Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3253
Tipo do documento: TCC
Título: O Estado Novo e o Departamento de Imprensa e Propaganda. A propaganda política nos anos de 1941 a 1945.
Autor(es): Pereira, David Vinicius da Silva
Orientador(a): Pinto, Surama Conde Sá
Membro da banca: Pinto, Surama Conde Sá;Silva, Lúcia Helena Pereira da;Bastos, José Costa D’Assunção
Palavras-chave: Cultura política;Estado Novo;Imprensa;Propaganda
Data do documento: 2013
Citação: PEREIRA, David Vinicius da Silva. O Estado Novo e o Departamento de Imprensa e Propaganda. A propaganda política nos anos de 1941 a 1945. 2013. 70 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2013.
Resumo: A criação do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), órgão governamental voltado para fiscalizar e controlar os meios de comunicação do país, foi fundamental para a sustentação da política desenvolvida pelo então presidente Getúlio Vargas. Foram pesquisados autores e obras que versam sobre esse período da nossa recente história republicana, em especial aqueles que proporcionam uma forte ligação com o tema a ser apresentado. Além disso, também foi utilizada como fonte uma das mais relevantes revistas lançadas no período do Estado Novo pelo DIP: a Revista Cultura Política. O DIP foi essencial para a afirmação e divulgação da ideologia empreendida pelos pensadores do Estado Novo. Por intermédio de sua marcante e constante presença em todos os meios de comunicação, tanto no campo da censura quanto no campo da propaganda, foram realizadas diversas ações governamentais, que tinham por objetivo divulgar as transformações que estavam ocorrendo nacionalmente, fruto da revolução no modo de pensar e de agir da nova prática política experimentada pelo país. Assim, com base na análise da bibliografia pertinente, tendo o DIP como figura ímpar para a construção desse trabalho, é nossa proposta discutir o quanto foi fundamental para o governo, durante o período do Estado Novo, a utilização desse mecanismo estratégico na fundamentação e divulgação de uma ideologia que procurava a afirmação e a legitimação para aquele regime surgido a partir do golpe de 10 de novembro de 1937.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3253
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PEREIRA, David Vinicius da Silva. O Estado Novo e o Departamento de Imprensa e Propaganda.pdf910.47 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.