Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3141
Tipo do documento: TCC
Título: Do início ao fim: uma avaliação das percepções dos alunos do curso de ciências biológicas da UFRRJ sobre o tema evolução
Autor(es): Monteiro, Fernanda Cristina Ferreira
Orientador(a): Silva, Hélio Ricardo da
Membro da banca: Silva, Hélio Ricardo da;Brasil, Ana Claudia dos Santos;Silva, Heriberto Dias da
Palavras-chave: Evolução;Ensino de evolução;Ensino e biologia
Data do documento: 10-Jul-2015
Resumo: O ensino de Ciências, em particular o de Ciências Biológicas está presente na vida estudantil desde o momento em que se ingressa na primeira série do Ensino Fundamental. Entre os temas abordados, o ensino de Evolução merece destaque por representar o eixo norteador para o Ensino de Biologia. O presente estudo tem como objetivo principal investigar, através de questionários, e comparar qual a percepção dos alunos de Ciências Biológicas sobre “Evolução”, já no primeiro período, ao ingressar no curso, e nos períodos finais, um pouco antes da formatura. A pesquisa visou também compreender quais as maiores dificuldades dos alunos ao estudar Evolução, identificar de que forma (ou se) a percepção dos alunos mudou durante a graduação, e buscar entre os professores, os desafios para se abordar o assunto. Os resultados, indicam que, apesar de não haver mudança significativa no perfil dos estudantes entre o ingresso no curso e a proximidade com a formatura, o curso exerceu influência positiva no aprimoramento das percepções a respeito de Evolução Biológica. Mesmo com a melhoria nas respostas fornecidas pelos formando, grande parte dos estudantes não apresentou respostas satisfatórias às perguntas dos questionários. Os professorem indicaram que a falta de conhecimento prévio, e a dificuldade de abstração de alguns conceitos são os principais problemas encontrados ao tratar o tema.
Abstract: The teaching of science, particularly the Biological Science, is present in the student life from the moment they enter in the first grade of the Elementary School. Among the topics approached, the teaching of Evolution deserves some highlight, because it represents the guiding principle to Biology teaching. The present study aims to investigate, through questionnaire, and compare the perceptions the Biology pupils about “Evolution”, in the first semester, when they join the course, and when they are almost ready to leave. The study aims, as well, to understand the students’ biggest difficulties in the process of learning Evolution, identify in which way (or if) the students’ perception changed during the graduation, and to seek among the professors’, the challenges about dealing with Evolution. The results, points that, although there was no significant change in the profile of the students in comparison, the course has offered some positive influence in the improvement in the perceptions about Biological Evolution. Even with the improvement in the responses provided by the graduate students, a big part of the pupils did not show satisfactory answers to the questionnaire. The teachers said that the lack of previous knowledge and the difficulty in the abstraction of some concepts are the main problems about dealing with the topic.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3141
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Fernanda Cristina Ferreira Monteiro - JUL 2015.pdf5.16 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.