Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2913
Tipo do documento: | TCC |
Título: | Um mundo vegetal que a evolução esqueceu segundo os livros didáticos |
Autor(es): | Gaspar, Elisângela Pestana |
Orientador(a): | Santos, Nivea Dias dos |
Membro da banca: | Santos, Nivea Dias dos |
Palavras-chave: | Ensino de botânica;Briófita;Pteridófita;Plantas terrestres;PNLD |
Data do documento: | 28-Jun-2017 |
Resumo: | Os livros didáticos (LD) constituem uma importante ferramenta pedagógica e representam muitas vezes o único apoio didático e fonte de pesquisa sobre os assuntos abordados em aula. Considerando a evolução como eixo central da Biologia e a necessidade da avaliação contínua dos LD que chegam às escolas públicas brasileiras, este trabalho objetivou avaliar de forma quali-quantitativa o conteúdo e as abordagens sobre evolução e diversidade de plantas sem sementes em oito LD recomendados pelo Programa Nacional do Livro Didático 2015 para o Ensino Médio. Para tal, é apresentada uma análise crítica e comparativa dos LD e são sugeridas formas de abordagem para essas temáticas. Foi constatado que prevalece uma abordagem conceitual, que uma abordagem evolutiva das plantas terrestres é negligenciada nos LD e que os mesmos apresentam inúmeros erros conceituais e de abordagem. Além disso, os conteúdos sobre Evolução e Botânica vêm sendo tratados de forma independente e fragmentada, dificultando o entendimento dos mecanismos evolutivos que atuam sobre a diversidade vegetal. Espera-se que o trabalho embase futuros estudos e materiais didáticos que visem minimizar os efeitos da fragmentação de conhecimento no processo de ensino-aprendizagem acerca da biodiversidade. |
Abstract: | Textbooks (TB) constitute an important pedagogical tool and frequently represent the only didactic support and source of research on the subjects addressed in class. Considering evolution as a central axis of Biology and the need for a continuous evaluation of the TB arriving at Brazilian public schools, this study aims to evaluate qualitatively and quantitatively the content and approaches on evolution and diversity of seedless plants in eight TB recommended by the Plano Nacional do Livro Didático 2015 for High School. For that, a critical and comparative analysis of TB is presented and approaches are suggested for such subjects. It has been found that a conceptual approach prevails, that an evolutionary approach of land plants is neglected in TB and that they present numerous mistakes of concepts and approaches. Furthermore, the contents on Evolution and Botany have been treated in an independent and fragmented way, making it difficult to understand the evolutionary mechanisms that act on the diversity of plants. We hope that this study may support future work and didactic material that aim to minimize the effects of knowledge fragmentation on the process of teaching-learning about biodiversity. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2913 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Elisângela Pestana Gaspar - Jun 2017.pdf | 1.04 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.