Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2922
Tipo do documento: | TCC |
Title: | O conhecimento dos alunos do ensino médio sobre parasitologia em uma escola estadual do município de Valença - RJ |
Authors: | Araújo, Thamires Rezende |
: | Lima, Patrícia Fampa Negreiros |
: | Lima, Patrícia Fampa Negreiros;Silva, Elizabete Cristina Ribeiro;Florencio, Melissa Cristina Moraes |
Keywords: | Parasitologia;Doenças parasitárias;Ensino de biologia |
Issue Date: | 11-Jan-2017 |
Abstract: | A parasitologia estuda os parasitos animais e vegetais, suas morfologias, diagnóstico, tratamento e epidemiologia das doenças parasitárias. Algumas doenças parasitárias são classificadas como doenças negligenciadas e cerca de um bilhão de pessoas do mundo podem estar infectadas por estas doenças. Fatores geográficos como o clima favorecem a adaptabilidade dos parasitos bem como condições socioeconômicas, como falta de infraestrutura e higiene, sendo então os locais com climas tropicais os que exibem maiores índices de doenças parasitárias. O Brasil se apresenta como país endêmico para várias dessas doenças, sendo uma realidade do cotidiano em nosso país. Um caminho para se reverter essa situação é através da educação e informação. A educação em saúde dentro da sala de aula é um processo de ensino aprendizagem onde o educador deve assumir o papel de facilitador de descobertas sobre a realidade. Tendo em vista que a parasitologia está inserida no currículo escolar no 7º ano do Ensino Fundamental e no 2º ano do Ensino Médio, o presente trabalho teve como objetivo avaliar o conhecimento dos alunos do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual no município de Valença sobre parasitologia. A avaliação do conhecimento se deu pela aplicação de um questionário, sendo as respostas analisadas. Uma palestra/aula sobre parasitoses intestinais foi ministrada aos alunos, abordando as seis doenças parasitárias registradas no município nos últimos meses, sendo o mesmo questionário novamente aplicado após a palestra. Foi observado que a palestra influenciou positivamente no conhecimento dos alunos, mas não houve uma melhora significativa. É preciso que os alunos tenham mais conhecimentos sobre Saúde Pública, pois é um tema de grande importância e pode ajudar na prevenção de um grande número de doenças. Dessa forma, eles poderão também atuar como agentes transformadores na sua família, na sua comunidade e na sociedade em geral. |
Abstract: | Parasitology studies animal and plant parasites, their morphology, diagnosis, treatment and epidemiology of parasitic diseases. Some parasitic diseases are classified as neglected diseases and approximately one billion people worldwide may be infected by these diseases. Geographic factors such as climate favor the fitness of the parasites as well as socioeconomic conditions, such as lack of infrastructure and hygiene, and that is why areas that exhibit tropical climates show the highest rates of parasitic diseases. Brazil presents itself as an endemic country for several of these diseases, being a daily reality in our country. One way to reverse this situation is through education and information. Health education within the classroom is a process of teaching-learning where the educator must assume the role of facilitator of discoveries about reality. Considering that parasitology must be inserted in the school curriculum in the 7th year of elementary school and in the second year of high school, the present study aimed to evaluate the knowledge of the students of the 3rd year of high school in a state school in the city of Valença on parasitology. The evaluation of the knowledge was conducted through the application of a questionnaire, and the answers were posteriorly analyzed. A lecture / lesson about intestinal parasitosis was given to the students, addressing the six parasitic diseases registered in the municipality in the last months, and the same questionnaire was applied again after the lecture. It was observed that the lecture positively influenced the students' knowledge, but there was no significant improvement. It is necessary that the students have more knowledge about Public Health, because it is a subject of great importance and can help in the prevention of a great number of diseases. In this way, they can also act as transforming agents in their family, in their community and in society in general. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2922 |
Appears in Collections: | Monografias do Curso de Biologia |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Thamires Rezende Araújo - Jan 2017.pdf | 2.5 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.