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Tipo do documento: TCC
Título: A tradição que não foi: maxixe, moralidade e identidade nacional (1911-1926)
Autor(es): Topine, Matheus Pimentel da Silva
Orientador(a): Lazzari, Alexandre
Membro da banca: Lazzari, Alexandre;Nascimento, Álvaro Pereira do;Silva, Lucia Helena Pereira da
Palavras-chave: Maxixe (Dança)
Data do documento: 2014
Citação: TOPINE, Matheus Pimentel da Silva. A tradição que não foi: maxixe, moralidade e identidade nacional (1911-1926). 2014. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014.
Resumo: Criada por volta de 1880 nos clubes recreativos da Cidade Nova, no Rio de Janeiro, a hoje “extinta” dança do maxixe esteve bastante presente no cotidiano do divertimento carioca, condenada pelos moralistas e exaltada pela crônica teatral e carnavalesca. Em 1913, a imprensa noticiava que o dançarino Antônio Lopes de Amorim Diniz, o “Duque”, fazia sucesso na capital francesa apresentando o gênero dançante, que passava a “representar” o Brasil para o mundo, tornando-se motivo de orgulho ou levantando questionamentos sobre sua legitimidade. Esta pesquisa toma as notícias de Duque como ponto de partida para avaliar os reflexos deste episódio na crônica jornalística e sua relação com os múltiplos pensamentos sobre a identidade brasileira, tendo por objetivo principal a tentativa de desvendar o desaparecimento e o fim da prática da dança e os motivos de sua não consagração enquanto símbolo nacional. Utilizando como fonte o Jornal do Brasil, será possível observar um rico debate que revela os desacordos sobre a imagem que se pretendia para a nação, os anseios sobre uma nacionalidade frente a “invasão” cultural estrangeira do pós-Primeira Guerra e a moralidade no centro do pensamento sobre a identidade nacional brasileira.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/226
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

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