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Tipo do documento: TCC
Título: Políticas públicas para educação em ciências: uma análise dos documentos oficiais dos governos Fernando Henrique Cardoso e Luís Inácio Lula da Silva
Autor(es): Dias, Bruna Giovanelli
Orientador(a): Fonseca, Lana Cláudia de Souza
Membro da banca: Fonseca, Lana Cláudia de Souza;Coutinho, Maria Angélica da Gama Cabral;Tavares, Daniele Aparecida de Lima;Aguiar, Lenir Lemos Furtado
Palavras-chave: Educação em ciências;Redemocratização do ensino;Governo FHC;Governo Lula
Data do documento: 5-Dez-2014
Resumo: As políticas públicas de educação são um retrato do que encontramos no cotidiano das escolas em todo o Brasil. Durante o governo do presidente Fernando Henrique Cardoso, houve a produção de importantes documentos que direcionam até hoje a educação no país, como os Parâmetros Curriculares Nacionais (1998), a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996) e as Diretrizes Curriculares Nacionais (1996). Realizei, nessa pesquisa, um trabalho de revisão bibliográfica, por meio da metodologia de análise documental, em que levantei nesses documentos, aspectos sobre quatro categorias – Currículo, Ciência, Educação em Ciências e Temas específicos da área - sobre as políticas educacionais para a educação em ciências na educação básica, com ênfase no segundo segmento do ensino fundamental. Pude verificar que embora os documentos sejam os mesmo nos dois governos, são interpretados de maneira diferente, refletindo uma educação básica com tendências diferentes
Abstract: The public education policies are a picture of what we find in primary education schools throughout Brazil. During the administration of President Fernando Henrique Cardoso, there was the production of important documents that drive today education in the country as the National Curriculum Parameters (1998), the Law of Guidelines and Bases of National Education (1996) and the National Curriculum Guidelines (1996). Realized in this research, a bibliographical review, through documentary analysis methodology, in which I raised in these documents, aspects on four categories - Curriculum, Science, Science Education and specific area Themes - on educational policies for education science in basic education, with emphasis on the second segment of elementary school. I observed that while the documents are the same in both governments are interpreted differently, reflecting a basic education with different trends.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3174
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Biologia

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