Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2933
Tipo do documento: TCC
Título: Estado da arte da botânica no perfil dos alunos de anatomia vegetal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ
Autor: Costa, Natalia Rodrigues
Pimentel, Rafael Ribeiro
Pimentel, Rafael Ribeiro;Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira Pinto;Gevú, Kathlyn Vasconcelos;Feitoza, Rodrigo Braga Barbosa
Palabras clave: Aprendizagem significativa;Ensino superiro;Tecnoligas de informação;Comunicação
Fecha de publicación: 23-jun-2016
Resumen: O ensino de Botânica apresenta um histórico permeado à dificuldades e falta de interesse de uma boa parte dos alunos desde o ensino fundamental até o ensino superior. Fatores como abordagens metodológicas e precariedade de instalações e equipamentos dificultam a proximidade do aluno. Com o intuito de delinear o perfil dos alunos das turmas de Anatomia Vegetal da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro relacionado ao impacto do ensino de botânica durante a vida escolar, somado às vivências relacionadas às plantas, aspirações ao ensino no momento atual e sugestões aos professores, foi utilizado um questionário com 17 perguntas para levantamento das informações em três turmas de Anatomia Vegetal da UFRRJ no primeiro semestre de 2016. Verificou-se que os alunos apresentam em grande parte uma relação próxima às plantas durante a vida, porém não conseguem relacioná-las ao cotidiano. Quanto à disciplina de Anatomia Vegetal, os alunos sugerem diversificação na metodologia das aulas, mais atividades práticas e uma autonomia maior na construção dos conhecimentos. É proposta ainda a repetição periódica deste estudo a fim de obter-se uma análise comparativa ao longo da História.
Abstract: The teaching of Botany has a history permeated by difficulties and lack of interest of many of the students from elementary school to higher education. Factors such as methodological approaches and precariousness of facilities and equipment make it difficult to close the student. This work aimed to define the profile of students of Plant Anatomy classes of UFRRJ related to the impact of botany teaching during school life, together with the experiences related to plants, education aspirations at the moment and suggestions to teachers. We used a questionnaire with 17 questions to survey the information in three classes of Plant Anatomy of the Rural Federal University of Rio de Janeiro in the first half of 2016. It was found that most students present a close relation plants during the life, however they cannot relate them to daily life. Despite these experiences, the students suggest diversification on classes methodology, more practical activities and a greater autonomy in the construction of knowledge. It is further proposed to periodically repeat this study in order to obtain a comparative analysis throughout history.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/2933
Aparece en las colecciones:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
Natalia Rodrigues Costa - Jun 2016.pdf1.66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.