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Tipo do documento: Dissertação
Title: Juventudes negras de Bangu: Um lugar de narrativas e memórias
Other Titles: Black Youths of Bangu: a place of narratives and memories
Authors: Silva, Vanessa Ladeira da Costa
Orientador(a): Malachias, Rosangela
Primeiro membro da banca: Malachias, Rosangela
Segundo membro da banca: Santos, Edméa Oliveira dos
Terceiro membro da banca: Cruz, Elizabete Franco
Quarto membro da banca: Alves, Luciana Pires
Keywords: Juventudes negras;Bangu;Narrativas;Memórias;Aquilombamento;Black Youths;Narratives;Memories;Aquilombamento
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 20-Feb-2024
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Instituto Multidisciplinar de Nova Iguaçu
Programa: Programa de Pós-Graduação em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares
Citation: SILVA, Vanessa Ladeira da Costa. Juventudes negras de Bangu: Um lugar de narrativas e memórias. 2024. 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares) - Instituto de Educação/Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica/Nova Iguaçu, 2024.
Abstract: Ao apresentar a realidade das juventudes negras no município do Rio de Janeiro, bairro Bangu devemos refletir como a discriminação, desigualdades e falta de acesso às oportunidades, seja no âmbito escolar ou no profissional e o não reconhecimento dos direitos à cidadania engendram e fomentam uma subalternização social. A pesquisa tem por objetivo conceituar as juventudes, a partir da perspectiva de jovens negras/os e estudantes do Ensino Médio, diante da violência juvenil que percorre cotidianamente essa localidade. Com isso, visamos olhar para esse lugar por meio das vivências desses grupos negros juvenis e não somente pelos índices de mortalidade. A/O jovem negra/o de Bangu passa a obter o papel principal na construção política e identitária do bairro. O estudo apresenta 13 jovens estudantes do Ensino Médio. O critério metodológico para a seleção dessas(es) discentes foram suas autodeclarações raciais e o desejo de participar da pesquisa, apresentada para todas as turmas da Instituição escolar. A metodologia qualitativa teve como instrumento o desenvolvimento da escuta sensível (Barbier, 2002), baseada nas narrativas das entrevistas, rodas de conversa fundamentadas na compreensão compartilhada sobre o racismo e a violência. O filme M8: Quando a morte socorre a vida (direção: de Jeferson De, 2020) foi mote para este debate. Nos encontros subsequentes, as(os) produziram material educomunicativo compartilhado no Instagram no âmbito do cotidiano escolar, bem como, no território Banguense. Resultados: a pesquisa evidenciou o interesse das(os) jovens sobre os temas racismo/violência; oportunizou a criação de conteúdo reflexivo na linguagem das(os) jovens; propiciou a manifestação de afetos e aquilombamento; foi bem acolhida pela gestão escolar, que possibilitou a realização do estudo em atividade extra-turno e manifestou verbalmente a necessidade Institucional de abordar temas de enfrentamento do racismo na escola.
Abstract: In presenting the reality of black youths in the municipality of Rio de Janeiro, Bangu neighborhood, we must reflect on how discrimination, inequalities, and lack of access to opportunities, whether in the educational or professional sphere, and the lack of recognition of citizenship rights engender and foster social subalternization. The research aims to conceptualize the youths from the perspective of black young people and high school students, facing the youth violence that permeates this locality on a daily basis. Thus, we aim to look at this place through the experiences of these youthful black groups, not solely through mortality rates. The black youth of Bangu takes on the central role in the political and identity construction of the neighborhood. The study presents 13 high school students. The methodological criterion for the selection of these students was their self-declared racial identity and the desire to participate in the research, presented to all classes of the educational institution. The qualitative methodology used sensitive listening (Barbier, 2002) as an instrument, based on the narratives of interviews and group discussions grounded in a shared understanding of racism and violence. The movie M8: When Death Rescues Life (directed by Jeferson De, 2020) served as a catalyst for this debate. In subsequent meetings, the students produced educommunicative material shared on Instagram within the school routine and in the Bangu territory. Results: the research highlighted the interest of the youth in racism/violence topics; provided the creation of reflective content in the language of the youth; facilitated the expression of emotions and 'aquilombamento' (communal bonding); was well-received by the school management, which allowed the study to be conducted as an extracurricular activity and verbally expressed the institutional need to address anti- racism themes in the school.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22693
Appears in Collections:Mestrado em Educação, Contextos Contemporâneos e Demandas Populares

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