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Tipo do documento: TCC
Título: Mergulhando na educação: o uso da trilha virtual por monitores da educação básica na construção de conhecimento e divulgação científica
Autor(es): Vinhaes, Iuri Régis Di Maio
Orientador(a): Oliveira, Valéria Marques de
Membro da banca: Oliveira, Valéria Marques de;Alves, Priscila Pires;Pinto, Benjamin Carvalho Teixeira
Palavras-chave: Educação ambiental crítica;Pesquisa-ação;Material didático;Educação não formal
Data do documento: 12-Dez-2014
Resumo: No meio acadêmico, especialistas em educação costumam apontar a fragmentação do ensino como uma das barreiras mais comuns à educação escolar, pois ela é capaz de tirar o sentido de qualquer ação pedagógica. Neste contexto, os departamentos de Botânica e Psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro uniram forças para executar um projeto de pesquisa e extensão. Com intuito de mitigar as consequências da fragmentação do ensino, empregou-se a pesquisa-ação associada à educação ambiental crítica visando estimular a aprendizagem significativa. Para tanto, em 2011, foi implementado, no CIEP Brizolão 155 Maria Joaquina de Oliveira, um projeto-piloto (denominado Mergulhando na Educação de Seropédica) que levou 25 alunos do Ensino Médio para conhecerem o ambiente marinho da Ilha de Itacuruçá. Foi realizada uma atividade prática de mergulho (trilha subaquática) como deflagradora do ensino interdisciplinar em um ambiente de educação não formal. Em 2013, através do financiamento da FAPERJ, o projeto foi realizado em Ilha Grande, Angra dos Reis/RJ, atingindo 63 alunos do CIEP 155 - a maior parte do primeiro ano do Ensino Médio. Diferentemente da primeira etapa do projeto (em 2011), esta abrangeu não só uma trilha subaquática, mas também uma trilha terrestre e a produção de um material didático (história em quadrinhos em formato de painéis) denominado de Trilha Virtual. Objetivando ampliar o impacto na comunidade escolar, em 2014, desenvolve-se uma exposição - na escola já citada - com estes painéis em parceria com dois alunos que participaram no ano anterior da atividade em Ilha Grande. O presente trabalho avalia a atividade conjunta de idealização, organização, produção e exposição do material pedagógico como promotora da construção do conhecimento e fomentadora de divulgadores científicos. Com esse intuito, foram marcados oito encontros de duas horas (em média) no CIEP 155 e na UFRRJ com os dois alunos voluntários (denominados de monitores). Em todos os encontros utilizou-se diário de campo, assim como gravador de vídeo e/ou áudio como recursos para o registro das atividades. A transcrição e a análise de todos os dados coletados permitiram a constatação de que o método de trabalho conjunto desencadeou nos monitores o interesse e a curiosidade pelo conhecimento científico e sua divulgação. Também observou-se atitudes que indicavam engajamento e comprometimento consideráveis dos monitores durante todo o processo de trabalho. A construção do conhecimento se deu baseado em uma postura dialógica colaborativa. Foi perceptível a apropriação, acomodação e transformação do conhecimento acadêmico por parte dos monitores.
Abstract: In the academic field, specialists in education usually point the fragmentation of education as one of the main barriers in scholar teaching, because it is capable of taking away the sense in any pedagogic action. In this context, the Botanical and Psychology departments from Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro joined forces to execute a project of research and extension. Willing to palliate the consequences of the fragmentation of education, it was employed an action-research associated with an reviewed environmental education willing to stimulate the significant knowledgement. To accomplish it, in 2011, it was implemented in CIEP Brizolão 155 Maria Joaquina de Oliveira, a prototype project (named "Mergulhando na Educação de Seropédica") wich would take 25 middle school students to visit the marine environment of Ilha de Itacuruçá. It was used used a diving practice as an instigation of the interdisciplinary education in a non-formal environment. In 2013, due to FAPERJ financing, the project was accomplished in Ilha Grande, Angra dos Reis / RJ, managing to reach 63 students, the most part from from the first middle school year from the same school. Differently from the first initiative, this one embraced not just only an under-water trail, but also an overland one and the production of didactic material (paneled comic book history) denominated "Trilha Virtual". In order to increase the impact in scholarship community, in 2014, it was developed an exposition of these panels with two students that participated in the previous Ilha Grande's activity. This actual work evaluates the whole activity idealization, organization, production and exposition of the pedagogical material as a promoter of the construction of knowledge and promptitude of the scientific disclosing. With this intention, it was arranged eight two hours meetings (in average) with two volunteer students (denominated as monitors). In all meetings it was used a field diary, an audio and video recorder as a registration of activities. The exchange and analysis of all collected data allowed we to claim that the work method brought to the monitors the interest and curiosity for scientific knowledge and it's disclosure. It was also noticed that the attitudes that indicates participation and compromise during all the work process. The construction of knowledge was based in dialogical collaborative stance. It was noticed the adjustment, adaptation and transformation of academic knowledge in the monitors.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3169
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

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