Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3006
Tipo do documento: TCC
Título: No museu tem ciência?: a percepção do aluno em relação ao museu de zoologia da UFRRJ
Autor(es): Santos, Hanna Karolyna dos
Orientador(a): Moura, Maria Verônica Leite Pereira
Membro da banca: Moura, Maria Verônica Leite Pereira;Loureiro, Adriana Maria;Cruz, Natália Santos da
Palavras-chave: Educação;Espaço não formal
Data do documento: 15-Dez-2015
Resumo: No museu tem ciência? Os museus são o foco desse trabalho e são tratados aqui como espaços educativos que desempenham um papel na transmissão de valores, conhecimentos e competências voltados para a socialização. A educação e suas relações com a sociedade são repensadas nesse trabalho desconstruindo o modelo convencional fechado de passividade e subordinação. O trabalho segue uma linha de pesquisa qualitativa, com intenção apenas de retratar uma visita e seus efeitos nos indivíduos envolvidos. A pesquisa envolveu os alunos da Turma 26, do segundo ano do ensino médio do curso técnico em Meio Ambiente do CTUR. O objetivo do trabalho foi verificar se a visitação ao Museu de Zoologia da UFRRJ, pode contribuir para a assimilação de conteúdos já ministrados ou para o despertar de conhecimentos, investigando através de questionários a importância de vivências extraescolares para os alunos no processo de construção do conhecimento. Através das análises dos questionários concluímos que a visita ao Museu desempenhou o papel de aproximação do aluno com que lhe é ensinado. Visitas bem planejadas a qualquer tipo de espaço não formal são capazes de aproximar o visitante da sua história, da natureza e podem despertar interesse pela ciência
Abstract: Is there science in a museum? Museums are the focus of this work and are treated here as educational spaces that have a role in the transmission of values, knowledge and socially oriented competences. Education and its relations towards society are represented in this work, deconstructing the conventional model tied to passivity and subordination. The work follows a qualitative research line, with the sole intention of portraying a visit and its involved effects. The research involved the pupils of Group 26, form the second year of high school of the technical course of Environment from the CTUR. My work consists in verifying if the visit to the Zoological Musem of the UFRRJ, can contribute to the assimilation of contents that were already taught or to awaken knowledge, investigating through questionnaires the importance of the extracurricular experiences in pupils that are in the process of building knowledge. Through the analysis of the questionnaires, I conclude that the museum visit brings the pupil closer to what he is being taught. Well-planned visits to any type of non-formal space are capable of bringing the visitors closer to their history, nature and can awaken an interest in science
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3006
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Hanna Karolyna dos Santos - Dez 2015.pdf1.41 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.