Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/246
Tipo do documento: TCC
Título: Da teoria à prática: aplicabilidade da lei 10639/03 e ensino de História da África nas escolas de Mesquita
Autor(es): Signes, Alice Faria
Orientador(a): Santos Junior, Renato Nogueira dos
Membro da banca: Santos Junior, Renato Nogueira dos;Nascimento, Àlvaro Pereira do;Siss, Ahyas
Palavras-chave: Educação multicultural;História - Estudo e ensino;Cultura afro-brasileira;Currículos;África
Data do documento: 2014
Citação: SIGNES, Alice Faria. Da teoria à prática: aplicabilidade da lei 10639/03 e ensino de História da África nas escolas de Mesquita. 2013. 65 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2013.
Resumo: A estrutura do Sistema Educacional Brasileiro é resultado das políticas ocorridas ao longo da história da educação no Brasil, e durante séculos reproduziu saberes através da visão colonizadora, desvalorizando as culturas colonizadas. Atualmente, devido às batalhas travadas pelo Movimento Negro em busca de reconhecimento cultural a luta por uma educação multicultural tem se transformado num dos pilares da educação brasileira contemporânea. Neste sentido, o presente trabalho tem como proposta tratar das questões que envolvem a obrigatoriedade do ensino de história da África e cultura afro-brasileira nos currículos escolares, discorrendo sobre algumas das contribuições decisivas do movimento negro no campo educacional, culminando com a promulgação da lei 10639/03, e enfatizando as dificuldades e limites apontados pelos professores da rede Municipal de Mesquita para aplicabilidade dessa legislação. Assim, a partir do uso de entrevistas com docentes de história, do município em questão, viso problematizar e analisar o posicionamento destes profissionais com relação legislação vigente, observando como tem sido a aplicabilidade da mesma e os desafios de ensinar história dando voz ao pensamento africano. Ressalto que segundo essa norma legislativa a disciplina de história tem papel fundamental no processo de reconhecimento da história e contribuições da população negra para o processo de formação e desenvolvimento da sociedade brasileira.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/246
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SIGNES, Alice Faria 2013.pdf808.28 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.