Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3286
Tipo do documento: | TCC |
Título: | A narrativa didática da ditadura militar |
Autor(es): | Augusto, Pedro Henrique Borges |
Orientador(a): | Azevedo, Patricia Bastos de |
Membro da banca: | Azevedo, Patricia Bastos de;Ribeiro, Regina Maria;Barros, José D’Assunção |
Palavras-chave: | Ditadura;Regime Militar;Educação;Metodologia |
Data do documento: | 2014 |
Citação: | AUGUSTO, Pedro Henrique Borges. A narrativa didática da ditadura militar. 2014. 79 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014 |
Resumo: | O texto a seguir é fruto do projeto de pesquisa em andamento, correspondente à área de Ensino de História, cujo recorte temporal é apresentado no fato histórico da trajetória republicana brasileira, compreendido entre 1964 até 1985, também denominado pela historiografia escolar como “Ditadura Militar”. O objetivo desse estudo é entender como este acontecimento é narrado na historiografia escolar. Nossas fontes serão dois livros didáticos da disciplina de História, tendo em vista como foco principal a descrição deste fato nos instrumentos didáticos, buscando perceber como se constitui esta narrativa, e se os livros didáticos dialogam com a historiografia acadêmica. Neste sentido buscaremos compreender as referências historiográficas usados na construção da narrativa escolar identificando semelhanças e diferenças entre as historiografias escolar e acadêmica. Os livros que serão usados nessa pesquisa serão “História Global: Brasil e Geral -. Volume 3” do Gilberto Cotrim 1 , o mesmo livro teve a primeira edição publicada em 2010 pela Editora Saraiva, e “História : o mundo por um fio: do século XX ao XXI - Volume 3” do autores Ronaldo Vainfas 2 , Sheila de Castro Faria 3 , Jorge Ferreira 4 e Georgina dos Santos 5 , sendo o livro publicado em sua primeira edição também em 2010, pela Editora Saraiva. A justificativa da seleção dos livros é apresentada pelo fato da primeira obra pertencer a um pesquisador, no qual não possui participação na academia de História, e a segunda obra ser escrita por membros da academia de História, sendo os mesmo professores e doutores na área histórica. Nesse contexto serão pesquisadas semelhanças e diferenças entre escritas, seleções e contatos com as fontes históricas, escolha e montagem das figuras em seus respectivos livros didáticos, além da articulação e diálogo entre fonte histórica, texto e figura relacionada ao fato histórico escolhido para essa pesquisa. Na parte metodológica será adotado como referencial teórico o historiador Carlo Ginzburg, no qual apresentará o Método Indiciário, por esse método será feita através da busca minuciosa do conteúdo textual, visual, além dos referenciais historiográficos utilizados pelos autores em cada livro didático citado, sobre o tema da Ditadura Militar, com objetivo de encontrar semelhanças e diferenças entre os livros citados, na questão da narrativa, do contato com as fontes produzidas pela academia histórica, e pela apresentação do conteúdo sobre o tema proposto. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3286 |
Aparece nas coleções: | Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
AUGUSTO, Pedro Henrique Borges. A narrativa didática da ditadura militar.pdf | 1.39 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.