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Tipo do documento: TCC
Título: O estado da arte das práticas pedagógicas em educação ambiental
Autor(es): Rodrigues, Gabrielle Silva
Orientador(a): Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Membro da banca: Pinto, Benjamim Teixeira Carvalho;Fonseca, Lana Claudia de Souza;Miranda, Cristina do Couto
Palavras-chave: Educação ambiental;Estado da arte;Práticas didático-pedagógicas
Data do documento: 14-Dez-2017
Resumo: No cenário político, econômico e social, uma temática em destaque é o meio ambiente. Assim, há uma crescente produção acadêmica dentro do campo da Educação Ambiental, o que a faz expandir-se e consolidar-se como uma importante área de conhecimento. As questões ambientais vêm sendo discutidas principalmente por causa do agravamento dos seus problemas e como afetam diversos setores da nossa sociedade, sendo algo muito enfatizado nas escolas, por meio de estudos e práticas em educação ambiental. O histórico da construção dessa área de conhecimento nos mostra que ela se inicia com propostas de ensino com uma vertente conservadora de cuidado ao meio ambiente, entretanto sem trabalhar as raízes dos problemas socioambientais. No prolongamento dessa vertente surge a macrotendência da ecoeficiência que defende a “natureza” como “recurso ambiental” a serviço de um desenvolvimento sustentável. Rompendo com as propostas anteriores surge a macrotendência da educação ambiental crítica, na qual vem ganhando espaço e grande aporte teórico pela sua consonância com a educação crítica, construtivista e emancipatória, na formação de cidadãos como agentes conscientes e atuantes na sociedade e no meio ambiente. Embora haja muitas discussões epistemológicas dentro do campo teórico da educação ambiental, há poucas reflexões quanto as práticas que são realizadas, persistindo atividades conservadoras em educação ambiental, que propõem e provocam mudanças superficiais na formação dos alunos. Este trabalho, baseado em pesquisa no estado da arte das práticas pedagógicas em educação ambiental, buscou trazer um panorama dos trabalhos apresentados entre 2010 a 2017. Foi identificado que a prática didático-pedagógica em educação ambiental tem alcançado alguns objetivos defendidos por autores da área, mas ainda carece de uma discussão entre a teoria e a prática em busca de uma educação ambiental crítica.
Abstract: In political, economic or social scenario, environment is a theme in the spotlight. Thus, there is a growing production of academic within the field of Environmental Education, which makes it expand and consolidate as an important area of knowledge. Environmental issues have been discussed mainly because of the aggravation of their problems and how they affect diverse sectors of our society, being something much emphasized in the schools, through studies and practices in environmental education. The history of the construction of this area of knowledge shows us that it begins with teaching proposals with a conservative strand of care to the environment, but without working with social and environmental real problems. In the extension of this strand, the macro-tendency of eco-efficiency arises, which defends "nature" as an "environmental resource" in the service of sustainable development. Breaking with previous proposals, emerge the macrotrend of critical environmental education, which has been gaining space and great theoretical support for its consonance with critical, constructivist and emancipatory education, in the formation of citizens as conscious and active agents in society and the environment. Although there are many epistemological discussions within the theoretical field of environmental education, there are few reflections about the practices that are performed, persisting conservative activities in environmental education, which propose and cause superficial changes in the training of students. This work, based on state-ofthe-art research on pedagogical practices in environmental education, sought to bring an overview of the works presented between 2010 and 2017. It was identified that the didactic-pedagogical practice in environmental education has achieved some objectives defended by authors of the area, but still lacks a discussion between theory and practice in pursuit of critical environmental education.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2739
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

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