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Tipo do documento: Dissertação
Título: Bem-estar psicológico de cuidadores de pessoas com demência: avaliação dos efeitos de uma intervenção online baseada em mindfulness.
Título(s) alternativo(s): Psychological well-being of caregivers of people with dementia: evaluation of the effects of an online intervention based on mindfulness.
Autor(es): Kodama, Marcelo Leite
Orientador(a): Borges, Lilian Maria
Primeiro membro da banca: Borges, Lilian Maria
Segundo membro da banca: Souza, Wanderson Fernandes de
Terceiro membro da banca: Lins, Cynthia de Freitas Melo
Palavras-chave: demência;Cuidador;Bem-estar psicológico;Mindfulness;Dementia;Caregiver;Psychological Well-being
Área(s) do CNPq: Psicologia
Idioma: por
Data do documento: 27-Mar-2024
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Educação
Programa: Programa de Pós-Graduação em Psicologia
Citação: KODAMA, Marcelo Leite. Bem-estar psicológico de cuidadores de pessoas com demência: avaliação dos efeitos de uma intervenção online baseada em Mindfulness. 2024. 107 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) - Instituto de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2024.
Resumo: A sobrecarga associada a cuidar de uma pessoa com doença crônico-degenerativa pode impactar a saúde e a qualidade de vida do cuidador familiar. Nesse sentido, o presente estudo teve o objetivo de delinear, implementar e avaliar os efeitos de uma intervenção multicomponente baseada em Mindfulness, realizada de modo grupal e online, com familiares que assumem os cuidados a pessoas diagnosticadas com demência, tendo como variáveis de interesse bem-estar psicológico, estresse e sintomas de ansiedade e depressão. Trata-se de um delineamento de pesquisa com grupos experimental (intervenção multicomponente) e de controle (intervenção psicoeducativa) e avaliações pré e pós-teste. Os cuidadores familiares responderam aos seguintes instrumentos antes e após o término de oito sessões grupais: Questionário de Contextualização do Cuidado, Escala de Bem-Estar Psicológico (EBEP), Inventário de Sintomas de Stress para Adultos de Lipp - revisado (ISSL-R), Escala Filadélfia de Mindfulness (EFM) e Escala Hospitalar de Depressão e Ansiedade (HADS). Previamente às sessões, os participantes responderam ainda ao Questionário de Caracterização do Cuidador e, posteriormente, ao Questionário de Avaliação Final. Com base nos dados gerados, foram analisadas diferenças intragrupo e intergrupo, com uso de testes não paramétricos, bem como foram realizadas análises qualitativas adicionais. Os grupos foram compostos em sua maior parte por mulheres (86,7%), esposas do familiar com demência (66,7%), com idade média de 63,8 anos. Estas apresentaram medidas iniciais qualificáveis de ansiedade (73,3%), depressão (53,3%) e, em níveis moderados ou graves, de estresse (53,3%). Na análise de medidas objetivas de variáveis emocionais, estresse, bem-estar psicológico e Mindfulness, observou-se melhora estatisticamente significativa, no grupo experimental, apenas em medidas de ansiedade e distresse com base em análise intragrupo. Obteve-se, após a intervenção, relatos positivos quanto aos benefícios da participação nas sessões grupais, com valorização de ganhos em autorregulação emocional, no desenvolvimento de habilidade de autogerenciamento do estresse e nas trocas e apoio junto aos pares, evidenciando mudanças no autocuidado, no estado emocional e na forma de lidar com seus familiares. Este tipo de intervenção pode ser promissor para favorecer o bem-estar de cuidadores familiares, com potencial benefício também a seus familiares diagnosticados com demência.
Abstract: The burden associated with caring for a person with a chronic-degenerative disease can impact the health and quality of life of the family caregiver. The present study aimed to delineate, implement, and evaluate the effects of a multicomponent online group intervention based on Mindfulness, with family members who take care of people diagnosed with dementia, having psychological well-being, stress and symptoms of depression and anxiety as variables of interest. This is an research with experimental (intervention multicomponent) and control (psychoeducational intervention) groups and pre- and post-test evaluations. Family caregivers responded to the following instruments before and after the end of eight intervention sessions: Care Contextualization Questionnaire, Psychological Well-being Scale (EBEP), Lipp Stress Symptom Inventory for Adults – revised (ISSL-R), Philadelphia Mindfulness Scale (EFM), and Hospital Anxiety and Depression Scale (HADS). Prior to the group sessions, the participants also answered the Caregiver Characterization Questionnaire and, only after, the Final Evaluation Questionnaire. Based on the data generated, intragroup and intergroup differences were analyzed, using non-parametric tests, as well as additional qualitative analyses were performed. The groups were composed mostly of women (86,7%), wives of family members with dementia (66,7%), with a mean age of 63,8 years, and presenting initial qualifying measures of anxiety (73,3%), depression (53,3%) and moderated or severe levels of stress (53,3%). In the analysis of objective measures of emotional variables, stress, psychological well-being and Mindfulness, a statistically significant improvement was observed in the experimental group, only in measures of anxiety and distress based in intragroup analysis. Positive reports were obtained after the intervention regarding the benefits of participating in group sessions, with appreciation of gains in emotional self-regulation, in the development of stress self-management skills and in exchange and support with peers, evidencing changes in self-care, emotional state and the way of dealing with their families. This type of intervention may be promising to favor the well-being of family caregivers, with potential benefit also to their family members diagnosed with dementia.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/23180
Aparece nas coleções:Mestrado em Psicologia

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