadas para o controle e cuidado dos cães e gatos, a criação do Programa Institucional “Patinhas Felizes”, com 81,7% de aprovação pelos participantes desta pesquisa. O Programa oferta vacinação, controle parasitológico, alimentos, água, tratamento das feridas e exames de sangue para identificação de doenças; controle populacional, através da castração, controle do cio e estímulo à adoção; e, concentra-se na formação da comunidade acadêmica, referente à guarda responsável e manutenção da saúde dos animais. Ainda evidenciaram o zelo e a dedicação da comunidade acadêmica frente ao bem-estar dos animais, o que foi certificado por 88,2% dos participantes, que comentaram que os comunitários tratam dos animais doentes, alimentam, abrigam, vermifugam, e até mesmo direcionam para castração. Nesta pesquisa, os participantes também mencionaram observar os animais errantes espalhados por todo o Campus (100,0% de citação), em frequência de todos os dias (90,3%), e com origem, em maioria, por abandono (96,8%). Quanto à responsabilidade pelos animais no Campus, 65,6% mencionaram ser do IFES, sendo tal convicção, oriunda da presença de cursos técnicos e de graduação referentes à criação e manejo dos animais, e do Programa Institucional “Patinhas Felizes”. Sugere-se ao final desta pesquisa, que ações de conscientização e informação acerca do abandono de animais sejam fomentadas pelo Campus em sala de aula, na comunidade acadêmica e entorno, pelo desenvolvimento de grupos e posts de conscientização e incentivo à adoção na internet, por solicitação de doações de terceiros, e apoio pelo voluntariado. Se necessário, o tema seja incluído como conteúdo em alguma disciplina, ou até mesmo seja transformado em uma disciplina. Muitas dessas ações já são desenvolvidas no Campus através do Programa Institucional “Patinhas Felizes”, mas aclama-se que sejam mais acentuadas, e que dirigentes da instituição participem ativamente, dando maior apoio quando necessário. |
| Abstract: | The general objective of this research was to analyze the impacts generated by the abandonment of dogs and cats at the Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Espírito Santo (IFES), Itapina Campus, municipality of Colatina, state of Espírito Santo, and to evaluate the population control strategies and promotion of responsible guardianship adopted in the institution. This was a descriptive research with a qualitative and quantitative approach, with the application of a semi-structured questionnaire to 93 individuals (72 students and 21 staff). The results showed: as impacts caused on the Campus, attacks (4.3% of citation) and bites (22.6%), in addition to the community's concern for the observation of hungry, mistreated, poorly cared for and homeless animals (11.8%); and, as policies and actions implemented for the control and care of dogs and cats, the creation of the “Patinhas Felizes” Institutional Program, with 81.7% approval by the participants of this research. The Program offers vaccination, parasitological control, food, water, wound treatment and blood tests to identify diseases; population control, through castration, heat control and encouragement of adoption; and, focuses on the training of the academic community, regarding responsible guardianship and maintenance health animals. They also evidenced the zeal and dedication of the academic community towards the well-being of animals, which was certified by 88.2% of the participants, who commented that the community members treat sick animals, feed, shelter, deworm, and even direct them to castration. In this research, the participants still mentioned observing stray animals scattered throughout the Campus (100.0% of citation), every day (90.3%), and mostly originating from abandonment (96.8%). As for the responsibility for animals on campus, 65.6% mentioned being from IFES, and this conviction comes from the presence of technical and undergraduate courses related to animal breeding and handling; and the “Patinhas Felizes” Institutional Program. It is suggested at the end of this research that awareness and information actions about the abandonment of animals be fostered by the Campus in the classroom, in the academic community and surroundings, by the development of groups and posts to raise awareness and encourage adoption on the internet, by requesting donations from third parties, and through volunteer support. If necessary, the theme can be included as content in some discipline, or even transformed into a discipline. Many of these actions are already developed on the Campus through the “Patinhas Felizes” Institutional Program, but it is acclaimed that they are more accentuated, and that institution’s leaders participate actively, giving greater support when necessary. |
| URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22086 |
| Appears in Collections: | Mestrado em Educação Agrícola |
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| 2024 - Gilcimar Coelho.Pdf | 4.82 MB | Adobe PDF | ![]() View/Open |
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