Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3291
Tipo do documento: TCC
Título: A composição da paisagem sonora do Rio de Janeiro e o surgimento do choro a partir do ambiente acústico-musical da Corte. Uma análise histórica
Autor(es): Cunha, Péricles de Morais
Orientador(a): Barros, José Costa D’Assunção
Membro da banca: Barros, José Costa D’Assunção;Lazzari, Alexandre;Azevedo, Patrícia Bastos de
Palavras-chave: Choro;Música Brasileira;Música Popular;História da Música;História da Música no Brasil
Data do documento: 2014
Citação: CUNHA, Péricles de Morais. A composição da paisagem sonora do Rio de Janeiro e o surgimento do choro a partir do ambiente acústico-musical da Corte. Uma análise histórica. 2014. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Licenciatura em História)–Instituto Multidisciplinar, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Nova Iguaçu, 2014
Resumo: O nascimento do choro como a primeira música popular urbana do Brasil, por volta da década de 1870, dá-se devido à combinação entre as danças europeias e a influência africana aliada aos estilos e sotaques próprios dos músicos populares do Rio de Janeiro. As várias transformações ocorridas na cidade e a formação de uma paisagem sonora própria forneceram uma série de elementos, presentes no ambiente acústico-musical carioca, importante para a elaboração espontânea de uma nova forma de tocar do músico popular que atuava durante o período marcado pelo segundo reinado do Império brasileiro. Inconscientemente, foram incorporadas às práticas musicais daquele período novas sonoridades provenientes da música estrangeira vinda da Europa, difundida pelas partituras e tocada ao piano, e do ritmo peculiar da percussão herdada da África, típico de rituais religiosos e outras festividades, presentes no espaço urbano. Esta monografia pretende refletir sobre a formação dessa nova modalidade de música, e sobre o ambiente histórico-social e musical que a gerou.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/3291
Aparece nas coleções:Monografias do Curso de Licenciatura em História - IM

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
CUNHA, Pericles de Morais. A composição da paisagem sonora do Rio de Janeiro.pdf476.84 kBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.