Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/230
Tipo do documento: TCC
Título: Da casa grande aos negócios: a participação feminina nos negócios de crédito no Rio de Janeiro nos anos iniciais do século XIX (1800-1819)
Autor(es): Azeredo, Daiane Estevam
Orientador(a): Martins, Mônica de Souza Nunes
Membro da banca: Martins, Mônica de Souza Nunes;Soihet, Rachel;Caldas, Marcos José de Araújo
Palavras-chave: Mulheres – História, 1800-1819
Data do documento: 2014
Citação: AZEREDO, Daiane Estevam. Da casa grande aos negócios: a participação feminina nos negócios de crédito no Rio de Janeiro nos anos iniciais do século XIX (1800-1819). 2013. 52 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2013.
Resumo: Este trabalho tem por objetivo analisar as relações de gênero dentro das relações de crédito fluminense entre os anos de 1800 e 1819, buscando avaliar a atuação feminina e a extensão dessas participações nas relações creditícias. Para isto utilizaremos vasta bibliografia sobre o tema, além de fontes manuscritas, as escrituras de dívida, de venda e quitação dos livros de nota do Primeiro Ofício Cartorial do Rio de Janeiro, sob a guarda do Arquivo Nacional. Dessa maneira, pretendemos demonstrar que apesar da contraposição típica de uma sociedade patriarcal, algumas mulheres participaram como sujeitos ativos nas negociações creditícias e que o fato de ser mulher não inibiu sua participação nesses tipos de transação.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/230
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
AZEREDO, Daiane Estevam 2013.pdf554.45 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.