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Tipo do documento: Dissertação
Título: Avaliação de implementação da política TEC NEP: estudo de caso do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais do Campus Manaus Centro do IFAM
Otros títulos: Evaluation of the implementation of the TEC NEP policy: case study of the center for assistance to people with special educational needs at the IFAM Manaus Centro Campus
Autor: Belfort, Tatiana de Jesus
Orientador(a): Castro, Biancca Scarpeline de
Primeiro membro da banca: Castro, Biancca Scarpeline de
Segundo membro da banca: Darbilly, Leonardo Vasconcelos Cavalier
Terceiro membro da banca: Vilaronga, Carla Ariela Rios
Palabras clave: Avaliação de políticas públicas;NAPNE;TEC NEP;IFAM-CMC;Evaluation of public policies
Área(s) do CNPq: Administração
Idioma: por
Fecha de publicación: 12-sep-2023
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Sociais Aplicadas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Gestão e Estratégia
Citación: BELFORT, Tatiana de Jesus. Avaliação de implementação da política TEC NEP: estudo de caso do núcleo de atendimento às pessoas com necessidades educacionais especiais do Campus Manaus Centro do IFAM. 2023. 182 f. Dissertação (Mestrado em Gestão e Estratégica) - Instituto de Ciências Sociais Aplicadas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2023.
Resumen: Tipo de Projeto de Final de Curso – Estudo de caso. Objetivo – Avaliar como a implementação do NAPNE no campus Manaus Centro do IFAM (CMC/ IFAM) tem contribuído para o acesso, permanência e saída exitosa de discentes com necessidades educacionais especiais para o mercado de trabalho. Metodologia – A pesquisa conduzida adota uma abordagem de estudo de caso, caracterizada como aplicada e explicativa. A investigação incluiu revisão de literatura, análise de documentos e a condução de entrevistas semiestruturadas com 18 indivíduos implementadores e beneficiários da política TEC NEP e da instalação do NAPNE no CMC/IFAM. Os dados foram analisados por meio da análise de conteúdo. Aplicabilidade e limitações – A pesquisa identificou ações que podem contribuir para o desempenho do NAPNE no CMC/ IFAM, a saber a elaboração de vídeos esclarecendo aspectos relacionados aos editais dos processos seletivos; planejamento de capacitações com a inclusão no calendário acadêmico do campus; e o acompanhamento dos egressos com NEE. Tais recomendações podem ser aplicadas pelas demais unidades da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, dada as características comuns existentes entre essas unidades. Enquanto limitação, tem-se o fato de a pesquisa ser um estudo de caso que compreendeu o período de 2015 a 2022 de apenas um campus do IFAM. Resultados – Para cada código criado – acesso, permanência e êxito, foram identificados fatores que contribuem e que interferem no cumprimento da política. No recorte acesso, foi identificado que a instituição cumpre a lei de reserva de vagas, disponibiliza suporte durante o processo seletivo e recebe todos os candidatos, sem discriminação. O principal entrave neste recorte, é a linguagem técnica do edital. O atendimento da acessibilidade nas comunicações, a realização de obras de adaptação de infraestrutura física e a reestruturação da equipe do NAPNE foram identificados como os principais fatores que contribuem para a permanência. Por outro lado, a necessidade de capacitação dos servidores em educação especial e inclusiva, a falta de tempo pelos docentes para participar das formações oferecidas e atitudes discriminatórias por parte de alguns servidores são fatores que comprometem a permanência dos alunos com NEE nos cursos ofertados pelo CMC/IFAM. Por fim, no recorte êxito, tem-se que a conclusão do curso ocorre mediante o interesse do aluno, do apoio familiar, da atuação do NAPNE e de toda a estrutura oferecida pelo campus; bem como há a necessidade de ampliação das condições de permanência de alunos com NEE nos cursos do ensino básico, técnico e tecnológico. Originalidade – Esta pesquisa aborda a avaliação de implementação, sob o recorte da eficácia, de uma política pública desenvolvida em nível federal (TEC NEP), mas aplicada no âmbito de um campus da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio do NAPNE/CMC/IFAM.
Abstract: Type of Final Year Project - Case study. Objective - To assess how the implementation of NAPNE at IFAM's Manaus Centro campus (CMC/ IFAM) has contributed to the access, permanence and successful exit of students with special educational needs into the job market. Methodology - The research adopted a case study approach, characterized as applied and explanatory. The investigation included a literature review, document analysis and semi- structured interviews with 18 individuals who implemented and benefited from the TEC NEP policy and the installation of NAPNE at CMC/IFAM. The data was analyzed using content analysis. Applicability and limitations - The research identified actions that could contribute to the performance of NAPNE at the CMC/ IFAM, namely the production of videos clarifying aspects related to selection process notices; planning of training courses to be included in the campus academic calendar; and the monitoring of graduates with SEN. These recommendations can be applied by the other units of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, given the common characteristics between these units. A limitation of the study is the fact that it was a case study covering the period from 2015 to 2022 at just one IFAM campus. Results - For each code created - access, permanence and success, factors were identified that contribute to and interfere with compliance with the policy. In the access section, it was identified that the institution complies with the law on reserving places, provides support during the selection process and welcomes all applicants without discrimination. The main obstacle in this area is the technical language of the notice. Accessibility in communications, physical infrastructure adaptation works and the restructuring of the NAPNE team were identified as the main factors contributing to retention. On the other hand, the need for staff to be trained in special and inclusive education, the lack of time for teachers to take part in the training offered and discriminatory attitudes on the part of some staff are factors that compromise the permanence of students with SEN on the courses offered by the CMC/IFAM. Finally, in the context of success, the conclusion of the course is achieved through the student's interest, family support, the work of NAPNE and the entire structure offered by the campus; as well as the need to expand the conditions for students with SEN to remain in basic, technical and technological education courses. Originality - This research addresses the evaluation of the implementation, from the perspective of effectiveness, of a public policy developed at federal level (TEC NEP), but applied within the scope of a campus of the Federal Network of Professional, Scientific and Technological Education, through NAPNE/CMC/IFAM.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/22723
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Gestão e Estratégia

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